Destinos baratíssimos e paradisíacos na América do Sul para você viajar rindo a toa

Compilamos mais uma série de destinos incríveis onde gastaríamos custos irrisórios para conseguir experimentar um pouco do melhor do que cada um desses lugares na América do Sul nos reservam.

Sempre que me pego pensando na possibilidade de conhecer um novo destino ao redor do planeta eu acabo me lembrando das sensacionais possibilidades de visitar lugares aqui mesmo na América do Sul. De fato é difícil tentar acreditar que viajar para lugares no exterior seja um pouco complicado, pode parecer num primeiro momento que os custos da viagem serão exorbitantes e que mesmo se esforçando ao máximo não conseguirá grana suficiente para realizar uma viagem memorável. Pois poupe seus neurônios e acredite em mim: é possível sim fazer uma viagem alternativa e conhecer novas culturas aqui mesmo no nosso continente e pagando muito barato por isso.

Para te encorajar a dar o passo necessário e planejar a sua viagem para alguns dos destinos próximos a nós aqui na América do Sul, venho até aqui hoje para compartilhar 7 regiões que merecem estar na sua relação de lugares a serem visitados no cone sul do planeta, e fazendo isso com certeza estará pagando bem baratinho para visitar cidades históricas, mergulhar em rios e conhecer praias paradisíacas, vem comigo que te conto quais são os top lugares para visitar levando em conta o limite bancário!

Bolívia, Salar de Uyuni, La Paz

Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni, Bolívia (foto por National Geographic)

Sinceramente ainda não conheço a Bolívia. Ainda não tive a oportunidade de viver por aquelas bandas com menos de 100 dólares por um mês, assim como vários amigos já me garantiram ser possível. Quando visitei o Peru alguns anos atrás, conheci vários mochileiros que estavam passando meses viajando pela América do Sul e era evidente que a Bolívia era o reduto dos viajantes econômicos, vários deles inclusive já viveram pelo tempo do visto em território boliviano gastando ao final de 3 meses pouco mais de 400 dólares. Se você planeja conhecer um lugar dominado por ambientes extremos e altitudes sufocantes, meu amigo(a), a Bolívia foi feita pra você! Facilmente acessível de ônibus ou com voos até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, o viajante estará muito bem servido com opções de transportes variadas, desde ônibus com leitos executivos até a possibilidade de pegar carona com uma grande carreta e ir parar na fronteira com o Peru e o Chile. E o melhor de tudo?! Pagando quase nada por isso!

Peru, Vale do Colca, Puno, Urus e Lago Titicaca


Acredito que o Peru possui muitas alternativas turísticas ao vilarejo sagrado de Machu Picchu. Caso queira explorar uma região próxima à Bolívia e que parece ter herdado as características econômicas acessíveis do irmão andino? Pois vai na fé e pode subir até as cidades de Arequipa ou então Puno (às margens do Lago Titicaca) que não se arrependerá das possibilidades inesgotáveis de turismo de aventura que encontrará nessa região a custos realmente irrisórios. Conheci o Vale do Colca, me hospedei em Chivay inclusive por uma noite e posso afirmar-lhe que é confortavelmente possível realizar uma viagem histórica entre esses dois destinos peruanos pagando menos de 100 dólares por uma semana de atividade nas alturas ;) Uma vez nesses destinos é clássico conhecer os arredores de Arequipa, visitar os melhores mirantes para os vulcões e conhecer o Lago Titicaca e suas ilhas flutuantes.

Bogotá, Medellin e Cartagena na Colômbia


Viajar pela Colômbia é um convite à imersão cultural que o país proporciona a seus visitantes. Da agitada vida noturna de Medellin às praias de Santa Marta e Cartagena, os destinos colombianos estão no topo das listas de desejos de muitos viajantes internacionais. Com moeda mais barata do que o dólar e o euro, com ótimos serviços de transporte aéreo e terrestre, além de ostentarem uma infinidade gastronômica de dar inveja aos irmãos latinos. Muito discute-se sobre o quesito segurança em qualquer viagem até a Colômbia, porém acredito que pelas experiências que já obtive nesta nação, que não há o que temer, pois o policiamento e o sentimento de que realmente estamos seguros é quase sempre uma constante, entretanto é bom tomar o cuidado que tomaríamos em qualquer grande metrópole mundial.

Fronteira Tríplice entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste


Quer ter a oportunidade de conhecer uma das cidades mais descoladas do sul brasileiro e de quebra visitar outros dois países?! A grande vantagem de visitar a cidade de Foz do Iguaçu, além de poder conhecer as Cataratas, a Usina Itaipu, o Parque das Aves e tantos outros atrativos é justamente ter a possibilidade de almoçar no sossego do seu hotel brasileiro, cruzar a fronteira para almoçar no Paraguai e fazer umas comprinhas, voltar para o Brasil, guardar suas coisas no hotel, tomar um belo banho e descansar um pouco antes de seguir rumo ao seu jantar na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. Conhece algum outro lugar no mundo pertinho e barato onde é possível realizar cada uma das 3 refeições do dia em um país diferente?! Pois não perca tempo e comece agora a planejar sua visitinha a Foz do Iguaçu!

Uruguai e as cidades da fronteira do Rio Grande do Sul

Canela no Rio Grande do Sul
Canela no Rio Grande do Sul

Várias pessoas já me recomendaram e infelizmente ainda não arrumei tempo para conhecer as cidades desta região. Quando visite o Rio Grande do Sul e conheci Aparados da Serra, minha vontade de visitar o Uruguai e as cidades da fronteira que compõem a Rota Farroupilha só aumentou. O que mais poderia querer um amante de churrascarias e de boas conversas do que visitar os pampas no sul do Brasil, tomar muito chimarrão e se encantar com a beleza do caminho? Eu acho que pra ser melhor só se for bem baratinho né não?! Não é por conta do luxo das pousadinhas que você vai deixar de conhecer esses lugares não é mesmo?! Pode apostar que as diárias das hospedagens nessas cidadezinhas fica bem em conta! ;)

Equador e o norte do Peru

Pôr do sol na costa do Pacífico - Peru
Pôr do sol na costa do Pacífico - Peru

Saindo novamente do nosso país (mas é claro que para voltar agorinha mesmo), eu recomendo para você algo que ainda não consegui fazer, mas que não tem erro! É viajar e se encantar! Caso deseje se ver envolto em cidades históricas que sopitam tradicionalismo a cada viela descoberta, não deixe de tentar agendar uma viagem para o norte do Peru (aproveite para conhecer Lima!) Trujillo, Chiclayo e Piura são as 3 cidades na rota rumo à fronteira com o Equador. A viagem pode ser complementada visitando-se a cidade de Cuenca um dos principais destinos culturais do país equatoriano.

Centro-Oeste do Brasil

Piscinas naturais em Salto de Corumbá - Goiás
Explorando piscinas naturais em Salto de Corumbá de Goiás

E como o bom filho SEMPRE à casa retorna, não poderia nunca fechar esse post sem antes falar do meu estado brasileiro de Goiás, lugar que ainda acredito ser muito pouco divulgado turisticamente e que possui alternativas que agradam a todos os perfis e todas as idades de viajantes no modo econômico. Acredito que a melhor coisa que pode existir é conhecer Goiânia sem pressa, passear por suas ruas principais, visitar um dos gigantescos shopping centers, conhecer os vários parques e praças (incrivelmente arborizados), porém a viagem pra Goiás para ser barata não precisa necessariamente ficar em Goiânia. Cidades turísticas como Caldas Novas, Pirenópolis e Goiás Velho conseguem oferecer diversão à reviria! Atividades a céu aberto em contato com a natureza, passeios por ruelas históricas com casarões coloniais, visitas a fazendas que escondem cachoeiras e piscinas naturais pouco divulgadas, Goiás é muito mais não somente como um estado para se viver, mas principalmente para ser descoberto por quem tem sede de aventura ;)

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias