Blog Boa Viagem
17/02/2012

Duty Free em Joanesburgo - África do Sul

Antes de embarcar para meu próximo voo de 10 horas de viagem desde a cidade sul africana de Joanesburgo ainda acabei conseguindo um prazinho para conhecer melhor o Duty Free e se existiam vantagens em comprar produtos por ali.

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Não é de hoje que alertamos sobre as vantagens e desvantagens das compras em lojas de Duty Free em suas viagens internacionais. E isso simplesmente pois cheguei a conclusão depois de passar por tantas escalas em vários países que neim sempre vale a pena sair comprando por impulso em lojas como essas sendo que seu destino pode te proporcionar experiências muito mais satisfatórias do que as próprias lojas que se aclamam como livres de impostos locais.

Já falamos de diversas lojas de Duty Free de vários aeroportos das Américas: duty free shop em Lima, San Salvador - El Salvador, Puerto Iguazu - Argentina, Cidade do Panamá, além de publicar outras várias dicas sobre o estilo de comércio praticado por esse tipo de empresa. Sinceramente venho aprendendo a ser cada vez mais contido quando visito lojas como essas. Principalmente se meu destino é bom de compra.

E posso dizer com firmeza que fiquei impressionado muito mais com a lista de voos que partem de Joanesburgo do que com os preços praticados pelas lojas que eu encontrei dentro do Duty Free. Sinceramente, que desejo, ansia, desespero fiquei por ter mais tempo para explorar esse continente tão fantástico. Mas ei de voltar um dia!

Pense em um destino na África!
Pense em um destino na África!

E claro que não poderia faltar um dos produtos tipo exportação mais famosos da África do Sul - o famoso licro de Amarula! Para aqueles que não conhecem e até mesmo nunca apreciaram, essa é uma das bebidas mais clássicas de origem africana. Você vai conseguir encontrar isso em praticamente todas as "liquor stores" dos principais países do nosso planeta.

Particularmente acredito que não sou mais um dos idólatras da Amarula, mesmo porque creio que a minha cota dessa bebida nessa vida já foi extrapolada! Nunca fui muito fã de licores muito doces, mas há aqueles que amam Amarula. E ainda há a história muito cômica sobre a fabricação dessa bebida - há más linguas que são capazes de dizer que a fruta da árvore chamada Amarula deve ser "fermentada" no estômago dos elefantes africanos para depois estar no ponto exato para ser industrializada. Posso até estar dizendo besteira, mas fato é que essa bebida tem um sabor delicioso.

Amarula - Estaria para a África do Sul tal como a cachaça para o Brasil??
Amarula - Estaria para a África do Sul tal como a cachaça para o Brasil??

Acredito que existam bebidas mais potentes no continente africano afim de encarar o páreo contra a cachaça brasileira. Apenas menciono que essa bebida não foi criada para você se embriagar, mas sim para degustar com calma o verdadeiro sabor de um licor tipicamente africano.

E ainda assim poderia também dizer que não gostei muito foi do preço praticado pelos aeroportos da África do Sul em um produto tão tradicional. Uma garrafa estava ao custo de cerca de U$ 22,00! O que é altamente convidativo para aqueles brasileiros que nunca cruzaram uma fronteira - para o meu bolso estava realmente um preço acima do praticado em meu próprio continente. já consegui comprar garrafas de Amarula por 17 U$, mas isso não vem ao caso agora. Vai vir um pouco mais adiante para comprovar que o custo no Duty Free pode ser muitas vezes mais salgado do que os praticados nas ruas do país que você vai visitar.

Para os leitores ávidos pelas compras nos aeroportos, aqui vai uma coleção das principais lojas que você vai encontrar fazendo uma conexão internacional no Aeroporto Internacional Oliver Tambo

Visão geral do Duty Free de Joanesburgo
Visão geral do Duty Free de Joanesburgo

Em média os preços praticados pelas Lojas do Duty Free de Joanesburgo estavam sempre mais altos do que todos os valores pesquisados na Ásia afora. Cheguei a comparar preços de bebidas, e alguns eletrônicos, tais como câmeras, dock stations, e até mesmo de uma simples garrafa de água ou uma lata de coca-cola. Foram os preços mais altos encontrados nos meus 33 dias fora do Brasil. Uma coca-cola costumava ser cerca de 30ZAR (cerca de U$ 4,00!!), enquanto no aeroporto tailandês, uma coca-cola custava 40 Baht (cerca de 1,5U$). Mas há aqueles que gostam de se aventurar, e é justamente nesse ponto que mora a economia. Aqueles que podem gastar um pouco mais acabam comprando de tudo em todos os lugares que passam apenas para muitas vezes se dar ao luxo de não perder a oportunidade de compra, quando na realidade sedem a um impulso consumista um tanto quanto dispensável e é aí que a viagem acaba ficando muito cara!

Mas ainda assim concordo muito com a idéia de que existem certos artigos que talvez seja díficil não encontrar em outros lugares do seu deslocamento. Um exemplo eram as girafinhas da foto abaixo. Onde mais eu conseguiria comprar tal produto, tão legalzinho para decorar um escritório ou ainda a sua própria casa?

Souvenirs Africanos
Souvenirs Africanos

Pois é, mesmo assim eu não comprei! E isso sim estava muito barato, mas acabei deixando para uma próxima oportunidade em que pudesse viver um pouco mais intensamente a experiência sul africana. Ela há de vir ;)

Para aqueles que não querem sair da África sem uma recordação viva da realidade daquele país, esses ainda poderão ter a oportunidade de adquirir couro legítimo de animais africanos selvagens sem ao menos deixar as dependências das salas de embarque desse aeroporto.

Couro legítimo de animais selvagens em Joanesburgo
Couro legítimo de animais selvagens em Joanesburgo

E então?! Compraria um tapete de zebra?! Não tenho como informar o preço pois sinceramente não teria a capacidade de recomendar que você compre algo como isso! É preferível tê-las vivas para quando eu for voltar na África para os safaris!


TV Boa Viagem no DUTY FREE DE JOANESBURGO

E ainda antes mesmo de embarcar no voo da Thai que me levaria até Bangkok, consegui encontrar com Mandela que me congratulou desejando uma BOA VIAGEM e convidando para voltar com mais tempo da próxima vez, pra conhecer melhor a experiência africana e explorar um pouco mais o leste de seu continente.

Recebendo os cumprimentos de Mandela!
Recebendo os cumprimentos de Mandela!

E então, antes de embarcar, bastou enfrentar o caos que estava a fila que me levaria até o Boeing da Thai Airways e então 10 horas depois chegaria até meu destino final nesse breve deslocamento desde Guarulhos até Bangkok.

Last Call - próxima parada Bangkok!
Last Call - próxima parada Bangkok!

Já sabem não é mesmo?! Nos próximos capítulos tempero tailândes em um voo de 10 horas entre Joanesburgo e Bangkok e apertem os cintos pois vamos viver dias intensos aqui no Blog nos posts que virão! Curtiu?! Então não deixe de acompanhar! E a seguir confiram o vídeo que eu fiz lá no Duty Free de Joanesburgo:

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Gravatar Image Comment
Amilton Mainard
11/11/2012 22:12

Grande idéia.... parabens....

Vou ter uma escala de 7 horas.... das 8,00 as 15,00 horas minha continuação de voo para Hong Kong parte as 16,45.. gostei de suas dicas e gostaria de saber se dá pra almoçar no centro velho e ir até Soweto? Vale a pena negociar com um taxista ou tem algum tour especializado?

Tá aí um lugar que não quero deixar de visitar em minha próxima oportunidade em JoBurg. Além de casas de câmbio, ao realizar o desembarque internacional você terá condições de pesquisar os custos dos passeios, visto que com o tempo que você possui, poderá ir ao Lion Park e depois a Soweto de taxi, por conta própria mesmo. Você pode contratar o serviço por ali mesmo ou tentar encontrar um taxista e combinar o tour que você deseja fazer com ele, e então retornar ao aero com tempo e segurança para seguir com a viagem! Qdo voltar a Africa do Sul, não deixarei de visitar o Soweto, como você vai antes que eu, fica aqui o convite pra voltar ao blog e contar pra gente como foi ;D Grande abraço e BOAVIAGEM!

Gravatar Image Comment
Ricardo Matheus
11/05/2012 10:31

Olá! Muito bacana seu blogue! Adorei o senso de humor! hehehe


Cara, dá para comprar alguma coisa de eletrônico (PC, ipad, iphone) no duty free de JNB ou de BKK?


Estou indo fazer esta viagem semana que vem e gostaria de ter maiores informações...


Abs!


Ricardo Matheus


(www.ricardomatheus.blogspot.com)

Gravatar Image Comment
Luiz Jr.(Blog Boa Viagem)
11/05/2012 11:08

Mto obrigado pelos elogios Ricardo!


Agradeço muito por seu comentário e visita! Sobre a compra de eletrônicos, o melhor lugar é no Pantip Plaza, já em Bangkok. Os preços do Duty Free em Joanesburgo não são muito legais, tampouco na sua entrada no Continente Asiático via Bangkok. O preço bom mesmo está nas ruas, mas tem que ficar de olho bem aberto, encontrei uma infinidade de coisas falsas sendo vendidas como originais.

Gravatar Image Comment
Marcelo
20/02/2012 17:38

Bons negócios em Joanesburgo

Sinceramente eu fiz bons negócios nas lojas do aeroporto de Joanesburgo. Talvez tenha sido a éopca do ano (Agosto-Setembro) pois havia muitas promoções. Uma coisa boa do aeroporto é que pude receber na hora e em dinheiro o tax free. Também não tive coragem para comprar peles de animais.

-