Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Introdução a San Miguel de Cozumel

Um dos destinos mais procurados para a prática do mergulho, Cozumel é uma pérola encravada nas proximidades de Playa del Carmen. Com uma visibilidade impressionante, atraí mergulhadores de todo planeta e possuí toda a infraestrutura necessária para aqueles que desejam explorar o fundo do oceano caribenho dessa região do planeta.


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

É com maior prazer e satisfação que dou início às publicações sobre a fantástica Ilha de Cozumel. Visitei Cozu por quatro dias e três noites em maio de 2012. Lugarzinho paradisiaco, fiquei encantado por todas as experiências acumuladas neste destino. Cheguei meio sem querer, sem planejar muita coisa, e com muita facilidade consegui explorar a ilha em sua totalidade.

Esta viagem para o México e Estados Unidos foi cheia de prós e contras. Um dos maiores contras de toda a viagem, como sempre foi o tempo. Não tinha muito tempo para explorar todos os lugares da Riviera Maia que ainda persistem em estar em minha Bucket List. Um dos prós é saber que posso riscar alguns lugares desta mesma região, é claro que ressalvando que se a minha vida permitir um tempinho a mais em Cozumel, eu vou explorar o outro plano dessa nossa experiência humana muito mais feliz ;)

Esta é a maior ilha do território mexicano. Até antes dos anos 70-80, era apenas mais um belo lugar esquecido. Após o boom da exploração turística de Cancun e consequentemente de Playa del Carmen, Cozu começou a se desenvolver, não na mesma intensidade das vizinhas continentais, mas com um diferencial muito imporante: conseguiu se desenvolver até então, mantendo boa parte de suas características originais e o melhor: ainda possui um oceano com visibilidade horizontal de no mínimo 40 metros.

O incrível azul do mar que banha a Ilha de Cozumel
O incrível azul do mar que banha a Ilha de Cozumel

Cheguei em Cozu com plena convicção de que conseguiria blogar toda a minha viagem (#ArribaTour) ao vivo. Blogar enquanto em deslocamentos internacionais também tem seus prós e contras. O principal dos contras, em minha opinião, é não conseguir assimilar a totalidade do destino para começar a transparecer as suas experiências nas linhas dos parágrafos de cada post sobre aquele lugar. O principal dos prós é manter você leitor, sempre informado de cada detalhe que acontece enquanto estou on the road. Felizmente Cozumel consumiu todo o meu tempo, e me impossibilitou de blogar ao vivo.

Cada minuto experimentado nesta ilha foi totalmente intenso. Desde o momento do desembarque do ferry boat que me trouxe de Playa até o momento que embarquei novamente de volta. Existem tantas alternativas para você investir seu tempo, que até recomendaria um ótimo planejamento antes de embarcar rumo ao México. No meu caso por exemplo, sempre queria estar dentro da água. Até mesmo no porto de Cozumel a visibilidade é tão impressionante que pode-se ver o fundo do oceano sem muito esforço. E isso é um prato cheio para aqueles como eu que têm amor pela prática de mergulho/snorkelling.

E logo ao desembarcar eu me deparei com a gigantesca bandeira mexicana, imponente, determinante, que dá as boas vindas a todos os turístas que decidem conhecer Cozumel.

Uma foto do iphone da primeira vista logo ao chegar
Uma foto da primeira vista logo ao chegar

Marzão lindo não é mesmo?! E como vocês podem observar na foto acima, o dia de minha chegada estava totalmente nublado, salve algumas brechinhas para o azul do céu entre as nuvens. E a visibilidade?! Inabalável!! Tanto é que logo no momento que cheguei, fui até a minha hospedagem, abandonei minhas mochilas e me coloquei automaticamente a buscar um passeio de snorkel (em um barco) para comprovar a famosa visibilidade das águas do mar do Caribe em Cozumel. Passeio este que inclusive já foi publicado aqui nas páginas do Blog Boa Viagem - fazendo snorkeling em Cozumel

San Miguel é a maior e principal cidade da Ilha de Cozumel. Ela é também a segunda cidade mais antiga do estado mexicano de Quintana Roo. Foi fundada em meados do século XIX por uma população que fugia do continente por conta da Guerra de Castas.

A bandeira avistada da praça do centro
A bandeira vista da praça do centro

A popularidade da Ilha de Cozumel iniciou em 1961, quando o pesquisador e documentarista francês Jacques Cousteau fez mergulhos nas barreiras de corais e mostrou a beleza do fundo do mar para o planeta, implacando esta ilha no roteiro dos destinos internacionais mais importantes do planeta. Qualquer mergulho que seja em Cozu é fantástico, a incrível visibilidade de suas águas faz com que os mergulhadores se apaixonem! O mais legal é ver que a ilha tem estrutura de sobra para atender com excelência a todos os perfis de turistas, desde aqueles que desejam uma praia de águas tranquilas e areia fofinha até aquele explorador do mundo submerso que deseja conhecer as cores dos corais que podem ser encontrados em qualquer mergulho (até mesmo apenas com snorkel).

Escultura na praça do centro da Ilha de Cozumel
Escultura na praça do centro da Ilha de Cozumel

Ainda procurei na internet por informações que me levassem ao melhor lugar para o snorkel em meu primeiro dia sem a necessidade de um barco - a realidade é que em qualquer lugar é muito bom fazer flutuação - desde o cais do porto até a Punta Sur (extremo sul da ilha), quando o mar começa a ficar mais revolto. Você pode partir para seu próprio tour de mergulhos em Cozu por conta própria! Fiz isso dois dias seguidos e as imagens que registrei na memória são fenômenais! Uma variedade gigantesca de fauna e flora aguarda aqueles que desejam ir além daquilo que pode ser visto da terra firme.

Praça em frente a bandeira mexicana
Praça e fontes em frente a bandeira mexicana

E ainda existem aqueles que não recomendam um passeio pelo centro dessa charmosa cidade. Pois vale a pena dedicar uma tarde para caminhar sem muita pressa pelas pracinhas, conhecer o mercado de artesanatos, escolher um bom restaurante para apreciar a culinária local. Com tanta beleza em alto mar, e não tão pouca também nas várias praias que existem do outro lado da ilha, é fácil compreender que pode ser perda de tempo caminhar pelas ruas de San Miguel quando há tanta beleza a ser explorada fora do centro da Ilha.

Não precisa ter preocupação alguma com relação a um transporte motorizado para esse passeio nos entornos da praça central de San Miguel. Recomendo bastante que você tenha um veículo ao menos para fazer o passeio que abordaremos nos posts futuros - uma volta na Ilha de Cozumel!

Centro de San Miguel de Cozumel - México
Centro de San Miguel de Cozumel - México

Em uma ilha praticamente dedicada ao turismo de mergulho, pode ter certeza que você poderá agregar muitas outras experiências em diversas atrações. Para bons exploradores, o mergulho é apenas uma das várias opções que o visitante tem a sua inteira disposição em um destino tão acessível ao turista assim como é Cozumel. Nas próximas publicações, aguardem muitas dicas sobre os melhores lugares para mergulhar e fazer snorkeling, dicas de gastronomia mexicana e uma sensacional alternativa para aqueles que estão procurando um lugarzinho bacana para se hospedar por aqui.

Você já visitou Cozumel?! Como foram as suas experiências?!Se divertiu bastante?! Compartilhe nos comentários um pouco das experiências adquiridas neste fantástico destino do caribe mexicano!

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility - locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-