Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Viajando pela capital da Holanda, tive a oportunidade de resgatar o amor por programas clássicos e triviais em grandes metrópoles internacionais. Hoje lhe convido a conhecer Amsterdam pelo ponto de vista de quem navega em seus canais.

Sabe aquele tipo de programinha básico de turista que você não tem como escapar em alguns destinos?! Pois é, eu fiz um desses em Amsterdam recentemente. E quer saber?! Eu AMEI! Vou contar para você como foi o Canal Cruise que realizei na minha última viagem com o apoio do meu I amsterdam City Card :)

O grande barato do passeio é ter um outro ângulo de visão desta cidade tão famosa por seus canais, acredito que é o perfeito complemento da experiência de imersão em Amsterdam e pode fazer realmente com que obtenhamos uma ponto de vista distinto deste espetáculo de metrópole europeia. Bom foi tudo muito simples, eu estava hospedado nas imediações do bairro The Pijp e não precisei nem caminhar muito até encontrar o ponto de onde partem os passeios.

Informações sobre o Passeio de Barco em Amsterdam
Informações sobre o Passeio de Barco em Amsterdam

Se você já possui o cartão então não tem que fazer nada além de chegar uma hora antes e agendar o seu tour. Basta apresentar o cartão no guichê de checkin e serão gerados os ingressos de cortesia para embarcar. Como tinha um tempinho, nós decidimos dar uma volta nas redondezas. Como é bem central acaba sendo fácil dar um pulo em um dos lugares mais turísticos de Amsterdam: o ponto onde um dos vários logotipos do I Amsterdam estão localizados.

Canais de Amsterdam - Holanda
Canais de Amsterdam - Holanda

Para mim, não há melhor forma de matar tempo em um destino do que caminhando. E assim o fizemos, caminhamos nos arredores do símbolo mais famoso da Holanda, visitamos algumas lojinhas de souvenirs, aproveitamos para caminhar nas ruas que estão nas imediações, mas não propriamente na pracinha central onde está o Museu Van Gogh, já que estava praticamente abarrotada de turistas. Pensamos também em sentar em um dos vários pubs que existem nos arredores mas ficamos receosos pelo pouco tempo que tínhamos até o nosso tour partir.

Passeando enquanto não chega a hora do tour de barco
Passeando enquanto não chega a hora do tour de barco

Quando optamos por caminhar nos arredores da praça e não propriamente ao redor do logo do I Amsterdam, estávamos tomando uma das melhores decisões para não somente "matar o tempo", mas com certeza investir nosso tempo registrando as melhores recordações possíveis de nossa estadia. Caminhamos sem rumo entre as ruas e encontramos uma pracinha bem legal para ficar de bobeira, com um gigantesco xadrez onde algumas pessoas estavam se divertindo.

Flores em Amsterdam
Parques floridos nos arredores do símbolo I amsterdam

Flores por todos os lados em uma tarde de outono ensolarada. Amsterdam pulsava beleza por todas as paisagens que nossas pupilas conseguiam registrar. Eu fiquei por alguns minutos analisando o jogo dos rapazes que estavam por ali, mas o que eu mais gostei mesmo desse momento foi observar que é possível obter tranquilidade mesmo estando no olho do furacão turístico de uma metrópole internacional.

Xadrez gigante em Amsterdam
Xadrez gigante em Amsterdam

E põe tranquilidade nisso...

Lindo lugar pra descansar no coração de Amsterdam
Lindo lugar pra descansar no coração de Amsterdam

Nossa a imagem desses senhores tirando uma soneca no final da tarde não saiu da minha mente. Como pode né? Uma cidade tão maluca e liberal como Amsterdam ter lugarzinhos escondidos entre as ruas mais badaladas praticamente feitos para quem deseja curtir a cidade em câmera lenta :)

Símbolo do I Amsterdam, epicentro desta cidade holandesa
Um dos símbolos do I Amsterdam, localizado na praça próxima ao Museu Van Gogh

Saímos por alguns minutos daquele reduto de paz e sossego no meio da metrópole e caminhamos nas proximidades do símbolo. Sabe quando o arrependimento bate?! Não era aquilo que queríamos para matar nosso breve tempo antes de embarcar para o passeio de barco pelos canais, queríamos contemplar uma Amsterdam vivida pelos locais, sem aquela infinidade de turistas subindo nas letras e tirando selfies. Por isso focamos nas ruas menos turísticas. Como benefício obtemos a beleza arquitetônica e conseguímos conhecer muitas lojinhas de souvenirs com preços mais atrativos.

Arquitetura típica das ruas do centro de Amsterdam
Arquitetura típica das ruas do centro de Amsterdam

A propósito as lojas são espetaculares, enchem os olhos de qualquer visitante. Tem tanto presentinho legal, tanta bagulheira que sinceramente é até difícil encontrar algo comprável. Tem muitos artigos de decoração que podem valer a pena, entretanto boa parte das coisas que via por ali também já tinha encontrado no Albert Cuyp Market, também localizado no bairro mais descolado de Amsterdam, o The Pijp.

Lojinhas de souvenirs no centro de Amserdam
Lojinhas de souvenirs no centro de Amsterdam

Quando menos percebemos já faltavam 15 minutos para a partida. Voltamos depressa para o ponto de embarque e já encontramos uma espécie de escuna com teto de vidro que iria fazer o passeio conosco. Eu achei bem legal o perfil da embarcação, num primeiro momento sentamos no interior do navio, porém sabe como é né!? A melhor vista sempre está do lado de fora :)

Interior da embarcação que leva os visitantes pelos canais de Amsterdam
Interior da embarcação que leva os visitantes pelos canais de Amsterdam

Não demorou muito para começar a brincadeira! Aos poucos essa grande escuna foi deslizando pelas águas dos canais de Amsterdam, nos levando a obter outras paisagens, completamente distintas das que havíamos obtido até então apenas por caminhar pelas ruas atravessando as pontes entre os canais.

Passeando de barco pelos canais de Amsterdam
Passeando de barco pelos canais da capital holandesa

Tá aí um passeiozinho que surpreendeu. Acredito que toda atmosfera da cidade é bem mais absorvida enquanto desliza-se pelas águas tranquilas que abastecem os canais desta maravilhosa metrópole européia! É realmente uma atividade diferenciada poder assistir aos casarões passando vagarosamente diante dos seus olhos enquanto a brisa lhe garante a certeza de que está em constante movimento.

Ponto de vista privilegiado em Amsterdam
Ponto de vista privilegiado em Amsterdam

De vez em quando a embarcação precisava fazer umas manobras bem precisas para conseguir passar raspando pelas paredes das pontes, eram momentos realmente tensos para quem estava no barco, eu ficava ali me perguntando como seria a maneira mais óbvia para que o condutor da escuna se posicionasse, conseguindo assim atravessar a ponte, ele dava uma rézinha simples e já conseguia se endireitar rumo à travessia...

Pontes floridas repletas de bicicletas apareciam frequentemente em nosso passeio
Pontes floridas repletas de bicicletas apareciam frequentemente em nosso passeio

Enquanto o comandante se esforçava para não riscar as paredes, nós ficávamos lá contemplando as pessoas, as bicicletas, os canteiros floridos, tudo parecia contribuir ainda mais para a beleza estonteante das paisagens que nos eram brindadas ao longo do caminho.

400 anos de canais em Amsterdam
400 anos de canais em Amsterdam

Ahhh e realmente a melhor parte do passeio é poder estar lá no fundão. Tá certo que quase não vai sobrar espaço para sentar, mas convenhamos, quem quer ficar sentado em um passeio como esses?! Eu me esforçava para ver mais adiante e conseguir registrar belas fotos, afinal de contas não é todo dia que se navega pelos canais da bela Amsterdam, né não?! O sol dava o ar da graça de vez em quando fazendo com que as cores ficassem ainda mais evidentes, o dia estava realmente inspirador.

Passeio surpreendente em Amsterdam
Passeio surpreendente em Amsterdam

Quase sempre tento evitar os clichês turísticos enquanto visito novos destinos. Eu sou bem o tipo de cara que vai no Rio de Janeiro e não conhece o Cristo Redentor entende?! Vez ou outra eu acabo me arrependendo por ser assim, por evitar conhecer o óbvio, por tentar tanto fugir do senso comum, do trivial, mas devo confessar que esse passeio me pegou de uma maneira bem surpreendente, eu gostei tanto que chego a frisar as minhas recomendações: se for em Amsterdam, faça no mínimo um passeio de barco pelos canais - sem dúvidas vai complementar a sua experiência de uma maneira inesperada!

Nemo Museum em Amsterdam
Nemo Museum em Amsterdam

Continuamos deslizando tranquilamente pelas águas gélidas que banham a costa baixa de Amsterdam e nos deparamos com vários pontos de interesse, tal como o museu anterior, o Nemo, ou outro dos símbolos do turismo de Amsterdam que estão localizados em lugares estratégicos da capital holandesa. Era legal também ver as embarcações estacionadas constantemente às margens dos canais e que se transformaram em residência fixa de vários apaixonados por esta cidade.

Passando por um dos logos do I Amsterdam fora do centro da cidade
Passando por um dos logos do I Amsterdam fora do centro da cidade

Eu me deixei levar pelo passeio, me perdi fotografando sem precisar caminhar um metro sequer. Fiquei feliz por ver que estava no meio de um monte de turistas contudo me sentia extremamente contente por estar tendo outros pontos de vista tão espetaculares de Amsterdam, definitivamente não teria como registrar fotos tão lindas sem estar navegando pelos canais. Convenhamos, o tempo ajudou né?! O céu azul estava espetacular!

Casas dentro e fora das águas dos canais de Amsterdam
Casas dentro e fora das águas dos canais de Amsterdam

Contemplamos a arquitetura clássica holandesa sem deslocamentos adicionais, o tour por si só já vela muito a pena para quem tem pouco tempo na cidade, desde que passa por vias fluviais importantíssimas, permitindo assim que os turistas contemplem prédios históricos e também construções modernas.

Passeios de barco pelos canais de Amsterdam
Passeios de barco pelos canais de Amsterdam, valeu cada segundo :)

Pouco menos de uma hora depois estávamos ancorando novamente no mesmo ponto de partida, pertinho da Heineken Experience e do logo central do turismo de Amsterdam (I Amsterdam). Esse passeio reacendeu a chama do trivial no coração do viajante que vos escreve. Prometo que vou olhar com outros olhos e dar oportunidade para as atividades mais triviais nos próximos destinos que visitar :) A seguir você confere um vídeozinho contendo alguns dos melhores momentos do nosso tour.


Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Já fez esse passeio?! Conhece Amsterdam e tem sugestões para recomendar? Use e abuse da nossa caixa de comentários que vem logo a seguir!

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias