Blog Boa Viagem
19/06/2012

Sobre Playa del Carmen

Apenas dois dias. A isso se resumiu meu período para explorar a incrível cidade de Playa del Carmen. Dias intensos, desfrutados com a máxima satisfação. Continue lendo e confira o que você pode conhecer caso venha a visitar essa cidade mexicana.

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Minha breve temporada em Playa del Carmen havia sido planejada. Desde o dia da compra da passagem para o México, eu tinha certeza de que iria de uma forma ou de outra conhecer essa incrível cidade, mas as viagens são feitas para deixar saudades, e dessa cidade, eu sinto um desejo especial de voltar para ficar por muito mais tempo.

"Playa", assim como é conhecida por todas, foi criada pela força de expressividade de sua vizinha maior, Cancun, e hoje não só complementa a Riviera Maia, como se faz fundamental no roteiro de quem está desfrutando dos ensolarados dias caribenhos desta região mexicana.

Dois míseros dias. Apenas isso e nada mais para mim. Foi complicado correr de ponta a ponta a quinta avenida para me familiarizar com o destino. Mais complicado ainda para me espreguiçar em uma das cadeiras da praia, mas fiz questão de obter o máximo de detalhes que poderia para compartilhar por aqui com vocês.

Um lugar em que as primeiras impressões são de suspiros de alívio por ter chegado! E no final de todas as ruas tinha aquele mar multicolorido caribenho...

E no fim da rua tinha um marzinho...
E no fim da rua tinha um marzinho...

Até já cheguei a mencionar alguns detalhes sobre Playa del Carmen por aqui! E ainda fomos além, fazendo a revisão do Hotel Lunata em loco! Agora, com um pouco mais de tempo para planejar as publicações, podemos explorar um pouco mais e fazer o balanço do que aprendemos no México.

Já havia visitado vários lugares que são banhados pelas águas cálidas do Mar do Caribe, mas nada até então havia sido como Playa del Carmen.

Água quente e mar tranquilo!
Água quente e mar tranquilo!

A praia é especialmente desenhada para os padrões brasileiros! E são muitos de nós que vão até Playa del Carmen, literalmente fugindo da Zona Hotelera de Cancun. Muitas vezes eu me perguntava se Playa está para Cancun assim como uma concorrente ou algo que veio para complementar o destino.

As areias de Playa del Carmen são mais amareladas e o oceano mais esverdeado, quando comparamos este destino com Cancun. E ainda consegui fazer umas belas fotos da fauna local em ação!

Gaivotas e um tempo lindo na Playa del Carmen
Gaivotas e um tempo lindo na Playa del Carmen

Aqui a praia não é tão extensa quanto Cancun, mas pareceu-me ser um pouco mais acessível. Veja que tentaram projetar uma mini Cancun, mas obtiveram resultados até mais satisfatórios em Playa del Carmen, que hoje atrai tantos turistas quanto sua vizinha. Além disso aqui estão parques temáticos famosos, tais como o Xcaret e Xel Ha, sem esquecer é claro de mencionar que Playa é o principal ponto de acesso para quem quer visitar Cozumel.

A incrível Playa del Carmen - México
A incrível Playa del Carmen - México

É claro que diante de um cenário como esse eu não deixaria de realizar um mini-vídeo para compartilhar aqui com vocês!


TV Boa Viagem em Playa del Carmen

Algumas das principais vantagens de visitar Playa del Carmen: a localização é estratégica (apenas 40km de Cancun), você poderá fazer grande parte dos passeios por aqui sem precisar de um veículo para se deslocar. O grande ponto positivo é a Quinta Avenida. Você pode aproveitar vários dias neste destino apenas caminhando de um bar para o outro nesta avenida. Aqui se concentram os principais bares, restaurantes, hotéis e lojinhas. Reserve uma boa parcela de seu tempo por aqui para algumas agradáveis caminhadas de um ponto ao outro da Quinta Avenida. Prepare-se também para o assédio dos vendedores mexicanos, eles são ótimos negociadores e bastante insistentes.

E muito além da praia está Playa. Tomando meu tempo para caminhar com calma, me deparei com uma linda pracinha, toda ao estilo mexicano, e no centro dessa pracinha haviam alguns homens, em trajes típicos, que enrolavam uma corda em um mastro gigantesco. Eram os boladores de Papantla. Sorte a minha ter tido a oportunidade de assistir a uma apresentação dessa em plena Playa del Carmen!

Boladores de Papantla
Boladores de Papantla

E se você tomar um tempo para se descontrair pelas ruas de Playa, então pode acreditar em mim, você terá oportunidades de apreciar detalhes únicos. Esta avenida é tomada por vendedores, por artistas de rua, malabaristas e pessoas que querem muito entreter você e ter o seu dinheiro. Vale a pena ter uma certa cautela ao manipular dinheiro em espécie, lugares muito turísticos são sempre um ótimo destino também para estelionatários e gatunos com a mão leve.

No meu caso exclusivo, Playa del Carmen foi só alegria! Tão poucos dias que marcaram tanto a minha viagem ao México e Estados Unidos. Acreditem que de todos os lugares que visitei, os que mais deixarão saudades são Playa del Carmen e a Ilha de Cozumel. Aliás, nunca deixei de mencionar que amo lugares pequenos, calmos, para se conhecer em caminhadas, conversando com os locais, interagindo com as pessoas, comendo comidas de rua. Assim é o destino ideal em minha opinião.

Fim de tarde na quinta avenida de Playa del Carmen
Fim de tarde na quinta avenida de Playa del Carmen

E como amo ser surpreendido pelos destinos que visito. Logo depois de ver os boladores, ainda caminhando sem compromisso algum pela Quinta Avenida, eis que me deparo com um casamento, e os noivos saindo pela porta da igreja, em uma sexta-feira ensolarada. Isso eu só poderia experimentar no México ;)

casamento mexicano em Playa del Carmen
Ainda presenciei um casamento mexicano

E segui feliz caminhando pela Quinta Avenida, que ao cair da tarde é tomada por turistas de nacionalidades das mais variadas.

Quinta avenida lotada de turístas
Quinta avenida lotada de turístas

Agora se o seu assunto é balada, então acredito que Playa del Carmen tem tantas opções para quem procura diversão quanto a própria Cancun. Aqui você poderá encontrar praticamente as mesmas marcas de boates que na cidade vizinha, acrescentando um leve tempero interiorano ao movimento noturno. Existe uma ruazinha que se encontra com a Quinta Avenida que é praticamente lotada de boates, discotecas, bares e pubs. Para quem quer varar a noite essa dica é a bola da vez: entrei na Mandala por volta das 10 da noite sem precisar comprar ingresso. Eles sempre abrem as portas da casa para quem chega mais cedo sem custo de entrada, mas prepare o bolso, pois o preço de tudo é superfaturado, mas se a farra for boa pode sim valer muito a pena.

Uma boate de Playa del Carmen
Uma boate de Playa del Carmen

Além da Mandala você encontrará várias outras casas noturnas, inclusive bares divertidos ao estilo estadounidense, tal como o Señor Frogs e tantos outros.

E para completar, se você quiser saber um pouco mais sobre esse destino, então agora é o momento ideal de visitar a galeria de fotos de Playa del Carmen, aqui no Blog Boa Viagem.

 

Sobre o #ArribaTour

Esta foi uma excursão solitária realizada entre 23 de maio e 6 de junho do ano de 2012. Nesta oportunidade visitei as cidades mexicanas de Cancun, Playa del Carmen e Cozumel. Foram firmadas diversas parcerias entre este blog e algumas instituições do segmento hoteleiro do México. Experimentamos, com o objetivo de fazer as revisões dos seguintes hotéis: Quetzal Hostel e Hostal Chac Mool em Cancun, Hotel Lunata em Playa del Carmen e Mi Casa en Cozumel. Aos administradores dessas instituições, ficam nossos mais sinceros agradecimentos, por ter-nos recepcionado gentilmente sempre com o seu melhor! Todos os custos com diárias foram cortesia dos hotéis.

Após explorar o México por 7 dias, embarquei em um voo para os Estados Unidos (Fort Lauderdale), e desde esta cidade, em parceria com a Mobility - locadora de veículos, seguimos com nosso tour em uma incrível viagem de ida e volta até Kissimmee, cidade vizinha a Orlando. Aproveitamos nossa viagem a essa região dos Estados Unidos para conhecer o SeaWorld Parks, que também gentilmente ao conhecer nosso intinerários nos enviou os convites para seus parques sem custos adicinais de entrada.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Esse lugar é simplesmente maravilhoso! :) Tenho que conhecer pessoalmente!


Belas fotos! Parabéns!


Abraços,


Lillian.

Valeu demais pela sua visita e principalmente por seu comentário Lilian ;) Este é um lugar que definitivamente merece muitas voltas!

-