Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Palestra: Como criar destinos sustentáveis e inteligentes

No último dia 27 de setembro de 2012, me reuni com outros 7 blogueiros de turismo brasileiros a convite do Ministério do Turismo para assistir ao palestrante espanhol Angel Diaz brilhantemente conduzir seus ideáis sobre destinos sustentáveis, inovadores e inteligentes.


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

A palestra ministrada pelo espanhol Angel Diaz levou um ritmo bem dinâmico e realista e trasmitiu com sucesso os objetivos expressos pelo tema: "Como criar destinos turísticos sustentáveis e inteligentes" e fez menções por bons momentos sobre a nova forma na qual os viajantes de todo planeta estão se ambientando com a internet e a vasta variedade de conteúdos referentes ao próximo destino.

Angel abordou por vários momentos a importância em se renovar em ideais, afim de que a partir de então, sejamos eficientes na missão de gerar novas alternativas para as velhas questões pertinentes aos problemas relacionados ao turismo e sua evolução em nosso país. Não basta apenas ter bons destinos, praias paradisíacas, lugares fantásticos: é preciso saber inovar na forma de divulgá-los e estruturá-los para que assim o Brasil possa verdadeiramente decolar no turismo internacional e na conversão de novos visitantes.

Palestra Destinos Turisticos Sustentáveis e Inteligentes
Na montagem, o Ministro do Turismo, Gastão Vieira e o palestrante Angel Diaz

O tom da palestra foi sempre com o objetivo de levar a todos os presentes o espírito de motivação para a busca de novas e criativas soluções para a forma na qual praticamos o turismo no Brasil. Gastão Vieira, o Ministro do Turismo frisou a importância de desenvolvimento na abertura da palestra, que foi marcada por várias citações importantes nas redes sociais em geral.

Citação Twitter Palestra Ministério Turismo
Várias citações no twitter merecem ser registradas aqui também!

Um fato foi observado com muito prazer pelos blogueiros presentes: a internet está transformando a forma de viajar muito rápido e nós, que escrevemos a blogosfera de turismo brasileira diariamente, somos os catalisadores desta mudança! As pessoas hoje procuram compreender os destinos antes mesmo de começarem a fazer as suas reservas. Vejo todos os dias as pessoas se armarem de informações e conhecimento sobre os destinos que desejam visitar: elas conhecem as pousadas, hotéis ou resorts de interesse, pesquisam experiências de pessoas comuns nesses estabelecimentos, querem saber qual o melhor restaurante, a melhor opção para diversão e passeios e até qual barraquinha de praia vende a água de côco mais em conta. Mais do que nunca o viajante quer saber o que vai fazer durante a sua viagem, e Ángel Diaz confirmou isso em sua palestra sobre "destinos sustentáveis e inteligentes".

Inovar no turismo é essêncial
Inovar no turismo é essêncial

Foi uma grande satisfação estar presente nesta palestra justamente devido ao foco estabelecido por Angel com relação aos assuntos pertinentes ao turismo e ao trabalho desenvolvido pelos blogueiros. Estamos comprometidos mais do que nunca a levar a real informação sobre os destinos que visitamos. Hoje fazemos questão de optar por lugares pouco divulgados e paradisíacos justamente buscando estimular o potencial turístico de cada região brasileira. É papel do blogueiro, do cidadão, do turista e principalmente do empresário em fomentar a inovação a favor do mercado turístico de sua região. Mas a pergunta seria justamente a seguinte: o que significa inovação nesse caso? Essa pergunta foi esclarecida com total transparência por Angel: basta que busquemos cconhecer as falhas de cada destino e trabalhar inteligentemente, com projetos inovadores e alternativos.

Foi legal ver a exclusividade que o Ministério do Turismo fazia sempre questão de divulgar a nossa presença no evento, eles estão mais abertos do que nunca ao trabalho que nós estamos fazendo pelo turismo nacional.

O MTur convoca a blogosfera ao trabalho pelo Brasil
O MTur convoca a blogosfera ao trabalho pelo Brasil

Muito foi discutido, desde incentivos ao setor, passando pelas inovação em projetos e chegando até ao poder político, que deve se flexibilizar a ponto de criar novidades interessantes para quem trabalha diretamente com o turismo no Brasil. Mais do que nunca é necessário ter visão para inovar e gerar sustentabilidade com os recursos naturais, culturais e turísticos.

Aprendemos que inovar em um setor tão interessante e favorável quanto é o turismo está em ações inteligentes, trablhao em equipe nos vários setores relacionados direta ou indiretamente, colaborar e contribuir tecnologicamente com soluções proativas, inovar está basicamente relacionado a gerar novas economias dentro dos nichos já existentes, afinal de contas, chegou a hora de pensar na forma em que vamos avançar nos setor turístico criando destinos que se sustentam, pensando sempre no futuro do nosso planeta.

E mais do que nunca a citação a seguir se definiu como um novo patamar para quem trabalha com turismo + internet:

Internet - ferramenta número 1 em conversão de decisão de viajantes
Internet - ferramenta número 1 em conversão de decisão de viajantes

Foi fundamental para compreendermos melhor a importância de nossos veículos de comunicação. Aqui sentimos o peso da realidade, que insiste em afirmar que devemos sempre inovar em nossos blogs, procurar fazer a cobertura das viagens que realizamos com total profissionalismo, visando atender a todas os futuros visitantes que se embasaram em nossas experiências devidamente documentadas e terão a oportunidade de viver sentimentos parecidos com os que expressamos nas linhas dos blogs de viagem.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Marcelo Valente
11/10/2012 15:06

Inicio de uma grande jornada

Luis, além da visão turistica de um destino, o blogueiro através de sua análise crítica pode contribuir muito com o desenvolvimento sustentável de uma região que opta pelo turismo como mola propulsora de desenvolvimento econômico. O blogueiro de viagens que, na maioria das vezes, tem experiências somente como turista, elogiando, criticando ou apenas tecendo comentários a um estabelecimento comercial, deverá também ter uma visão a partir da comunidade inserida naquele contexto, se as ações públicas também os contempla e estão gerando destinos realmente sustentáveis. Abraços e parabéns pela cobertura deste evento.

Obrigado pela visita e especialmente por seu comentário Marcelo! 


A realidade está aí e demonstra a importância dos blogueiros e principalmente da necessidade de evolução também nesse nosso segmento. É preciso que sejamos mais críticos e construtivos, que saibamos escolher os destinos, priorizando as maravilhas ainda pouco exploradas de nosso território! Acima de tudo hoje sentimos o peso da responsabilidade de embasar as decisões e proporcionar sentimentos nas pessoas que passam pelos blogs de turismo diariamente! 


Fico feliz por estarmos no caminho certo, por sermos esses importante componentes fundamentais ao desenvolvimento do turismo brasileiro, que precisa emergencialmente de soluções inovadoras afim de que possamos dar exemplos sustentáveis e inteligentes de projetos inovadores ligados diretamente ao turismo. 


Mais uma vez obrigado pelo comentário e seja muitíssimo bem vindo por aqui SEMPRE!

Mauricio Oliveira
11/10/2012 14:45

Muito bommmm!

Simplesmente a melhor matéria que saiu sobre nossa participação no Dia Mundial do Turismo em Brasília.


Como sempre digo, você tem o dom das palavras! ;)

Marcelo Valente
11/10/2012 15:07

Concordo! :)

-