Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

La Gran Aventura nas Cataratas del Iguazu

Este passeio representou o nível máximo de intimidade que nós, visitantes do Parque Nacional del Iguazu, tivemos a oportunidade de experimentar - foi simplesmente o banho na cachoeira mais alta de toda minha vida!

Encontre o Post!

Hoje venho documentar sobre o banho que tomei na maior cachoeira de toda a minha vida (Até então é claro...). Aconteceu no #BlogTurFoz, no penúltimo dia, logo depois de termos explorado as dependências do Parque Nacional del Iguazu, na Argentina, e foi muito, muito legal mesmo!

O passeio começou logo após o requintado almoço no Restaurante La Selva, que fica dentro do Parque Nacional das Cataratas do Iguazu, na Argentina. Começamos realizando uma pequena caminhada até o veículo que nos conduziria mata adentro via Trilha Yacaratiá até conseguirmos alcançar o leito do rio, onde uma embarcação nos aguardava para dar início à "La Gran Aventura". O guia que nos acompanhou fez várias paradas para apreciarmos a flora e fauna locais, eles falavam espanhol (pois eram argentinos) e também dominaram o português ao explicar os detalhes básicos sobre a região que estávamos adentrando.


Partindo para o Gran Aventura no Porto Macuco

O passeio pela floresta é muito agradável, mas tudo começa a ficar realmente intenso quando nos aproximamos do Porto Macuco, recebemos sacos para guardar os pertences e fomos orientados a deixar de fora apenas o que poderia molhar - estávamos prestes a tomar um verdadeiro banho nas Cataratas do Rio Iguaçu.

O passeio é realizado com máxima segurança - todos recebem coletes e são orientados a ficarem sentados, já que a correnteza do rio é fortíssima. Em alguns minutos já podíamos avistar o salto Três Mosqueteiros, onde avistávamos os lados argentino e brasileiro das cataratas.

Em direção ao Salto Três Mosqueteiros
Em direção ao Salto Três Mosqueteiros

E até aqui todo mundo mantendo a calma, se divertindo absurdamente e aproveitando o visual proporcionado pelo rio - são vários arco-íris que vão sendo formados e você praticamente passa por cima deles a todo momento!

E quanto mais balançava, mais a gente se divertia! A gente tinha confiança total no motorista do barco, que demonstrava muita experiência para vencer as corredeiras que existem até os saltos que as embarcações podem se aproximar.

Ah, detalhe básico - todo mundo muito feliz, só sorrisos, mas a Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem) não foi solidária a nossa felicidade o tempo todo haha :D


A Alexandra não parava de gritar hahah

Quando realizamos o tour do Poço Preto, com a descida da parte alta do Rio Iguaçu em um caiaque tive a sensação de que pela primeira vez em minha vida entrava em contato verdadeiramente com essas águas. É claro que visitar este destino e conhecer ambos os lados é uma opção praticamente obrigatória para quem não conhece o Parque, mas pela primeira vez senti que estava envolto em uma nova experiência. Poder interagir com as águas desse rio faz com que a viagem se transforme. Tenho que confessar que me contive para não dar um mergulho nessa oportunidade, na próxima vez não vou me conter!

Agora como explicar o nível de intimidade com essas Cataratas, quando temos a oportunidade de entrar no meio de uma de suas quedas e tomar o que mencionei anteriormente como o banho na maior cachoeira da minha vida?! Bom, eu venho de um estado muito bem servido em cachoeiras, já visitei outras tantas ao redor do mundo, mas nada, eu digo NADA comparado ao que o passeio Gran Aventura nos ofereceu naquela linda tarde de sexta-feira!

La Gran Aventura é um passeio imperdível
La Gran Aventura é um passeio imperdível

Ainda tivemos o privilégio de passar bem perto da Garganta del Diablo e de tomar o banho mais radical do passeio - na gigantesca e extremamente maravilhosa queda San Martín, a segunda maior queda em dimensão de todo o parque - este é o ponto máximo que as lanchas podem chegar. Depois de uns 20 minutos de muita adrenalina nos deixaram aos pés do Circuito Inferior, no cais em frente a Ilha San Martín.

O grande problema desse passeio sabem qual foi? Conseguir uma câmera seca para fotografar o que aconteceu depois que entramos nas quedas dágua! Até tirei muitas fotos, fiz alguns vídeos, mas as lente da câmera ficou completamente encharcada e embassada, aliás, foi dícil encontrar alguma coisa que se manteve seca depois que o passeio começou, então quer uma dica de ouro? Prepare-se para embarcar com apenas aquilo que não vai te dar dor de cabeça se molhar. Eu embarquei nesse passeio com a minha DSLR, uma Nikon D5100, mas por muita sorte consegui impermeabilizar o ambiente que ela estava guardada e depois que o passeio terminou foi possível tirar fotos do Parque desde um ângulo que nunca havia visto.

Todo mundo fotografando a nova face do Parque
Todo mundo fotografando a nova face do Parque

E não foi só eu que quis tirar fotos não, todo mundo curtiu muito o visual do Parque que leva até o topo do Circuito Inferior das Cataratas do lado argentino!

A galera do BlogTurFoz molhadíssima depois do Gran Aventura
A galera do BlogTurFoz molhadíssima depois do Gran Aventura

E enfim ficou pronto! Esse é um dos vídeos mais irados de todo o BlogTurFoz e expressa um pouco do que sentimos neste passeio em que tomamos um verdadeiro banho nas Cataratas do Rio Iguaçu


TV Boa Viagem en La Gran Aventura

Serviço

La Gran Aventura
Parque Nacional Iguaçu – Província de Misiones, noroeste da Argentina
Funcionamento: diariamente das 9h00 às 17h45. Duração: aproximadamente duas horas.
Valor da Gran Aventura: entre em contato com o Parque para o valor atualizado, ou faça um orçamento sem compromisso com a Loumar Turismo.

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show - CityTour Histórico - Hotel Águas do Iguaçu - Restaurante Bufalo Branco - Cataratas do Iguaçu - Trilha do Poço Preto - Macuco EcoAventura - Restaurante Porto Canoas - Parque das Aves - Cataratas Argentina - Iguazú Argentina - Restaurante La Selva - Gran Aventura - Iguassu Jungle Explorer - Shopping Del Este - SAX Department - Dutty Free Shop Argentina - Restaurante El Quincho Del Tio Querido - Rafain Chopp - Woods - Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições - Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Monique Ribeiro
04/10/2012 00:48

Hahahaha adorei, esse pra mim foi um dos melhores dias. A emoção é demaaaaaaais!

Luciana Ribeiro
10/08/2012 00:06

Maravilhoso!!!!!!

Oi de novo!!! O gran aventura é simplesmente maravilhoso!!! Aliás, as cataratas são maravilhosas!!!! Não tem como ir até lá e não visitar os dois parques. Um complementa o outro. Para mim também foi uma viagem incrível!!! Parabéns pela matéria!!!

Gleiber (@Andarilho_Mundo)
09/08/2012 16:57

Demais o post, meu! Tô louco para ver o seu vídeo! E tô louco para ver o comentário da Alexandra, ela tá muito engraçada nessas fotos, cara!!! 

Luiz Jr.(Blog Boa Viagem)
09/08/2012 16:59

Gleiber! O software de edição de vídeo deu pau e estou tentando fazê-lo funcionar o dia todo novamente..., o vídeo ficou muito irado! Eu consegui gravar praticamente todo o passeio a partir da primeira queda de água que entramos com o barco!

-