Blog Boa Viagem
24/08/2011

Puerto Viejo de Talamanca na Costa Rica por 4 dias

Relatos da minha experiência com a PURA VIDA encontrada na cidadela de Puerto Viejo de Talamanca, extremo sul da Costa Rica, onde desfrutei de quatro dias intensos e inesquecíveis antes de seguir viagem rumo a Nicarágua.

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Não vou escrever um guia do que fazer em 4 dias de estadia em Puerto Viejo de Talamanca pois nesse tempo eu mal conseguiria convencer a mim mesmo que sim, estou novamente em Puerto Viejo. O lugar é mágico. Visitei essa pérola do Caribe costariquenho na continuidade do meu mochilão pela América Central e depois disso na minha memória ficou tatuado a imagem da verdadeira América Central. Com praias intocadas, mescladas á mata selvagem em um clima bastante jamaicano, está a cidadela bem ao sul da Costa Rica, quase na divisa com o Panamá e que por muitas vezes passa desapercebida aos olhares dos turistas brasileiros que tão pouco conhecem sobre esse destino.

Cercado de mata nativa por todos os lados, o vilarejo de Puerto Viejo de Talamanca descreveu com todas as letras o espírito da expressão PURA VIDA que tanto falavam todas as vezes que citava que estava rumando para a Costa Rica. Este é um dos lugares que as minhas meras palavras não seriam nunca capazes de descrever a totalidade de tudo aquilo que pode ser vivido, quanto podemos desfrutar de uma verdadeira PURA VIDA em um lugar tão simples e especial quanto este.

Minha recomendação inicial para passar muito bem seus quatro dias é a seguinte: vá preparado para gastar seus colones e tenha fresco na sua memória as taxas de conversão para dólares e reais para não ficar perdidão nessa mescla de moedas que é a América Central. Puerto Viejo é cerca de 3 vezes mais cara que a capital San Jose. Mas veja bem, esse é em minha opinião um dos melhores lugares para conhecer a Costa Rica em sua essência verdadeira. Eu volto a mencioar que me sinto totalmente constrangido por ter cortado Manuel Antonio do meu roteiro (outro lugar fantástico do lado do Pacífico na Costa Rica), mas quando lembro dos bons momentos, das festas, das comidas, dos albergues e das amizades que fiz em Puerto Viejo, eu chego á conclusão que minha viagem pela Costa Rica foi muito bem aproveitada, sendo que investi 80% do tempo que tinha para esse país nesse exato lugar.

Logo ao cruzar a fronteira de Guabito, uma VAN locada para 6 pessoas nos lançou em Puerto Viejo, que fica até próximo da fronteira com o Panamá, cerca de 50 km e no caminho as placas já alertavam, minha experiência inicial na PURA VIDA estava prestes a começar!

Puerto Viejo se aproxima
As placas diziam, Puerto Viejo se aproxima!

Quando chegamos áquela cidadezinha, eu mal acreditei que era ali mesmo. O motorista mencionou que havíamos chegado mas em um primeiro momento eu não acreditei! Na realidade é tudo muito simples e humilde, não espere encontrar uma cidade estruturada com tudo que você precisa que lá não é bem assim. Para ter uma idéia, é legal que você venha já até a Costa Rica com alguns colones para passar os dias iniciais em Puerto Viejo. Eu fiz a conversão dos meus dólares na fronteira com o Panamá, e antes que você me chame de louco eu vou lhe dizer o seguinte: não tinhamos opção! Troquei o que eu podia para passar 2 dias e fomos embora para Puerto Viejo com alertas de que não existiam bancos na cidade e que deveríamos trocar o máximo de dinheiro possível, pois tudo era caro e etc..., os cambistas amam trabalhar a mente da gente. E eles não estavam tentando nos enganar! Lá só tem um caixa eletrônico e costuma ficar estragado sempre, então, prepare suas reservas antes de zarpar para este lugar. No dia em que chegamos demos sorte, o caixa eletrônico estava funcionando e consegui sacar um pouco mais do dinheiro oficial da Costa Rica para tentar passar tranquilo minha estadia de 4 dias. A primeira impressão da praia? Tá na foto a seguir, dá uma olhada só na maravilha que é o mar!

lindas praias na Costa Rica
O lugar é realmente muito bonito!

Na cidade existem basicamente duas praias acessíveis caminhando. Uma delas é cheia de pedras, com muitas ondas, ótimo pra quem surfa, mas pra tomar banho é mais legal a praia que dá de frente com a cidade, pois tem areia e as ondas são mais tranquilas (para os padrões da Costa Rica é claro...)

Primeiras impressões da praia em Puerto Viejo
Primeiras impressões da praia em Puerto Viejo

Vale relatar que em um lugar como esses existem opções para todos os bolsos. Aqui encontrei um brasileiro de Floripa, que vagava pelas ruas de Puerto Viejo, trabalhando como hippie, juntando sua graninha para poder voltar pra casa. Quando me escutou conversando português, logo fez questão de me chamar e falou que eram muito poucos os brasileiros que encontrava pela Costa Rica e que sentia falta de falar o idioma nativo. O que eu quero dizer com essa história é o seguinte. Até em um lugar como esse existem opções para aqueles que não tem uma moeda sequer em seus bolsos, basta planejar antecipadamente que tipo de vida você quer levar por lá! Saiba que se optar por um bom hotel, com vista pro mar (são rarísssimos por lá) vai pagar mais caro com certeza, mas vá sossegado pois eu encontrei ótimos lugares para hospedar a um custo acessível. No meu caso exclusivo fiquei hospedado no Rocking J's, um dos albergues mais recomendados de Puerto Viejo, inclusive pelo Lonely Planet, e estou preparando um post-relato do que você pode encontrar ao optar por um hostel como esse na Costa Rica.

Visual das praias de Puerto Viejo na Costa Rica
Visual das praias de Puerto Viejo na Costa Rica

A influência da Jamaica chegou por aqui e não quis ir embora. Pelas ruas é comum ver rastamans, cantores de reggae e toda uma cultura inspirada por Bob Marley. Foi muito interessante caminhar a noite pelas ruas de terra batida de Puerto Viejo e ver os barzinhos sempre lotados de turistas que curtiam o reggae dos rastamans que cantam em troca de uns trocados na porta dos melhores estabelecimentos.

Rastaman e influências jamaicanas
Rastaman e influências jamaicanas são comuns por aqui

Você pode até se surpreender se for a Puerto Viejo sem saber desse fato. É normal encontrar pessoas te oferecendo drogas (principalmente a C*nnabis) pelas ruas, tão normal quanto entrar em um barzinho para comprar uma água e dar de cara com um cartaz antidrogas totalmente irônico e sem noção como o da foto a seguir.

Alerta antidrogas em Puerto Viejo
Alerta importante em um barzinho da cidade de Puerto Viejo

Foi uma comédia entrar no bar e ver uma placa como aquela pendurada para que todos os clientes saibam que o dono não é muito condizente com a realidade das ruas. E vá se preparando por que existem muito mais alertas como esses por todos os lugares.

Amigos em Puerto Viejo Costa Rica
Eu e meus amigos em Puerto Viejo - Costa Rica

Outro alerta interessante de ser levado em consideração é o da simplicidade. Na foto a seguir você pode ver como é uma das poucas ruas asfaltada da cidadela. A grande maioria das vias que adentram os entornos dessa região são de terra batida e mesclam-se ao verde da natureza selvagem totalmente exuberante.

ruas de Puerto Viejo
Algumas das ruas de Puerto Viejo

E é justamente por isso que eu ressalto o seguinte: venha para a Costa Rica sem buscar por luxos na sua viagem. Esse lugar não é para isso! Existem centenas de guest houses, hostels badalados e algumas pousadinhas tranquilas, mas não espere encontrar um hotelzão cinco estrelas all inclusive, e quer saber, um mega resort não combinaria com a atmosfera do ambiente em hipótese alguma.

Tudo muito simples, apenas uma rua de asfalto
Tudo muito simples, apenas uma rua de asfalto...

Se você pretende visitar a Costa Rica e tem tempo suficiente para planejar uma viagem de uns 15 dias, então é altamente recomendável que você desfrute das praias do entorno. Utilizando Puerto Viejo como base de apoio, você deve visitar Punta Manzanillo, Punta Uva, Punta Cahuita e subir até Limón, antes de tentar se aventurar pelas perigosas ruas da capital San Jose. E a melhor opção de correr esse roteiro é o coletivo (chicken bus mesmo).

Agora uma pergunta que deve ser respondida lá em baixo na caixa de comentários! Por que você aceleraria o passo de uma viagem quando você pode desfrutar de paisagens tão fantásticas quanto as das fotos a seguir, sem precisar se deslocar bastante, só aproveitando do melhor que o distrito de Limón tem a oferecer?

Entardecer praia Puerto Viejo
Visual incrível da praia de Puerto Viejo ao entardecer

Pois eu poderia passar tranquilamente muito mais do que um mês em um lugar cercado por tanta riqueza natural quanto é Puerto Viejo. Falam muito bem das praias dos lugares citados anteriormente. Dizem que a melhor praia do entorno é a Playa Blanca em Cahuita, que eu não tive a oportunidade de conhecer! Mas só o visual que eu aproveitei nesse período em que estive na Costa Rica já valeu a passagem por esse país.

vida boa na praia de Puerto Viej
A minha vida boa na praia de Puerto Viejo

Um detalhe interessante a ser observado por aqui é a cor da areia das praias de Puerto Viejo: é negra! E isso tanto em Cahuita quanto em Puerto Viejo! Eu particularmente gosto muito de conhecer os extremos em minhas viagens. Amo praias branquinhas, mas quando encontro algo diferente é sucesso absoluto!

Mar do Caribe na Costa Rica
Mar do Caribe na Costa Rica

Eu particularmente adorei ter visitado a Costa Rica mesmo nas condições extra-econômicas ás quais me submeti para conseguir viajar por 2 meses pela América Central entre os 7 países que conheci sem uma pausa pra voltar ao Brasil. Garanto se você é uma pessoa que não tem frescuras para viajar, não se importa com os lugares que vai dormir, que ama reggae de paixão e que tem uma vontade louca de conhecer a casa de Bob Marley na Jamaica então esse é o lugar exato na Costa Rica. Vale também mencionar que Puerto Viejo é famosíssima por suas festas nas noites de lua cheia. Não conheço a Jamaica pessoalmente mas sei que aquilo é o que mais se aproxima da cultura daquele país no Continente Americano.

Também faço altas contra-indicações para aquelas pessoas que não conseguem suportar reggaeton, reggae (inclusive que não sabe a diferença entre eles), não se socializa muito nas festas/eventos e espera encontrar ali aquela praia paradisíaca, igualzinho a de Punta Cana, com a areia fininha, branquinha, marzão com tons de azuis multicolorido. Esse lugar não é para você! É bem provável que você se satisfaça muito mais visitando San Blás do que o Caribe da Costa Rica.

Praia Costa Rica - Puerto Viejo
Visões da praia caribenha de Puerto Viejo


Um vídeo feito em 2009 na cidade de Puerto Viejo

Tenho mais algumas recomendações para aqueles que vão até a Costa Rica em uma situação contrária da qual eu estive submetido. Visitar um país sabendo que ele será seu único destino em uma viagem internacional faz com que você possa aproveitá-lo como se fosse único, você gasta mais tempo aprendendo a cultura daquele país, cria até mesmo vínculos afetivos, assim como os que eu creiei com o Peru. Agora se você viaja por uma série de países, então você tem prioridades que fazem com que a sua experiência mude por completo. Sendo assim, planeje sua viagem em etapas se quiser conhecer o melhor do lugar que está indo, ou então submeta-se a uma experiência como a minha e conheça 7 culturas diferentes em menos de 2 meses de viagem mochileira.

America Central - Puerto Viejo - Costa Rica
Caminhando na praia de Puerto Viejo

No fim, com tempo ou não, o que resta é aproveitar a vida e as situações que ela nos proporciona, desfrutar ao máximo das oportunidades únicas que podemos ter e não esquecer nunca de compartilhar com aqueles que têm as mesmos objetivos que você.

cerveza imperial
PURA VIDA pra você também, e dale cerveza imperial !

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

gustavo
31/10/2014 09:03
horra masa de mas
-