Smiles, o programa de fidelidade da gol/varig

Entenda como funciona o programa de fidelidade da Gol Linhas Aéreas. Entenda a lógica das milhas aéreas, como acumulá-las e trocá-las por viagens. Economize com suas próximas passagens aéreas aprendendo a utilizar o smiles a seu favor.

O Smiles é o programa de relacionamento da Gol, onde o participante pode acumular milhas voando ou adquirindo produtos e/ou serviços de empresas parceiras e pode resgatar milhas emitindo bilhetes de Cias Aéreas. Possui mais de 6,5 milhões de participantes que voam frequentemente com a Gol, Varig e Cias parceiras e é um sistema de relacionamento com o cliente que proporciona benefícios diferenciados, tais como: uma franquia maior de bagagem, salas Vips Smiles em aeroportos, resgate de pontos em passagens aéreas, com ou sem dinheiro para completar um determinado trecho entre outros vários benefícios.

Para fazer parte do Smiles basta cadastrar-se gratuitamente no site, clicando aqui. As inscrições no Programa Smiles são gratuitas e podem ser realizadas através do site Smiles: www.smiles.com.br, Central de Atendimento Smiles e Ficha de Inscrição. Na inscrição, o Participante receberá um número de identificação no Programa Smiles. As milhas acumuladas na conta do Participante podem ser resgatadas em passagens aéreas nos vôos da VRG Linhas Aéreas operados com as marcas VARIG ou GOL e outras empresas aéreas parceiras do Programa Smiles. Através do site do programa smiles o cliente também tem opções de verificar as informações pertinentes a sua conta (extratos e movimentações diversas)

SOBRE OS CARTÕES SMILES - PRATA/OURO/DIAMANTE

Existem 4 (quatro) categorias de cartão Smiles: Azul, Prata, Ouro e Diamante.

  • categoria Azul - Período de até 12 (doze) meses consecutivos (excetuando-se o mês corrente), até 19.999 (dezenove mil novecentas e noventa e nove) milhas ou 24 (vinte e quatro) vôos no citado período;
  • categoria Prata - Período de até 12 (doze) meses consecutivos (excetuando-se o mês corrente), entre 20.000 (vinte mil) e 49.999 (quarenta e nove mil novecentas e noventa e nove) milhas ou efetuar entre 25 (vinte e cinco) e 59 (cinqüenta e nove) vôos no citado período;
  • Categoria Ouro - Período de até 12 (doze) meses consecutivos (excetuando-se o mês corrente), entre 50.000 (cinqüenta mil) e 99.999 (noventa e nove mil novecentas e noventa e nove) milhas ou efetuar entre 60 (sessenta) e 99 (noventa e nove) vôos no citado período;
  • Categoria Diamante - Período de até 12 (doze) meses consecutivos (excetuando-se o mês corrente), 100.000 (cem mil) milhas ou mais, ou efetuar 100 (cem) ou mais vôos no citado período;

Os prêmios Smiles constituem-se de Bilhetes Smiles, Bilhetes Smiles Any Day, Bilhetes Smiles Promocionais, Bilhetes Smiles & Money, Bilhetes Smiles One Way de Parceiros Aéreos, Bilhetes Smiles Round Trip de Parceiros Aéreos e produtos ou serviços associados a Parceiros não aéreos.

ENTENDENDO MAIS SOBRE MILHAS

Consideraremos a milha (1.609 m) como unidade básica. O total de créditos por viagem realizada pelo Participante do Programa Smiles será correspondente ao número de milhas efetivamente voadas entre a origem e o destino (sem contar escalas), seguindo as distâncias adotadas pela IATA (International Air Transport Association), ou o número mínimo/máximo de milhas estabelecido pelo Programa e pelos Parceiros, devendo o Participante verificar no site Smiles (www.smiles.com.br) ou junto à Central de Atendimento o número mínimo/máximo de milhas estabelecido para crédito por viagem.

Existem três tipos de milhas:

  • Milhas Club: são as milhas conquistadas com base na distância efetivamente voada pelo Participante e/ou o valor equivalente à regra da tarifa adquirida pelo Participante em voos da VRG Linhas Aéreas operados com marcas GOL ou VARIG e Parceiros, sujeitas a acordo específico entre o Programa Smiles e o Parceiro;
  • Milhas Bônus: são as milhas conquistadas através de promoções, de acúmulos diferenciados por classe de vôo ou de níveis de cartão;
  • Milhas Partner: são as milhas conquistadas pela utilização dos serviços e produtos contratados em Parceiros não aéreos ou aéreos do Programa Smiles, sujeitas a acordo específico entre a VRG Linhas Aéreas e a empresa aérea parceira.

Milhas de todos os tipos são acumuladas na conta do Participante para que este possa trocá-las por prêmios, mas somente as Milhas Club serão consideradas para a classificação dos níveis especiais de cartão Smiles — Prata/Ouro/Diamante.

As milhas poderão ser conquistadas através de vôos da VRG Linhas Aéreas S/A operados com marcas GOL ou VARIG e de outras companhias aéreas que tenham acordo de parceria com o Programa Smiles, além de diárias em hotéis, assinaturas de revistas, locações de autos e quaisquer outros serviços adquiridos através dos Parceiros não aéreos do Programa Smiles. Também poderão ser conquistadas milhas através de bônus, promoções ou acordos especiais. As milhas só poderão ser creditadas na conta em nome do Participante Smiles que efetivamente utilizou os serviços.

O Programa SMILES tem trabalhado em detalhes para criar a integração entre o Smiles e a American Airlines. Os Participantes Smiles poderão trocar suas milhas por bilhetes em voos operados pela American Airlines, American Eagle ou American Connection. Desde 1º de agosto, participantes voando American Airlines, American Eagle e American Connection já acumulam milhas no Programa Smiles.

EM SÍNTESE, O QUE TENHO QUE FAZER PARA GANHAR MILHAS SMILES?

É simples. Abaixo segue uma relação do que fazer para se dar bem no programa de fidelidade da GOL/Varig:

  • Voando Gol/Varig - sempre que você voa pela Gol você pode acumular milhas, o número de milhas vai depender da distância entre as cidades, da tarifa da passagem e da cor do seu cartão Smiles.
  • Voando Airfrance/KLM – a Gol fez uma parceria com a Airfrance/KLM e sempre que você voa nessas companhias você pode optar por acumular milhas Smiles.
  • Voando American Airlines – esta parceria é praticamente igual a feita com a AirFrance KLM mas está com promoção até 31/10/2009 de milhas em dobro.
  • Utilizando cartão de crédito – na maioria dos cartões de crédito você pode trocar o valor equivalente a cada dólar gasto por milhas.
  • Utilizando cartões de crédito específicos do programa Smiles
  • A Gol fez uma parceria com o Banco do Brasil e com o Bradesco para que eles lancem cartões de créditos com a marca Smiles.
  • Assinando revistas e jornais – essa é uma das formas mais rápidas de acumular milhas Smiles. Assinando, por exemplo, a revista época por 2 anos você ganha 6.500 milhas. Assinando veja por 2 anos você ganha 6.000 milhas + 1 ano grátis de veja.
  • Hospedagem em hotéis – o programa Smiles tem parceria com dezenas de hotéis não apenas no Brasil. Se hospedando nesses hotéis você também acumula milhas Smiles.
  • Compras na Internet – o programa Smiles tem parcerias com alguns sites de comércio eletrônico como a Americanas.com e o CompraFácil. Comprando nessas lojas você também acumula milhas Smiles.
  • Aluguel de veículos – até alugando carros você ganha milhas Smiles. Em geral você ganha 500 milhas por locação.
Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias