Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Blog Boa Viagem Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Bryant Park e a NYPL Biblioteca Pública de Nova York

Entre uma comprinha e outra na Quinta Avenida que tal conhecer um lugar histórico para o povo dos Estados Unidos? Quer uma sugestão? Visite o Bryant Park e a Biblioteca de Nova York!



Encontre o Post!

Últimos posts

Um outro passeio muito legal que realizei em Nova York foi a visita à Biblioteca Pública de Nova York e o parque que fica do ladinho, o Bryant Park. Ela está localizada com sua entrada principal voltada para a Quinta Avenida. Pode até parecer estranho visitar uma biblioteca em uma metrópole com tantas alternativas, mas pelo valor histórico deste edifício e por tudo que ele representa para esta cidade acabei acreditando ser interessante fazer um passeio rápido (que não me tomasse mais que duas horas).

O frio não era tão intenso, a manhã estava cinza e ventava nesta manhã de novembro, quando de repente cheguei no Bryant Park e me fantasiei com a gigantesca pista de patinação no gelo que havia por lá! Vários locais investem um pedacinho de sua manhã caminhando pelas áreas verdes do parque, aproveitando para fazer um lanchinho ou tomar um café e sentir a brisa que vem desde a pista.

Bryant Park e sua pista de patinação no gelo
Bryant Park e sua pista de patinação no gelo

Caminhar pelas lojinhas daquele parque foi uma experiência de cores, sons, sabores e sentimentos bucólicos de uma manhã fria de outono em Nova York. As folhas que caiam das árvores constantemente faziam questão de tingir o cinza de todo o chão do parque com tons amarronzados que dificilmente poderiam ser encontrados em outra estação do ano.

Depois de dar uma caminhada e conferir o que havia de legal no Bryant Park, já estava ansioso por adentrar o edifício da NYPL. Estamos falando de uma das maiores bibliotecas dos Estados Unidos e de todo o mundo! Em seu acervo constam mais de 20 milhões de publicações. São mais de 80 bibliotecas vinculadas diretamente a esta instituição que visitamos no coração de Manhattan. Existem unidaades espalhadas pelos bairros do Bronx e Staten Island e seu orçamento anual gira em torno dos 50 milhões de dólares.

Área externa da NYPL
Visual externo da Biblioteca de Nova York

Não é necessário pagar nada para conhecer esta biblioteca e usufruir de seu acervo. Existem várias salas de consulta e você pode pesquisar pelos livros que deseja folhear com a ajuda dos funcionários desta instituição, ou se preferir pode se perder pelas várias prateleiras de livros existentes nas salas de estudo. Além disso eles disponibilizam internet sem fio grátis para todos os seus visitantes, além de alguns terminais de pesquisa também conectados na internet (e no acervo da NYPL) que podem ser utilizados a vontade.

Uma peculiaridade desta instituição é justamente o fato de eles não emprestarem livros! Exatamente, não existe aquela estória de fazer fichinha e levar o livro pra casa! Você pode consultar o acervo a vontade, passar horas usufruindo dos conteúdos disponíveis por ali, mas tudo dentro das dependências desta instituição.

O interior da Biblioteca Pública de Nova York
O interior da Biblioteca Pública de Nova York

Eles permitem a entrada com câmeras fotográficas, você pode utilizá-la a vontade, mas sempre respeitando a solicitação de não usar o flash. Ao adentrar a biblioteca não é feito controle algum, mas na saída existe a revista de bolsas e mochilas pelos seguranças. Seu período de funcionamento é de segunda a sábado das 10 da manhã até as 6 da tarde, fechando às 8 da noite nas terças e quartas.

Devido a sua localização eu acabei passando várias vezes pelo Parque Bryant, eles estão na rua 42th com a Quinta Avenida, no caminho para a Times Square. E a minha última dica sobre esta região é para quem ama comida de rua - não deixem de explorar as barraquinhas com comidas e artesanatos que ficam abertas diariamente neste parque - é cada delícia viu!

comida de rua em Nova York
E depois de visitar a biblioteca, que tal um lanchinho no Bryant Park?

Já visitou a Biblioteca Pública de Nova York?! Tem mais alguma dica de ouro que possa vir acalhar para quem está planejando um tour na Big Apple? Então você é mais que convidado a deixar sua sugestão na caixa de comentários que vem logo a seguir.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Juliana
10/09/2012 19:55

Estou adorando seu blog, é tudo bem explicadinho, parabéns! Estou indo para NY dia 27 de novembro, você sabe se a pista de patinação do Bryant Park já vai estar funcionando? Obrigada!

Olá Juliana! Obrigado por seu comentário! Com certeza você encontrará a pista de patinação na época da sua viagem! Aproveite bastante e BOA VIAGEM ;)

Luciana Ribeiro
08/08/2012 19:56

Impressionada!!

Oi. Fiquei impressionada com a foto do bryant park. Estive lá em junho e estava lindo com seu gramado!!! Bem diferente. Se não tivesse visto a sua foto nem teria ideia de como fica no inverno. Fiquei impressionada!!! Tenho foto do parque  na primavera no meu face... As pessoas no fim de tarde aproveitando... Muito legal!!!  Parabéns  pela matéria!!!

Olá Luciana, muito obrigado por sua visita e principalmente por seu comentário! Realmente o Bryant Park fica lindíssimo no comecinho do inverno, quando ainda não está nevando mas ainda existem folhas nas árvores! Agora quero muito conhecê-lo no verão e no inverno, em dois extremos que ele deve ficar realmente fantástico! Mais uma vez mto obrigado e volte sempre!

-