Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Café da manhã com o Ministro do Turismo em Brasília

Foi uma satisfação para o blogueiro que vos escreve poder participar de um evento que marcou a abertura de incentivos e apoios do Ministério do Turismo aos blogs de viagem brasileiros.


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Na manhã do dia 28 de setembro meu café da manhã foi exclusivo. Acompanhado de outras sete personalidades da blogosfera de viagens brasileira, nos reunímos com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e seu diretor de estruturação Ítalo Mendes, e fomos convidados a conhecer um pouco mais das novidades que este Ministério está planejando, todas elas com um único objetivo: melhorar a forma na qual se pratica o turismo no Brasil.

Dentre os vários temas abordados durante esta manhã, foi defendida a necessidade que o Brasil possui de vencer os desafios impostos pela realidade dos grandes eventos que se aproximam. Além de duplicar o número de turistas estrangeiros, boa parte dos investimentos estão voltados para melhorar o serviço prestado pelas instituições ligadas diretamente ao turismo, elevando os padrões a níveis internacionais.

Percebemos a necessidade que o Brasil possui de cada vez mais realizar um trabalho inovador, diferenciado e que tenha resultados práticos e efetivos, sendo que os blogueiros são capazes de se responsabilizar por boa parte das necessidades de divulgação, triagem e destrinchamento dos destinos nacionais.

Reunião do Ministro do Turismo com blogueiros
Reunião do Ministro do Turismo com blogueiros

E muito além do reconhecimento do papel dos blogueiros, várias outras novidades nos foram repassadas em primeira mão, dentre elas os empenhos do MTur em iniciativas diferenciadas, tais como na área de comunicação, que em breve possuirá um novo portal com os destinos turísticos brasileiros, adaptado para várias línguas e um blog mantido pelo Ministério e totalmente aberto a contribuição de blogueiros em viagens pelo nosso país.

Outra boa novidade que está prestes a ser relançada é o programa Viaje Mais Melhor Idade, além da unificação dos registros de hospedagem no país. Exatamente isso que você acabou de ler: vão criar um mega sistema que gerenciará todos os hotéis, resorts, pousadas, albergues e afins, unificando os cadastros eletrônicamente e proporcionando uma série de benefícios tanto para viajantes quanto para empresários.

Outro ponto interessante foi a apresentação de um sistema utilizado pelo Ministério que gerencia o repasse de verbas e a forma na qual elas foram utilizadas em cada município do país. Outros dados que o software fornece é por exemplo o volume de recurso de repasse agrupado por estado. Segundo o próprio Ministro, através de ferramentas como essas eles são agora mais criteriosos e capazes de definir e evitar qualquer tipo de fraude nos repasses e execuções.

Os repasses do Ministério do Turismo aos estados brasileiros
Os repasses do Ministério do Turismo aos estados brasileiros

Nossos dias em Brasília foram realmente produtivos. Em dois dias completos e uma manhã do terceiro dia, conseguimos fazer um city tour que foi publicado aqui em duas etapas, tivemos refeições espetaculares, conhecemos novos monumentos, presenciamos o espetáculo de palestra de Angel Diaz e eu ainda havia sido agraciado por uma bela vista da Capital logo em minha chegada.

Este evento marcou uma mudança de patamar não somente para o blogueiro que vos escreve, mas também para todos aqueles que escrevem sobre turismo no Brasil, que exploram lugares e com felicidade e prazer fazem questão de compartilhar em seus veículos virtuais de comunicação. Foi bom estar presente e acompanhar de perto a forma na qual o MTur começa a se relacionar com a blogosfera de viagens. Vida longa aos blogs de turismo!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-