Buraco do Galego na Praia do Cachorro em Noronha

A praia urbana mais próxima da Vila dos Remédios em Fernando de Noronha possui uma das piscinas naturais mais desafiadoras do Brasil.

Tem dias que a gente só quer ir pro mar né não?! Hoje é um daqueles dias aqui pra mim, pena que estou distante apenas uns 1.500 kms da praia mais próxima. Quando o assunto é praia, eu só lembro de Noronha. Já conheço um monte de praia ao redor do mundo, mas as praias de Fernando de Noronha são memoráveis, é impossível pensar em praia e não lembrar do arquipélago mais lindo do nosso país.

Puxando mais pela memória, se a gente fala em praia, particularmente eu me recordo de um lugarzinho que tenho tremendo apreço: a praia do cachorro. Sabe aquele lugar que você pode ir primeiro, logo depois de passar pela viagem de avião? Sabe aquele sentimento de só quer largar as bagagens do hotel e ir pro mar? Pois é, em Noronha provavelmente a primeira praia que você vai conhecer é essa! E olha, se ainda não conhece não sabe o que tá perdendo...

Praia do Cachorro em Fernando de Noronha
Dia lindo pra pegar um mergulho na Praia do Cachorro

Uma das praias urbanas mais acessíveis, a Praia do Cachorro, junto com a Praia do Meio e a Conceição formam a trinca espetacular para ser visitada logo no primeiro dia da viagem. Não há nada melhor do que um mergulho nessa praia logo depois das conexões e da espera que os aeroportos requerem. É como um pré-requisito, entende? Chegar, largar as coisas na pousada e ir dar um mergulho no Cachorro.

No cantinho da Praia do Cachorro
No cantinho da Praia do Cachorro

Gosto tanto desse lugar que até arriscaria dizer que me atraí mais do que as outras maravilhas que existem disponíveis ao público que visita Fernando de Noronha. É a praia que fica mais perto da Vila dos Remédios, tem uma estruturinha básica de barraquinhas servindo uns lanches e bebidas, tem até bica com água doce (porém salobra) pra tirar o sal no final do dia de diversão :D

A maré baixa forma piscinas naturais
A maré baixa forma piscinas naturais na Praia do Cachorro

Contudo sabe o que é o maior atrativo dessa praia na minha humilde opinião?! Ahh, você pode até pensar que é o visual estonteante, ou a bela vista que é possível obter do emblemático Morro do Pico. Porém eu vou além, o que mais me atrai nessa praia é a água límpida, transparente, 100% convidativa ao banho e todas as maravilhas que ela constrói quando a maré está baixa.

Em minha opinião, é uma das praias mais lindas de Noronha
Em minha opinião, é uma das praias mais lindas de Noronha

Quem se aventura a desbravar além das barraquinhas e da areia da praia consegue obter vistas espetaculares do Morro do Pico e da praia como um todo, porém alguns dos lugares só podem ser visitados com a maré baixa. Sem dúvidas a melhor época do ano para visitar Fernando de Noronha vai do final da alta temporada em julho até o fim do mês de outubro. É quando o mar fica "flat" (plano), perfeito para mergulhadores e banhistas porém horrível para os surfistas :D

Praia do Cachorro em Noronha
Mar "flat" no Cachorro, com vista para o Morro do Pico

E se você conseguir ter a sorte de encontrar todas essas variáveis juntas em um dia lindo como o que está ilustrado nas fotos, meu amigo ou amiga que me lê: tome o tempo necessário para caminhar pelas pedras no cantinho da praia, com bastante cuidado, para conseguir conhecer um dos marcos noronhenses mais espetaculares e desafiadores em minha opinião: o Buraco do Galego.

Turistas e locais se divertem no Buraco do Galego
Turistas e locais se divertem no Buraco do Galego

Esse lugar não passa de uma fenda profunda que existe bem no meio das rochas, que na maré baixa forma uma belíssima piscina natural. Só que a atitude de quem visita o "Buraco do Galego" não costuma ser entrar pela borda com cuidado não viu?! O pessoal gosta de se lançar das pedras mais altas e curtir a adrenalina da queda livre em um espaço um tanto quanto "apertado"...

Buraco do Galego
Buraco do Galego

Quem é menos corajoso costuma pular de umas pedras que ficam mais próximas do buraco, porém é bem comum ver alguns mais aventureiros (e inclusive vários residentes do arquipélago), pulado de pontos mais elevados, é algo bastante arriscado, é preciso de coragem. Recomendo a visita a todos, mesmo aqueles que não desejam se jogar das pedras no buraco apertadinho hehehe, este é um dos mais lindos marcos naturais da ilha de Noronha.

Piscina natural em Noronha
Piscina natural em Noronha

São pouco menos de 3 metros de diâmetro, por uns 3 de profundidade. É fácil deduzir que para alguém se jogar de qualquer altura é preciso ter no mínimo noção de espaço e máximo cuidado, afinal de contas você não quer se machucar em sua visita a um lugar tão paradisíaco quanto esse né?! Na oportunidade que visitei esse lugar, vi várias pessoas arriscando pulos de pontos com alturas variadas.

Pulando no Buraco do Galego
Pulando no Buraco do Galego

É claro que eu também arrisquei um pulo....

Pulo no Buraco do Galego
Eu também aproveitei pra saltar

Lugarzinho paradisíaco que merece a sua visita. Uma recomendação que posso deixar aqui é não tentar visitar esse lugar com a maré alta, pois você pode acabar sofrendo um acidente, o mar bate forte nesses rochedos quando a maré está alta. Para visitar o "Buraco do Galego" com total segurança é importantíssimo encontrar a combinação perfeita entre clima firme, céu azul, mar calmo e maré baixa.

Melhor piscina natural de Noronha
Melhor piscina natural de Noronha?!

Pra ser bem sincero eu até gostei de visitar o "Buraco do Galego" e praticar uns saltos por lá, contudo quer saber mesmo como eu gosto de ver esse lugar?! De boas como na foto a seguir...

Banho de mar na Praia do Cachorro
Banho de mar na Praia do Cachorro

Gostou da recomendação?! Tem coragem de pular?! Conta pra gente nos comentários! Abraço e até a próxima matéria :D

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias