Blog Boa Viagem
25/09/2012

Snorkeling Tour no Morro de São Paulo

Realizei vários passeios guiados em Morro de São Paulo. Um deles foi o tour que nos levou até a Ponta do Curral em um passeio de barco. O passeio, que durou uma manhã foi muito divertido e recomendo para quem está visitando esta região com a criançada!

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Logo depois de obter ótimas primeiras impressões sobre o Morro de São Paulo e suas quatro praias, foi hora de sair para experimentar alguns dos passeios que os turistas mais costumam realizar e conferir se de fato vale a pena fazer um tour guiado ou passeio pago. Existem pessoas que curtem mesmo é ficar no vilarejo, explorar os recursos disponíveis para os turistas, comprar recordações nas diversas lojas e desfrutar da excelente culinária bahiana. Eu como sempre, gosto de explorar o fundo do oceano, e logo na manhã do meu segundo dia partimos para um snorkelling tour.

A questão foi justamente saber se eu deveria mesmo investir alguns reais (digamos que vários reais...) para fazer esse tour com os locais, ou se partiria por conta própria. Uma vez caminhando nas ruelas do vilarejo você será facilmente abordado por vendedores de passeios, que lhe oferecerão basicamente três tours: o primeiro, a visita á praia da Gamboa, que você pode facilmente fazer por sua própria conta caminhando; o segundo é esse que realizei, o passeio de barco para Ponta do Curral, que é praticamente impossível de ser feita por conta própria, visto que precisa de uma embarcação para chegar até ela, e a terceira opção de passeio no Morro de São Paulo é a mais interessante (e mais cara também) - a volta na Ilha de Tinharé, passeio de dia todo que leva você até Boipeba e Cairu.

O farol do Morro visto desde o oceano
O farol do Morro visto desde o oceano

Como bom turista que sou acabei fazendo todos os passeios e vou contar todos os detalhes para vocês aqui no blog. Existem outras diversas atividades que podem ser realizadas no Morro, mas o foco dos vendedores é comercializar estes três passeios. O passeio para Ponta do Curral começou logo pela manhã, por volta das 9 e 30. A dica de ouro se você vai fazer esse passeio, é acordar um pouco mais cedo e aproveitar a Quarta Praia antes de partir, enquanto o calor ainda está suportável. É fácil ter uma prévia do que você vai ver no fundo do oceano fazendo um reconhecimento da área direto nas piscinas naturais que são encontradas nos arredores da última praia do Morro de São Paulo.

O passeio é composto por trê etapas: na primeira ele vai até a Coroa, um pequeno banco de areia localizado um pouco adiante da rebentação da Quarta Praia. O lugar é pode ser alcançado sem a necessidade de um barco, desde que você tenha animação suficiente para romper a barreira de corais gigantesca que tem até chegar na parte mais funda do oceano.

Mergulho, snorkel, Morro de São Paulo
Chegando no local do snorkel, muito próximo da Quarta Praia

Após ficar ancorado por um tempo nesse banco de areia, o barco parte para a Ponta do Curral onde existem algumas praias completamente desertas e um ambinte um pouco mais selvagem. Depois disso ele segue rumo a Gamboa onde você pode almoçar opcionalmente (não incluído no preço praticado no passeio).

A parte mais interessante mesmo fica por conta da diversão que acontece na Coroa. Muitos barcos fazem esse mesmo roteiro e essa é a parte que a garotada mais curte! Vale a pena mencionar que em certos lugares é bem fundo, então é legal que você se prepare com boias caso não domine a pratica do mergulho com flutuação.

Lugar é ótimo para descansar e para as crianças se divertirem
Lugar é ótimo para relaxar e para as crianças se divertirem

A visibilidade não era a melhor, mesmo por conta da quantidade de pessoas que se divertiam na água, mas foi legal explorar o fundo do oceano - existem belíssimos corais, muitos peixes tropicais e um oceano livre de poluição! Por vários minutos me diverti como uma verdadeira criançona explorando cada centimetro que me fosse permitido.

Snorkel Morro de São Paulo na Bahia
E enquanto isso abaixo d'água...

Depois de muita diversão, seguimos o passeio para a Ponta do Curral. Nos próximos posts muito mais sobre o Morro e os principais passeios que vocês encontrarão por lá!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Gravatar Image Comment
Ricardo Tobal
26/09/2012 09:37

Ônibus para qualquer destino

Olah Luiz!


 


Interessante seu blog, hein? Cheio de detalhes e boas matérias que empolgam todos a viajar mais. Falando nisso descobri o blog com informações do transporte rodoviário, o http://www.onibuspassagens.com.br, que sempre está com boas dicas passadas em seus textos. Dê uma olhada, me ajudou a decidir melhor como chegar até meu destino!  Um abraço

-