Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Blog Boa Viagem Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Carrões dos Estados Unidos

Manifesto a minha revolta por não ter condições de comprar carros tão fantásticos quanto os que poderia comprar se fosse um cidadão dos Estados Unidos. Confira nessa matéria alguns dos verdadeiros carrões que eu encontrei pelas ruas de Miami como se fossem verdadeiros carros populares.



Encontre o Post!

Últimos posts

Esta matéria está mais para uma manifestação explícita de revolta do que para mais uma entrada em meu diário de bordo. Sem dúvidas o mais chocante para minha primeira visita aos Estados Unidos foi cair na real e acreditar que é um fato a condição latino americana de pagar mais caro por uma qualidade ligeiramente menor em praticamente tudo o que consumimos por aqui. Se você já viajou várias vezes aos países considerados desenvolvidos então sabe bem do que eu estou falando. De geração em geração somos enganados pela carga tributária á qual somos submetidos vivendo no Brasil. Não é de impressionar quando vemos pessoas saindo do Brasil, imigrando para países como Londres, Estados Unidos e vários outros da Ásia ou Oceania e logo logo estão desfilando pelas ruas com carros que custariam a fortuna de toda uma vida aqui em nosso amado país. E é sobre essa revolta que eu venho falar no dia de hoje.

Reconheço que o post de hoje está mais para fotoblog do que para blog, mas é que não dá para escapar do clichê de que imagens falam muito mais do que mil palavras nesse manifesto de revolta. Revisando as mais de duas mil fotos que consegui fazer nesses sete dias entre Miami Beach e Key West, uma paisagem era constante por onde eu fosse..., a quantidade de verdadeiros carrões que existem por todos os lugares que eu andava. E não pense você que são carrões como os que conseguimos ver facilmente nas ruas brasileiras pois não são! Estou falando de BMW's, Nissans e Mercedes: veículos de alto calibre e completamente inacessíveis ao cidadão brasileiro.

BMW com rodas lindissima!
BMW branca em que apenas o preço das rodas pagaria um carro popular brasileiro

Desde o momento em que desembarquei no Miami International, até meus últimos minutos em solo norte americano, fui surpreendido pelos verdadeiros carrões que existem por ali. Não pense que vi vários carros com a difamada marca da Volkswagen ou da Fiat passeando por todos os cantos de Miami Beach assim como vemos em qualquer grande cidade brasileira. Pelo contrário, encontrar um carro com essas marcas pode até ser um desafio na terra do Tio Sam. Poderia me surpreender se qualquer pessoa me enviasse uma foto de um "Gol Bola" vagando desenfreadamente por uma das HighWays dos Estados Unidos, mas isso seria uma total excessão á regra de que existem carros para o consumo exclusivo dos latino americanos e existem os carrões que os cidadãos dos Estados Unidos podem adquirir, e a preços bem satisfatórios!

Carrera GTS nos Estados Unidos
Carrera GTS nos Estados Unidos

Essa revolta bateu tão forte no meu peito, que não satisfeito com a minha "descoberta", de que sou enganado no meu país de origem, que tenho que enriquecer os cofres públicos comprando um carro básico, chinfrim, pagando preços tão altos e inacessíveis que poderiam me dar condições de andar facilmente de BMW ou de Nissan 350Z nos Estados Unidos, ou ainda poderia alcançar um dos meus mais longíquos sonhos consumitas - um Mustang GT vermelho. Poxa vida, como é frustante ver um americano pagando U$ 8.000,00 por uma BMW semi nova (2005 - 2008), enquanto um brasileiro mal consegue pagar seu tão sonhado "Gol Bola" com essa bagatela. E não consegue mesmo!! E não vamos falar dos juros e correções monetárias provenientes das altas prestações que os brasileiros têm que se comprometer a pagar quando não possuímos o dinheiro em espécie.

Carrões antigos em exposição (Key West)
Carrões antigos em exposição (Key West)

E para contaminar a todos com essa minha revolta, eu separei as fotos das máquinas que mais me chamaram a atenção em solo estado-unidense. São verdadeiros carrões que eu encontrava a todo momento pelas ruas dos Estados Unidos, tratados por lá como verdadeiros carros populares, que não figuram nos sonhos dos brasileiros pois muitos deles eu não saberia dizer neim qual é a marca e tão pouco o preço. Certas mercadorias não chegam até nós para o consumo e quando chegam, são acessíveis apenas aos mega endinheirados que podem pagar aos rios o capital exigido pelo famoso "lucro Brasil", com objetivo único de ter um sonho de consumo sul americano estacionado na garagem de casa.

Carros de polícia dos Estados Unidos
Até os carros da polícia me fascinavam!

Você que vive fora do país pode até me chamar de ingênuo, inocente e ir além, consider-me um verdadeiro LATINO AMERICANO. E o sou com um orgulho infinito por saber que conheço muito bem o lugar onde vivo! Fato é que neim todos os latinos conhecem essa realidade. Muitas pessoas se impressionaram até mesmo com as revistas de carros usados que trouxe dos Estados Unidos para comprovar que não estava mentindo, pois falar tudo isso pode parecer mesmo uma grande inverdade aos olhos daqueles que nunca visitaram os Estados Unidos. Pois bem, apresento-lhes a verdade! Seu carrão zerado de 60.000 reais, comprado com muito esforço em uma concessionária brasileira, dividido em 60 parcelas iguais que não aparentam ter um juro tão alto não valeria sequer 20.000 dólares lá na América do Norte! É a lei da oferta e da procura que massacra com os bolsos brasileiros. Ah! E não tente comprar um carro desse por lá e vir pro Brasil com ele não! Ao chegar aqui você sofrerá infinitamente para legalizá-lo junto ao DETRAN local, sem contar o imposto de importação de 60% do valor original que você será obrigado a pagar para a Receita Federal.

O que mais me fascinou! Mustang Vermelho!
O que mais me fascinou! Mustang Vermelho!

Chrysler Conversível vermelho também fotografado em Key West
Chrysler Conversível vermelho (fotografado em Key West)

BMW em todos os lugares que se vá nos Estados Unidos
E tome BMW por todos os rumos!

Máquinas pelas Ruas de Miami Beach
Verdadeiras máquinas pelas ruas de Miami

Carro popular nos Estados Unidos
Mercedes é carro popular nos USA

Nissan 350Z
Nissan 350Z

Nissan Altima
Nissan Altima

Nissan Máxima
Nissan Máxima

Carrões utilitários são vistos a todo momento
Carrões utilitários são vistos a todo momento

E se você, assim como eu, ficou revoltado por não ter condições financeiras para comprar um dos carrões desse post, ao menos ajude a engrossar o caldo desse manifesto e libere a sua expressão na caixa de comentários logo abaixo!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

joao ladeira
12/10/2011 13:28

A culpa é nossa

É o fato mostrada acima chama a atenção de qualquer visitante brasileiro não só dos EUA quanto de alguns países desenvolvidos o preço que não só os carros são vendidos como outros produtos industrializados, é de deixar brasileiro revoltado.


Ah mas a culpa é somente nossa, do povo brasileiro que quando tomar consciência que dinheiro público é dinheiro seu, e que quando ele é jogado no ralo você tem que pagar a conta e paga quando compra seus bens afinal de contas o governo somente gasta  quem paga somos todos nós.

geraldo
24/08/2011 08:00

Recomendo

http://www.youtube.com/watch?v=Swo0CmL-T-o

-