Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

City Tour em Brasília, parte 2

A continuação do passeio por Brasília! Em dois dias conseguimos visitar boa parte dos principais pontos turísticos da Capital Federal do Brasil. Confira quais foram os lugares que conhecemos no nosso segundo dia de press trip!


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Ainda antes de nos dirigirmos ao Centro de Conveções de Brasília para assistir a palestra de Angel Diaz, complementamos a nossa experiência no Distrito Federal com um rápido tour pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Este post é a referência da segunda parte de um incrível city tour por Brasília, onde a primeira parte já foi devidamente documentada por aqui!

Ainda no calor da empolgação do dia anterior, e muito satisfeito por ter conhecido a mais nova atração turística do Distrito Federal, fizemos uma projeção do que poderia ser visitado ainda antes de almoçarmos. Definimos que seria interessante priorizar o Congresso Nacional, por sua importância no turismo cívico que estávamos realizando e posteriormente à palestra, definiríamos que ainda seria possível conhecer.

Câmara dos Deputados e Senado Federal
Câmara dos Deputados e Senado Federal

Então antes de mais nada, vamos entender um pouco melhor sobre esse que é um dos lugares mais importantes desta República. Este é o órgão federal responsável por executar as funções do Poder Legislativo. É no Congresso Federal que encontram-se o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. No Senado acontecem as reuniões e trâmites entre os 81 senadores, representantes dos 27 Estados e o Distrito Federal. Na Câmara reunem-se os 53 deputados federais que representam o povo brasileiro.

O número de representantes no Senado Federal é o mesmo para todos os Estados, não importando o tamanho da população que nele resida. São 3 senadores para cada Estado e mais 3 para o Distrito Federal. Já na Câmara, o número de deputados vai variar conforme a densidade populacional, desde que estados mais populosos possuem mais deputados.

Visual da Câmara dos Deputados em Brasília
Visual da Câmara dos Deputados em Brasília

Depois de receber as explicações básicas do tour guiado na Câmara dos Deputados, caminhamos em sentido ao Congresso Nacional. Fiquei amirado com os fantástico presentes recebidos por vários chefes de estado que se encontram expostos. O visitante também pode contemplar uma maquete muito realista do Congresso Nacional.

Maquete, presentes e recordações de Chefes de Estado
Maquete da Câmara, presentes e recordações de Chefes de Estado

Outro detalhe interessante do Congresso Nacional é a forma na qual foi construído, em um sistema bicameral, adotado justamente levando em consideração a razão da forma de Estado que foi instalada no Brasil, o chamado federalismo, que busca o equilíbrio entre o peso político dos Estados.

Ao chegar na área destinada aos senadores os carpetes que revestem os corredores fazem questão de alertar a mudança dos poderes públicos. Na Câmara o carpete é verde, já no Senado é azul. Além de todas as lideranças do governo e de cada partido, é também no Senado que acontecem os principais processos e julgamentos dos cargos de alta importância do Governo Brasileiro. Em nossa visita tívemos a oportunidade de fotografar e conhecer panorâmicamente a ampla área onde se reunem os Senadores da República Brasileira

No Senado Federal
No Senado Federal

Como nosso tempo estava realmente muito corrido, voltamos ao hotel, nos preparamos para a palestra e nos reunimos pontualmente às 14 horas no Centro de Convenções de Brasília, o assunto do próximo post é justamente esse: o que foi absorvido na palestra ministrada pelo espanhol Ángel Diaz, que abordou o tema: "Como criar destinos turísticos sustentáveis e inteligentes". Logo após este acontecimento, que celebrou o Dia Mundial do Turismo, continuamos com nosso city tour pela Capital do Brasil. Nossa próxima parada seria a Torre da Antena de TV que fica localizada no coração do Plano Piloto. A vista é simplesmente incrível!

Fim de tarde na Antena do Plano Piloto
Fim de tarde na Antena do Plano Piloto

Conseguimos avistar com facilidade as construções no Estádio Mané Garrincha, em preparação para a Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. Dali também foi possível avistar a belíssima fonte que fica na praça em frente a Torre e ao fundo a imagem do Congresso Nacional, rodeado pelos prédios dos Ministérios.

Vista da Câmara dos Deputados desde a Torre de TV
Vista da Câmara dos Deputados desde a Torre de TV

O pôr do sol tingiu as cores do céus da Capital Federal. Em tons roxo-azulados, passando pelo cor de rosa, até se aprofundar no azul escuro do anoitecer, ainda conseguímos fazer uma rápida paradinha na Catedral de Brasília, infelizmente não conseguimos adentrá-la, mas as fotos que registramos da área externa são realmente sensacionais.

Anoitecendo em frente a Catedral de Brasília
Anoitecer na Capital Federal em frente a Catedral

Em dois posts conseguimos resumir dois dias intensos de passeios em Brasília. Quem ganha é você leitor, que agora tem mais uma ótima referência dos melhores lugares a visitar em sua próxima viagem até a Capital Federal do Brasil. Nos próximos posts sobre esse press-trip, você vai conferir os resultados sobre a palestra, uma ótima dica de restaurante japonês e para finalizar com chave de ouro, os relatos da reunião com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Heleonora Adelaide
09/11/2012 18:31

Pra quem vai de bus...

Olá amigo! adoro entrar aqui, desta vez vou postar. Para quem vai viajar para Brasilia ou outro lugar, se vai de ônibus passe antes em http://www.viagensonibus.com.br/ e tenha mais ideias de descontos, locais e empresas que podem te levar , pagando bem menos mesmo, até 70% em relação a voos em até 600 km de distância. Pense bem e dê uma espiada! Boas energias!Um beijo

-