Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Blog Boa Viagem Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Melhores lugares para snorkel em Cozumel

Quando cheguei em Cozumel minha maior dúvida era a seguinte - como fazer passeios para mergulhar com snorkel sem precisar pegar um barco?! Será que conseguiria mergulhar por conta própria?! Este então é o post que deveria existir antes da minha viagem - saiba quais os melhores lugares para fazer snorkel nesta ilha mexicana!



Encontre o Post!

Últimos posts

E ainda procurei bastante essas informações enquanto planejava esse #ArribaTour: como aproveitar da Ilha de Cozumel para fazer mergulhos com snorkel sem precisar pagar pelos passeios?! Minhas pesquisas não obtiveram tanto sucesso e acabei aprendendo na prática (e pagando um pouco por isso), mas agora posso compartilhar com vocês quais foram os meus lugares favoritos para mergulhar em Cozumel direto da praia sem gastar um peso sequer.

No primeiro snorkelling tour que fiz em Cozumel acabei acreditando que seria mais fácil mergulhar pela ilha sem o auxílio "financeiro" dos locais. Neste primeiro passeio de barco andei questionando o dive master sobre os melhores lugares para me divertir desde a praia e ele me orientou muito bem sobre alguns. Inclusive neste mesmo passeio, que gastei 250 pesos mexicanos, eu poderia ter realizado desde a praia, visto que os lugares eram próximos da rodovia que dá a volta em Cozumel! Tanto é que o primeiro ponto de mergulho era localizado nas proximidades do farol da Ilha de Cozumel, então bastaria ter uma condução para independer da ajuda dos guias locais, mas em todo caso todo o aprendizado serviu de experiência. Agora falando sobre as minhas indicações, vamos lá!

O Money Bar

O mundialmente conhecido Moneybar
O mundialmente conhecido Moneybar

No lado habitado desta ilha existem centenas de Beach Clubs, pequenos e requintados restaurantes com a estrutura completa para os turistas. Várias pessoas consideram este como o mais novo e bonito clube de praia desta ilha. Ele está localizado exatamente na frente do famoso recife Dzul-Ha, que contém muita vida tanto fauna quanto flora.

O grande barato destes estabelecimentos é a tranquilidade e o sossego proporcionado aos turistas, que podem chegar com a roupa do corpo e cair na água com toda a estrutura necessária! Aqui você terá condições de alugar lockers para guardar os seus pertences, material para mergulho - seja snorkelling ou scuba-dive, ducha de água doce, estacionamento seguro e um restaurante que serve as delícias da culinária mexicana a custos até acessíveis.

Arrecifes de Corais em Cozumel

Arrecifes de Cozumel - o melhor para mergulhos alternativos
Arrecifes de Cozumel - o melhor para mergulhos alternativos

A opção que mais me agradou - por conta própria alugar um veículo e sair mergulhando nos melhores pontos do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel. Aqui não precisei de guia! Bastou estacionar na beira da estrada, pegar o equipamento e pular na água, e que fantástico lugar - este é simplesmente o melhor do Grande Cinturão de Arrecifes do Atlântico Ocidental, ou Grande Arrecife Maia. Basta dirigir na rodovia rumo ao sul e na metade do caminho você começará a avistar as placas que informam sobre o Parque.

Com uma biodiversidade sem igual no mundo, Cozumel é abençoada pelos deuses do mergulho - água com temperatura entre os 25°C e 32°C durante todo o ano e uma visibilidade que oscila entre 40 e 50 metros. A diversidade da flora e fauna fez com que Cozumel disparasse na lista de melhores destinos do mundo para esta atividade.

Resorts de mergulho

Resort mergulho Cozumel
Diversos resorts e estabelecimentos exclusivos para mergulhadores

Eles foram construídos ás margens das praias do lado habitado de San Miguel, são vários e estão preparados para atender mergulhadores de diferentes níveis de experiência, e também suas famílias - as pessoas que visitam Cozumel atraídas pelo turismo de mergulho não poderiam ser mais disputadas do que pelos Resorts de Mergulho. Vários hoteis construiram sua estrutura física pensando estrategicamente em atender a esta demanda - eles possuem vários decks para mergulhos a qualquer hora do dia e da noite, servem suas delícias mexicanas na beira da praia e alugam o equipamento que for necessário. É relevante também mencionar que aulas e tours podem ser contratados nestas mesmas localidades - o objetivo aqui é transformar os hoteis em destinos exclusivos onde os amantes da prática do mergulho conseguem encontrar de tudo sem precisar sair dos resorts.

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility - locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-