Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Sobre o Iporã, espetáculo da Churrascaria Rafain

Além de um excelente buffet, a Churrascaria Rafain também apresenta o Espetáculo Musical Iporã, que é basicamente uma grande celebração de cultura, dança e música latina. Conheça um pouco mais sobre essa ótima opção de entretenimento na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.


Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Em nossa primeiríssima noite em Foz do Iguaçu, mal havíamos nos conhecido pessoalmente e já estávamos lá prontos para o primeiro grande acontecimento deste BlogTurFoz, o Espetáculo Musical Iporã, uma nova atração idealizada pelo pessoal da Churrascaria Rafain. Logo depois de degustarmos as delícias oferecidas pelo buffet da Rafain partimos para um ambiente anexo à churrascaria para conferir de perto como é o Iporã.

O espetáculo consiste em uma série de apresentações de música e dança latina, além é claro de explorar muito bem a lenda indígena das Cataratas do Iguaçu. O nome Iporã é de origem Tupi-Guarani e significa água bonita, onde y (água) e porang (bonito). Mas os shows vão além destas origens e se complementam com maravilhosas apresentações de música e dança paraguaia, argentina, andina, mexicana e acima de tudo - de muita música brasileira.

Iporã lenda, show, espetáculo, rafain
De presente um belo livro sobre as Cataras

O que podemos concluir é óbvio: o espetáculo é uma atração imperdível em uma viagem a Foz do Iguaçu. Isso pois ele consegue fazer com que a platéia experimente de diversos sabores latino americanos sem necessidade alguma de que você se locomova. Vários nações são representadas através das homenagens musicais e interpretações de saudosas figuras imortais para a cultura de diversos países latino americanos.

Música e dança mexicana
Música e dança mexicana

Um show de figurinos, combinados a um cenário que se transformava totalmente para representar a realidade de cada estilo musical, o Iporã esbanja glamour do início ao fim de suas apresentações. É legal ver a forma na qual os artistas praticamente adentram platéia afora, isso sem mencionar os momentos em que pessoas da própria platéia são convidadas para estrelarem o espetáculo lá no palco.

Um dos momentos mais interessantes (dentre vários) é exatamente o representado pela foto a seguir. A interpretação de Evita Perón, combinada com a fantástica iluminação, consegue projetar uma verdadeira bandeira da Argentina no vestido da artista, que é capaz de te transportar instantâneamente para o país hermano.

Homenagem a Evita Perón
Linda a interpretação e homenagem a Evita Perón

E não somente a Argentina é referenciada, mas também temos a nossa querida Carmem Miranda muito bem interpretada com um figuro de tirar o fôlego! Parece verdade ou não que essa penca gigante de bananas está na cabeça da artista? Detalhes que fazem a diferença no Espetáculo Iporã

E também a Carmem Miranda
Carmem Miranda muito bem ornamentada

E por aí vai seguindo o show: as apresentações são sempre muito bem amarradas e conseguem retratar com riqueza de detalhes a diversidade folclórica da América Latina. De música andina até o tango argentino. São cerca de 50 artistas, entre cantores, dançarinos e músicos que têm condições de fazer o público (de até 300 pessoas por espetáculos) se emocionar com a tamanha expressividade de cada uma das apresentações

E a cada nova cultura e nação representadas pelas danças, o palco tinha condições de se transformar de tal forma que ficava aparente a surpresa no rosto de cada pessoa da platéia. Na verdade as pessoas não esperam por essas adaptações e elas simplesmente surgem para montar um gigantesco cenário que ilustra cada uma das danças apresentadas.

Homenagem à dança doi boi bumbá
Homenagem ao boi bumbá (festa de Parintins - AM)

A iluminação leva a assinatura do iluminador e cenógrafo alemão Peter Gasper, que é o responsável também por diversos outros projetos no Brasil, tal como a iluminação da barragem da Usina de Itaipu. Peter utiliza vários recursos de luzes em várias apresentações, com o objetivo de criar a perfeita harmonia entre música, figurino e cenário. A área do público, iluminação da platéia e toda a estrutura cenográfica foi também planejada por Peter.

Dança latina - ao sabor peruano!
Dança e música latina - ao sabor peruano!

Iporã conta também com a direção artística de Maicon Clenk, ilusionista, bailarino e produtor que fez questão de criar um espetáculo com centenas de figurinos muito bem ornamentados. Foram ao todo 17 apresentações com músicos, bailarinos e cenários diferentes. Representar tantos países e tamanha diversidade cultural não é um desafio simples, porém a obra tem absoluto sucesso ao comunicar as maravilhas da cultura latino americana.


O malambo dos pampas gaúchos.

O objetivo básico do show é esse: enaltecimento das culturas latinas. O visitante terá o prazer de conhecer um pouco mais sobre a cultura desses países, bem como alguns de seus diferentes costumes, tudo isso através da dança e da música.

A platéia pode conferir a sensualidade de casais de tango dançando em elaborados cenários, e não é de ver que uma das blogueiras participantes do 2º BlogTurFoz fez questão de mostrar um pouco da sua desenvoltura na música típica argentina. A Anna Martinelli, do Blog Finestrino não deixou a nossa turma fazer feio e deu show na apresentação de Tango Argentino.

A Anna do Finestrino arrasando no tango!
A Anna do Finestrino arrasando no tango!

E os dotes artísticos da galera que fez o segundo BlogTurFoz não parou por aí! Logo antes do final veio o momento "cereja do bolo" desta espetacular noite na Churrascaria Rafain. Em um breve relance, já no finalzinho do show, existe o momento em que uma bela mulata toda trabalhada no glamour de seu figurino sobe ao palco e nos dá uma prévia do que viria por aí.

Mulata, espetáculo, iporã
E a mulata é realmente bem trabalhada...

Ela samba como ninguém e a platéia fica paralisada com o rebolado dessa mulata. Então, em um breve momento no qual todos já aguardavam ser o final de Iporã, um dos músicos que estava no palco aponta para a minha direção, chamando, gesticulando para que alguém subisse ao palco. Por um minuto tenho meu estômago totalmente congelado! Não que eu não seja um bom sambista, mas é que se eu subisse ao palco seria mais para dar um show de humor do que de dança.

E graças ao bom DEUS eu estava por um momento enganado, e quem estava sendo intimado a subir ao palco era meu ilustre amigo Cidilan da Apresentação, do Blog Se pluga no Mundo. Imaginem o meu alívio e intensa sensação de euforia ao ver que na realidade era o Cidilan (que estava sentado logo na minha frente) o grande convocado da noite! Ele ainda fez uma marra, virando-se para trás e falando que estavam chamando era eu. Mas o destino já estava traçado e quem deveria pagar esse "king-kong" seria ele mesmo. E lá se foi o Cidilan ao encontro da mulata toda trabalhada...

Cidilan e a mulata trabalhada...
Cidilan do se pluga no mundo e a mulata trabalhada...

Ele se deu muito bem! Foi ovacionado pela platéia e faltou apenas sair distribuindo autógrafos para todos no final. Mas também, Cidilan é bahiano de Salvador, não teria como ser melhor! Foi sucesso absoluto!

Finalzinho do Espetáculo Iporã da Churrascaria Rafain
Encerramento do Espetáculo Iporã da Churrascaria Rafain

O finalzinho do espetáculo é um show de luzes, cores e sentimentos. O palco é tomado por praticamente todos os artistas que se apresentaram. É uma verdadeira festa latina! E pra finalizar, não deixaria de tirar uma foto de recordação com o Vilson dos Santos, o gerente comercial da Churrascaria, que esteve sempre a disposição de todos com um belo sorriso no rosto.

Pessoal de uma atenção espetacular!
Pessoal de uma atenção espetacular!

Pra quem visita Foz do Iguaçu, uma oportunidade imperdível de associar uma bela refeição com um show cultural de altíssimo nível. Está de parabéns a Rafain, e principalmente toda a equipe de artistas que brilhantemente executa este magnífico espetáculo.

Além de tudo isso, ainda disponibilizamos um pouco mais do gostinho do Iporã pra vocês nas nossas galerias de fotos - basta clicar aqui e se deslumbrar com esse mega show da Churrascaria Rafain.

TV Boa Viagem

Foram feitas várias gravações no decorrer do espetáculo, confira algumas delas....


Música Andina no Iporã

Concluindo...

SERVIÇO
Rafain Cataratas Churrascaria Show
Endereço: Avenida das Cataratas, 1749 - Km 6,5 - Foz do Iguaçu – PR
O Iporã Lenda Show, é apresentado de segunda a sábado, sempre às 22h.
Preço: R$ 70,00 por pessoa em 13/03/2012 com a Loumar Turismo.
Telefone: (0xx45) 3523-1177
Horário: diariamente a partir das 20h45
Site: http://www.rafainchurrascaria.com.br
E-mail: rafain@uol.com.br

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros - Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros - Churrascaria Rafain Show - CityTour Histórico - Hotel Águas do Iguaçu - Restaurante Bufalo Branco - Cataratas do Iguaçu - Trilha do Poço Preto - Macuco EcoAventura - Restaurante Porto Canoas - Parque das Aves - Cataratas Argentina - Iguazú Argentina - Restaurante La Selva - Gran Aventura - Iguassu Jungle Explorer - Shopping Del Este - SAX Department - Dutty Free Shop Argentina - Restaurante El Quincho Del Tio Querido - Rafain Chopp - Woods - Cataratas JL Shopping

Apoiadores - Moleco - Pulp Edições - Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-