Feira em Amsterdam: Albert Cuyp Market no The Pijp

Visitamos o mercado a céu aberto mais famoso da Holanda, localizado no bairro mais descolado de Amsterdã, o The Pijp. Te convido a conhecer o Albert Cuyp Market, um dos melhores lugares para comprar queijos, souvenirs e lembrançinhas na capital holandesa.

Tenho diversas paixões quando viajo. Sem dúvidas tenho uma queda por feiras livres. Na realidade eu sou completamente apaixonado por esse tipo de imersão cultural, seja o destino que for! Recentemente visitamos a capital holandesa e nos deparamos com um grande problema: como conhecer todas as feiras e mercadinhos que Amsterdã proporciona a seus visitantes?! Pois bem, escolhi um lugar pra visitar (e depois acabei revisitando) e acredito que ali consegui encontrar de tudo um pouco para rechear a minha bagagem com souvenirs, lembranças e presentes para os nossos familiares.

Eu estava hospedado em um hotel próximo à tradicional feira livre do bairro mais descolado de Amsterdam, o The Pijp, bairro boêmio, com várias alternativas de lazer para os que optam por se hospedar por ali, obtendo como benefício as vantagens de estar em uma vizinhança mais tranquila e amigável, distante das principais atrações turísticas concentradas ao redor da Dam Square. Mas o que eu encontrei nesse mercadinho que me conquistou desse tanto!?

Feira em Amsterdam: Albert Cuyp Market no The Pijp
Feira em Amsterdam: Albert Cuyp Market no The Pijp

Resposta simples: eu encontrei QUEIJOS. Encontrei muito mais coisas, porém ahh os queijos, outra paixão na minha vida. E sou tão inexperiente nesse assunto, mas amo tanto quando a minha boca está repleta por essa substância deliciosa, ainda mais se estiver sendo o sujeito "harmonizador" de uma bela garrafa de vinho rosé francês. A gente vai crescendo e os gostos vão ficando apurados né?!

Banca de feirante na Holanda
O que encontramos em uma feira na Holanda?! Queijos é claro!

E não são tão caros assim não. Veja bem, aqui em Goiás, costumo pagar facilmente de 20 a 30 reais por um queijão caseiro. Então posso considerar justo o preço de 6 a 15 euros (entre 20 e 60 reais) para ter um gigantesco queijo holandês, concorda?! Afinal de contas aqui são produzidos alguns dos melhores queijos do nosso planeta :) Bom, mas não é só de queijo que os feirantes do Albert Cuyp Market vivem! Tem muito de praticamente tudo: frutas, verduras e legumes, peixes, roupas e tecidos, floricultura, comidinhas típicas, vale a pena conhecer (e reconhecer, como foi meu caso!)

Frutas frescas e suprimentos para as famílias de Amsterdam
Frutas frescas e suprimentos para as famílias de Amsterdam

Muito além de compras, esse mercado é um lugar para se inspirar com os exemplos de vida, se encantar com o sorriso e a amabilidade do atendimento de cada um dos feirantes! Eu me impressionei com os detalhes, com a qualidade das coisas que estão disponíveis para venda, foi realmente uma experiência marcante para nós em Amsterdã no mercado mais famoso da Holanda.

Feira livre no bairro mais descolado de Amsterdam
Feira livre no bairro mais descolado de Amsterdam

Nós gostamos muito de caminhar entre as barracas, saber o preço dos produtos, comparar com a nossa realidade no Brasil. Como bom mergulhador e explorador de ilhas ao redor do mundo, eu também amo muito comida fresca e saudável, principalmente se tiver um suculento pedaço de peixe no meu prato. Fomos adentrando a feira e uma gigantesca barraca de peixes nos chamou a atenção. Eu sabia que não poderia comprar, visto que na minha solução de hospedagem não teríamos como cozinhar, porém eu fiquei ao redor dessa barraca por vários minutos. Só fotografando. E salivando é claro :)

Banca de pescados em feira de Amsterdam
Ahhhh, tem peixe também!

Muitas espécies de peixes, tudo fresquíssimo. Lagosta, camarões, frutos do mar, filés de tantos peixes que amo, tal como o atum, o salmão, o dourado do mar, nossa foi difícil conter meus impulsos, mesmo assim fizemos uma comprinha de salmão fatiado como sashimi e comemos sentados em um dos canais, foi uma experiência incrível!

Peixes e frutos do mar prontos para serem vendidos no Albert Cuyp Market
Peixes e frutos do mar prontos para serem vendidos no Albert Cuyp Market

Sobre os preços eu não achei nada muito caro. Às vezes, nós brasileiros, podemos por hora pensar que o as coisas na Europa podem ser um pouco caras, visto que o euro é uma moeda forte, estável e que vale quase 4 de cada real. Porém te garanto que como moeda forte, a expressão de consumo dele é surpreendente! Com pouco mais de 20 reais era possível sair dali com peixe fresco pronto para uma farta refeição.

Peixe fresco em Amsterdam
Dá vontade de morar em Amsterdam só pra ter recursos dessa qualidade diariamente na mesa!

Esta é a grande disparidade do real para o euro: com poucos euros compra-se muito, tanto que não conseguiríamos comprar a mesma quantidade/qualidade no Brasil com a mesma quantidade de "dinheiro", não importando as variações cambiais. É claro que tinham também os peixes mais caros, com os valores do quilo variando entre 12 e 16 euros, alguns chegando até a 20 euros o quilo, porém acredito que se o euro está para o real assim como a Holanda está para o Brasil, então 20 euros devem ser o equivalente a 20 reais para os holandeses, né não!? E isso me revolta!

Filés, peixes inteiros e frutos do mar
Filés, peixes inteiros e frutos do mar

Olha a qualidade dessa bancada de feira! Tudo climatizado, muito gelo para preservar tudo fresquinho, eu fiquei com água na boca novamente quando vi o tamanho das tilápias que eles vendiam por ali, diga-se de passagem que um tanto quanto caras para a nossa realidade brasileira né (40 reais o quilo!).

Tilápias gigantescas a 10 euros o kilo
Tilápias gigantescas a 10 euros o quilo

Depois de passar tanta vontade, continuamos nossa caminhada pela feira livre. Tudo é tão bem organizado que sequer parece uma feira, mais me era semelhante a um shopping ao céu aberto. Todas as barraquinhas possuíam uma prova dos produtos à venda, gancho convidativo e que quase sempre rendia um sabor diferente na boca e uma conversa agradável, realmente muito amigável e respeitosa por parte dos feirantes.

Doces, muffins, rosquinhas e produtos de padaria
Doces, muffins, rosquinhas e produtos de padaria

Nós vimos muitas lojinhas também com produtos de padaria, doces, quitandas, bolachinhas, bancas inteiras com castanhas, crackers e afins, tudo muito gostoso e relativamente a preços não tão exorbitantes. Entretanto, sem medo de errar, esse é um dos melhores lugares de Amsterdã para experimentar e comprar queijos. A variedade impressiona! Existem várias bancas com centenas de qualidades de queijo, eles deixam também sempre uma amostrinha para que você possa encontrar o sabor ideal na hora de fazer a compra.

Queijos em Amsterdam
E tome queijo!

E vou te falar a verdade: eu fiquei impressionado com o preço. É muito barato! Saber que qualquer pedacinho de um queijo diferente aqui no Brasil está custando atualmente um verdadeiro absurdo, encontrar queijos finos holandeses a partir de 1 euro foi algo que realmente fez com que eu ficasse motivado a trazer essas delicias para o Brasil, afinal de contas agora é liberado pela aduana brasileira trazer queijos, embutidos e vinhos, então acabei lotando minha mala =D

Queijos à venda em Amsterdam
Dezenas, ou melhor, CENTENAS de tipos de queijos

NA hora de comprar o queijo é sempre bom optar por aqueles que não dependem de refrigeração para se manterem conservados. Isso pois eu acabei pensando em comprar uns briês que dependiam de refrigeração e acabaram chegando perdidos aqui no Brasil, ainda bem que foi bem pouquinho, mas é algo contornável visto que poderia ter despachado congelado em um recipiente que retem a temperatura dentro da minha bagagem principal.

Infinidade de queijos à venda no Albert Cuyp Market no bairro The Pijp em Amsterdam
Infinidade de queijos à venda no Albert Cuyp Market no bairro The Pijp em Amsterdam

Achei bem mais vantajoso realizar compras de queijos pra viagem nesse mercado do que nos vários supermercados que visitei durante a minha estadia. Agora se o seu assunto é fazer compra puxando o carrinho, então opte pela rede de supermercados Lidl, que estão espalhadas ao redor de todos os bairros de Amsterdam e costumam praticar preços irrisórios para produtos tipicamente holandeses.

Melhor lugar pra comprar queijo em Amsterdam
Sem dúvidas um dos melhores lugares para comprar queijos em Amsterdam

Deu vontade de voltar e me transformar em um feirante. Que lugar agradável! Uma atmosfera capaz de conquistar à primeira vista. Minhas últimas dicas, fundamentais caso você decida conhecer esse lugar: dá pra comer muita coisa deliciosa, então se organize para não deixar de experimentar o kip saté, um espetinho de franco com molho de amendoim); experimente também o stroopwafel, iguaria tipicamente holandesa que se assemelha a um waffle com caramelo. Também gostei muito das outras comidinhas de várias nacionalidades que acabei encontrando em meu caminho. Tinha de tudo: tailandês, coreano, vietnamita, italiano, um mundo de sabores! São mais de 300 banquinhas, então se prepare para investir algumas horas se deliciando nesta, que em minha opinião, é uma das feiras livres mais amigáveis do planeta.

Albert Cuyp Market em Amsterdã
Endereço: Albert Cuypstraat, Amsterdã
Site: http://www.albertcuypmarkt.nl
Horário: Seg–Sáb: 10:00–17:00

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias