Blog Boa Viagem
09/11/2011

Olho de água na Ilha de Ometepe

Nessa ilhota bem no meio do Lago da Nicarágua, existe uma fazenda com uma atração simplesmente fantástia - o Ojo de Agua (Olho de Agua) - uma espécie de piscina natural, criada exatamente com o intuito de aproveitar turisticamente as nascentes do Rio Buen Suceso. Relax garantido na Nicarágua é aqui!

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Os principais atrativos de Ometepe são seus vulcões. Exploradores de vários lugares do planeta deixam seus rastros pelas diversas trilhas existentes Ilha acima, com o objetivo comum de chegar até o cume do vulcão. Mas assim como vocês já aprenderam aqui no blog, existem atividades alternativas que são muito bem desfrutadas justamente por aqueles que desejam fugir do senso comum. E qual seria essa alternativa em uma Ilha onde pode-se apenas avistar de longe a formosidade desses dois vulcões? Eu respondo! Temos que ir além! Buscar sair do tradicional e encontrar as melhores oportunidades oferecidas em lugares como esses..., aliás não temos condições de visitar Ometepe todos os dias, não é mesmo?!

Olho de Agua - Ometepe - Nicaragua
Chegando ao Ojo de Agua - Ometepe - Nicaragua

Foi muito legal chegar, caminhando mesmo pela Ilha, e deparar com uma porteira com tantas inscrições de boas vindas em uma diversidade gigantesca de idiomas. Dá a parecer realmente que é um dos lugares mais internacionais da região.

O Olho de Água nada mais é do que uma fazenda particular, no meio da Ilha de Ometepe, que possui uma nascente de águas cristalinas disponível para o usofruto de seus visitantes - é literalmente uma piscina natural de água doce. A entrada na Fazenda Tilgüe é cobrada em dólares - custo de U$ 2,00 por pessoa - fato é que você estará prestes a tomar um banho na nascente do Rio Buen Suceso e os proprietários alegam que as águas têm propriedades terapeuticas. Não são águas termais (conheço bem isso de Caldas Novas-GO), mas afirmam também que a certa hora do dia a água pode chegar até uma temperatura média de 30 graus.

Detalhes para entrar na fazenda do olho de água
Detalhes para entrar na fazenda do olho de água

Esse lugar foi um daqueles que ficou marcado na história da viagem. Estávamos já tão cansados do deslocamento exigido em uma viagem mochileira com essa duração (mais de 40 dias), que chegar até um lugar relaxante como esse foi como ter encontrado um verdadeiro oásis no meio do deserto. Não esperava encontrar um lugar tão acolhedor quanto esse na Nicarágua.

As fotos a seguir relatam com fidelidade um pouco dos momentos árduos que passei em Ometepe.

Piscina Natural em Ometepe
Piscina Natural em Ometepe

Já mergulhei em centenas de piscinas naturais em vários países das Américas, mas há tempos não tenho uma nova oportunidade de desfrutar de momentos agradáveis como esses em um lugar fantástico como uma Ilha fincada no meio do Lago da Nicarágua, plena América Central. Mais um lugar que nunca havia lido, ou tampouco ouvido falar, até que cheguei a Ometepe e esse foi o primeiro e mais bem lembrado atrativo recomendado pelos locais.

Lugar extremamente relaxante na Nicarágua
Lugar extremamente relaxante na Nicarágua

Estando em Ometepe não existe muito segredo para você conseguir chegar até a Fazendo do Olho D'agua. Se você está na praia de Santo Domingo, então estará distante cerca de 2km da finca. De lá basta caminhar cerca de uns 800m em uma pequena trilha para que você já esteja nas piscinas. Já se o seu ponto de referência é Altagracia, então estará distante 5km da Fazenda. Basta ir até a Praia Santo Domingo e percorrer o caminho até a finca. Mas em caso de existir dúvidas o melhor é perguntar aos locais. Todo mundo lá pode indicar o caminho sem erros. Foi assim que descobrimos, caminhando pelas ruas de terra e conversando com as pessoas que íamos encontrando pela estrada.

O olho dágua é um daqueles tipos de lugar que você e seus amigos serão facilmente confundidos com peixes. Não dá vontade de sair da água em momento algum!

Verdadeiros peixes em Ometepe
Verdadeiros peixes em Ometepe

Mas o que esperar do Olho de Água? Se você ainda não sabe se vale a pena visitar Ometepe para ver vulcões e nadar em piscinas naturais, então acredite no Blog Boa Viagem - este é um lugar que pode fazer você relaxar bastante caso esteja viajando a vários dias. Este lugar é totalmente diferente das praias do lago, você não encontrará crianças pulando na água a todo momento - é um lugar de tranquilidade, para aqueles que querem relaxar e desfrutar da fonte de águas terapêuticas. Detalhe interessante a observar é que durante os fins de semana os locais costumam entupir o local, então quer ter sossego recomendamos - procure visitar o Olho de Águas nos dias de semana, próximo do fim do dia!


Visão geral - Olho de Água - Ometepe

Vale ressaltar um detalhe - você também poderá contemplar alguns hieroglifos existentes na fazenda. Além de paz de espírito, o olho de água foi um lugar importante para mim, pois foi renovador. Depois de ter conhecido a Colômbia, cortado Panamá e Costa Rica, chegar na Nicarágua e logo de cara visitar dois destinos tão interessantes quanto foram San Juan del Sur e a Ilha de Ometepe fizeram com que minha experiência nesse país já estivesse quase que totalmente completa. É claro que ainda há mais por vir sobre a Nicarágua, exclusivamente mais sobre Ometepe, mas sinceramente se minha viagem nesse país tivesse acabado justamente nesse lugar, então já teria valido a pena.

E pra finalizar, bem no finalzinho do dia, ao sair da fazenda do Olho de Água, conseguimos uma carona com um caminhão de banana. Pois a felicidade definitivamente está nas mais humildes e pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia :)

Carona no caminhão de banana pra ir embora do Olho de Água
Carona no caminhão de banana pra ir embora do Olho de Água

Muito em breve você conferirá a minha empreitada para subir o Concépcion, o maior vulcão da Ilha de Ometepe - sem guia, sem estrutura e sem água também!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Gravatar Image Comment
Rebeca
01/12/2011 03:25

Adorei

Amei.. Adorei o site.. igual como gostei do http://www.passagensaereaspara.com.br mas com muito mais conteúdo.. amei.. estou de viagem para Alemanha também próximo mês.. estou com medo de passar muito medo no avião.. acha... beijos!

-