Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Duty Free Shop na Cidade do Panamá(Tocumen)

Depois de aproveitar bons momentos recordando minha viagem pela América Central no Casco Viejo, voltei ao aeroporto para me preparar para continuar minha viagem até Miami. Confira como é o Duty Free Shop do Panamá e as melhores lojas que existem por ali.


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Antes de seguir viagem rumo aos Estados Unidos, me sobrou um bom tempo para explorar o Duty Free Shop do Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá e compartilhar com vocês das minhas experiências, críticas e disparidades gritantes entre as áreas livres de impostos nos aeroportos mantidos pela Infraero no Brasil. É impressionante ver quanta concorrência em gigantescas lojas das mais variadas etiquetas.

Enquanto o viajante internacional desembarca no Brasil e tem a sua disposição apenas lojas com a etiqueta Dufry, aqui no Panamá existem ao menos três empresas que exploram (e bem...) essa região livre de impostos. Pois imagine chegar do seu voo/escala na capital do Brasil e ter um verdadeiro shopping center livre dos impostos e taxas brasileiras (não totalmente, é claro, mas...), com uma razoável área de alimentação e o melhor, chances de barganhar! Isso na minha opinião é sinônimo de concorrência, o que a Dufry não possui nos aeroportos brasileiros.

Visão Geral do Duty Free Shop do Aeroporto do Panamá
Visão Geral do Duty Free Shop do Aeroporto do Panamá

Mas se você está indo a Miami, não fique desesperado a ponto de gastar cifras e mais cifras monetárias aqui nesse lugar. Você está indo para a MECA das compras! Então a minha dica é de você analisar os valores dos produtos que você precisa comprar aqui antes de ir pra Miami. Chegando lá, você tem uma base do valor do preço do free shop para determinada mercadoria e pode assim planejar a compra dos seus presentes. E você ainda vai passar no Duty Free Shop de Miami, que é o mais impressionante que já estive em toda minha humilde vida latina.

Dufry, Attenza, Riviera, o que são esses nomes!?

Elas são empresas que atuam dentro dos aeroportos, cidades de fronteiras, portos e diversos outros lugares que têm redução ou insenção dos impostos. E ganha o viajante que tem acesso a lugares com estes e ganha-se muito mais quando visitamos zonas que possuem diversas empresas atuando, disputando livremente cada viajante que passa por ali. Isso aumenta o seu poder de barganha!

Attenza Duty Free - fortíssimo no Tocumen
Attenza Duty Free - fortíssimo no Tocumen

Infelizmente em nosso país nenhum aeroporto pode ter outra empresa atuando que não seja a gigante Dufry. Em nosso país, os Duty-frees são negócios permitidos como forma de concessão pelas administradoras de portos e aeroportos de todo o país, e devem seguir à risca as regras previstas pela portaria 204, lei que regulamenta o funcionamento de lojas francas em portos e aeroportos do país.

Durante mais de 20 anos a principal empresa no Brasil a explorar esse serviço foi a Brasif, que em 2006 foi vendida a um grupo internacional chamado Dufry, que é uma multinacional do ramo de varejo de viagens atuante em mais de 35 países ao redor do mundo. Essa empresa controla simplesmente 95% desse ramo de negócio em todo o país e quem perde é você viajante, pois sem concorrência os preços sempre são maiores. Experiência própria senti nessa viagem. Os custos de todos os produtos que adquiri no Duty Free Dufry de Brasília estavam cerca de 20% mais caros que os adquiridos no Tocumen e no Miami International Airport.

Então a dica é simples! Está de passagem pelo Panamá e seu voo de volta passa por lá, então use a ida para fazer uma boa cotação de preços, relaxar, conhecer as lojas, lanchar na área de alimentação, mas não compre por impulso em um primeiro momento, pois você vai se arrepender se o seu destino for algum lugar nos Estados Unidos.

La Riviera, Attenza - concorrência no Duty Free
La Riviera, Attenza - concorrência no Duty Free

Mas não existem só lojas dessas marcas. Você vai encontrar marcas renomadas! Calvin Klein, Lacoste, Chanel, Mac, Dior são apenas algumas das marcas que você vai encontrar se perambular muito por todas as plataformas de embarque internacional do Hub das Américas.

Lacoste, MAC, Chanel, Dior são apenas algumas das marcas encontradas
Lacoste, MAC, Chanel, Dior são apenas algumas das marcas encontradas

E vale a pena comer no Duty Free Shop da Cidade do Panamá!?

Bem, isso depende da fome que você tiver no momento que ficar por lá. Garanto que as bebidas avulsas no bar da Air Margaritaville são mais caros do que os engrrafados das lojas do Duty Free. A long neck de cerveza Panama custava U$ 4,50. Existem algumas lojas de lanches rápidos (apenas uma subway), mas você vai encontrar diversas outras lojas tipicamente panamenhas na food court do aeroporto.

Praça de alimentação no aeroporto do Panamá
Praça de alimentação no aeroporto do Panamá

Com uma gigantesca conexão de 11 horas na Cidade do Panamá, voltei para o aeroporto ás 5 e meia da tarde, sendo que embarcaria apenas ás 9 da noite. Tive tempo suficiente para pesquisar preços, fazer compras, registrar fotos e vídeos, descansar, comer, beber e tudo mais. Com o cair da noite, foi chegando a hora de embarcar rumo a Miami. E como foi interessante ver o procedimento de embarque para os Estados Unidos, totalmente diferente de todos que até então tinha realizado. Aqui sua bagagem de mão é revirada, tem que tirar os sapatos, ser revistado e checado novamente no detector de metais antes de embarcar. Mas espera aí! Eu já tinha feito isso antes de entrar no Duty Free!! Vai entender...

Embarcando no Panamá rumo a Miami
Boarding time..., let's go to Miami

E nos próximos episódios você vai conferir muito mais sobre os Estados Unidos, minhas primeiras impressões, compras e mais compras em Miami, Key West e muito, muito mais!

Gostou do Duty Free do Panamá!? Comenta aí!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Alexandra
27/04/2014 21:03

Xanda

Boa noite!
Eu vou para Punta Cana nesta semana e meu vôo tem conexão no Panamá. Então, como tenho três horas no aeroporto, pensei em fazer umas comprinhas... Minha dúvida é: quero comprar perfumes, como faço para transporta-los, se na bagagem de mão não pode ter líquidos? Vai passar dos ml's permitidos! O que posso fazer?
Obrigada!
roberta
17/02/2013 13:18

Ola, Bacana seu blog.


Seguinte em abril vou para cancun e vou ter parada de 3hs no aeroporto do panama.


Quero comprar perfume Femme individuelle mont blanc e Lady million água de perfume spray, oculos Ray ban e Relogio feminino de couro.


Quero uma nikon d800 camera profissional, vale a pena comprar no aerporto do panama e cancun?


em fim, melhor comprar no aeroporto do panama – free shops ou cancun?


Obrigada

romulo
30/08/2012 13:10

Boa tarde.


Encontro iphone e outros smartphones com preços bem melhores que do brasil?


Obrigado.

Marcelo
25/07/2012 11:36

Agencia no Panamá especializada me brasileiros!
Nariman
25/05/2012 10:29

Compras no Aeroporto

Boa tarde, estou indo para Aruba em Setembro, como passo pela cidade dp Panamá e ficarei três horas esperando o próximo vôo, gostaria de saber com você, o que seria melhor para compar. Se também seria bacana eu comprar na volta, só que na volta eu não terei nem 1 hora entre um vôo e outro... Obrigada,

I
18/01/2013 18:29

brunna
18/12/2011 18:44

Que outras marcas de maquiagens estão presentes nesse Free Shop??

Alê
06/12/2011 15:01

Compra de equipamento no Panamá

Consigo comprar equipamento semi-profissionais, como por exemplo uma câmera fotográfica Canon EOS 7d no free shop do Panamá?

Consegue sim Alê, já não garanto os preços, mas vai conseguir encontrar camêras semi profissionais e até em uma loja ou outra algumas profissionais, mas não existe nenhuma loja especializada em câmeras.


Vai visitar esse Duty Free? Em caso afirmativo fica o convite para voltar e deixar suas impressões! Abração e BOA VIAGEM!

Patricia
21/10/2011 08:44

Informacao

Renato
19/10/2011 11:05

iphone

fernando
28/07/2011 13:35

dúvida

Estou indo pra Punta Cana, com conexão na Cidade do Panama. Quero saber se lá no aeroporto eu vou ter acesso às lojas do duty free depois ou antes de despachar as malas. Meu voo de volta faz conexão no Panama e passarei uma noite lá. A conexão é só no dia seguite. Tem como eu despachar as compras em uma mala?Ou vou ter que levar dentro do avião como bagagem de mão? 

Olá Fernando!! Sobre sua dúvida é o seguinte: Quando vc sair do Brasil, despachará sua bagagem, que será retirada apenas no seu destino final. No aeroporto você tem acesso ao Duty Free tanto na hora que chega quanto na hora que parte, ele é praticamente o corredor de acesso ao voos internacionais e no caso da sua conexão noturna, para despachar mais bagagem você terá que consultar a COPA e com certeza terá que pagar alguma sobretaxa se ultrapassar o seu limite de bagagem despachada. Se não for muita coisa porque não levar como bagagem de mão!?


Agora se for pra comprar muita coisa eu recomendo comprar sempre na volta, ou no seu caso no dia seguinte...


Quando voar volte e deixe seu testemunho pra complementar ok?


:D

Henrique
24/07/2011 09:00

Olá,


você acha que vale a pena viajar para o Panama para compras? Ao invés de Miami, digo.


 


Qual sua opinião, os preços são mt distintos de lá? Já fui a Miami, mas gostaria de viajar pra outro lugar, até mesmo para conhecer.


Obrigado.

Fala Henrique, tudo joia? Agradecemos muito pelo seu comentário.


Sobre o que vale a pena com relação ao custo isso vai depender muito do tipo da mercadoria. No Duty Free Shop do Panamá os preços são muito parecidos com os preços do Duty Free de Miami, mas nos EUA quem manda é o Duty Free das Américas, empresa que não atua fora de lá. Acaba que os custos ainda conseguem ser cerca de 10% mais baratos em média, para perfumes e bebidas, mas para comprar eletrônicos, o lugar é Miami sem dúvida.

20/05/2012 15:17

Vale a pena Camera DSLR?

Caro Amigo,


 


Boa Noite.


 


Vale a pena eu aproveitar a conexão pra comprar uma camera DSLR( Canon 7d)? Preço Amazon.com ou Best Buy?


 


Saduações!

-