Giovanni Rana, o melhor restaurante italiano de Nova York

Conhecemos um dos melhores italianos da cidade de Nova York e contamos todos os detalhes de nossa experiência nesta matéria exclusiva sobre o Restaurante Giovanni Rana, localizado no Mercado do Chelsea em Manhattan.

Nada melhor que iniciar um novo ano comentando sobre a descoberta de novos sabores em uma viagem até Nova York. Ainda no finalzinho do ano passado nós viajamos mais uma vez para uma das metrópoles mais importantes do planeta e tivemos a oportunidade de conhecer novos lugares que até então não parecem estar no roteiro da grande maioria dos viajantes brasileiros que são apaixonados por desbravar as alternativas turísticas da Big Apple. Conhecemos um dos melhores restaurantes italianos de Nova York, o Restaurante de Giovanni Rana, que oferece iguarias italianas artesanais de altíssima qualidade em um dos lugares mais descolados de Manhattan, o Chelsea Market.

Visitei o Restaurante de Giovanni Rana com prévio conhecimento de sua franquia. Sabia que ali eram criadas massas extremamente frescas que eram servidas acompanhados por ingredientes contemporâneos montados de maneira despojada e carregados de muito sabor. Para que eu possa realmente ser fiel à realidade da experiência obtida, antes de mais nada, é preciso relatar um pouco mais sobre a história de vida de Rana.

Giovanni Rana, restaurante italiano em Nova York
Giovanni Rana, restaurante italiano em Nova York

Giovanni Rana é um renomado produtor italiano de massas frescas, sua missão tem sido levar pasta fresca e artesanal com alta qualidade para a mesa das pessoas, sua família já vem percorrendo um caminho de sucesso em seu nicho de mercado há mais de 50 anos. Eles começaram a fabricar massas comercialmente ainda na década de 60 na cidade de Verona, na Itália, onde um mero jovem Giovanni começou a preparar essas massas de fabricação caseira em sua própria cozinha, criando receitas diferenciadas e oferecendo massa sempre fresca, preparada com os recheios e acompanhamentos que os locais mais gostavam.

Decoração com panelas e utensílios de cozinha no Giovani Rana de Nova York
Decoração com panelas e utensílios de cozinha no Giovanni Rana de Nova York

Hoje a marca Giovanni Rana se transformou em sinônimo para ingredientes de confiança e altíssima qualidade, caso esteja viajando pelos Estados Unidos é possível encontrar massa fresca da marca de Giovanni em qualquer grnde rede de supermercados, para ser cozida em sua própria alternativa de hospedagem, apenas adicionando água fervente e um tipo de molho de sua preferência.

Eles entregam pratos muito bem elaborados em seus principais restaurantes. Eu visitei a sede de Rana na Costa Leste dos EUA, localizado no bairro do Chelsea, onde é possível visitar a cozinha de Rana e regozijar com alguns de seus clássicos italianos desenvolvido ao longo de décadas na cozinha.

Ambiente agradabílissimo no Rana de Nova York
Ambiente agradabilíssimo no Rana de Nova York

Cheguei um pouco tarde no restaurante, próximo ao horário de encerramento das atividades comerciais, contudo fui muito bem recebido por todos no restaurante em que Giovanni mantém a sua cozinha em Nova York. Ávido por explorar as suas porções de pasta repletas de muito sabor e recheio suculento, primeiramente tentei consumir todo o ambiente com meus próprios olhos. Um toque rústico, mas moderno que combinava de maneira surpreendente! A decoração espetacular que leva as panelas douradas de Rana para acima da cabeça de seus clientes foge do tradicionalismo e revela um pouco da ousadia deste estabelecimento logo nas primeiras impressões. O ambiente também possuía uma adega construída com vidro ao lado do bar da recepção.

adega construída em uma das principais paredes do restaurante
Linda adega construída em uma das principais paredes do restaurante

A todo momento eram apenas sorrisos, tanto da minha parte em ser recepcionado com uma taça de champagne quanto para os garçons que me introduziam ao cardápio e às possibilidades que estariam em curso naquela noite. Como alternativa inteligente, acabei sendo assessorado a vivenciar um menu degustação em que degustaria 3 pequenas porções de algumas das mais arrojadas receitas de Giovanni Rana - estava prestes a me engajar na Pasta Journey (U$ 32). Não poderia estar com melhores assessores do que os próprios cozinheiros, então optei por uma salada verde para iniciar os trabalhos daquela noite enquanto aguardava pela primeira massa desta degustação.

salada verde pra iniciar os trabalhos no Rana de NYC
Optei por uma salada verde pra iniciar os trabalhos no Rana de NYC

Como mencionei anteriormente, sabia onde estava adentrando. Este é apenas um dos melhores italianos de Nova York, tinha a certeza de que sairia dali com novos paladares adquiridos e memoráveis momentos de satisfação ao ser tão bem tratado por todos. A primeira opção de massa seria um linguini, carregado com sabores do oceano. A iguaria foi servida banhada em tinta de lula, com pedacinhos de carne de caranguejo marinada. A seguir você consegue ter a noção do nível deste primeiro prato que me foi servido como a primeira opção de três.

Linguini com tinta de lula, sabores inexplicáveis com palavras
Linguini com tinta de lula, sabores inexplicáveis com palavras

Apesar de pequenas, as porções eram a conta exata para satisfazer o paladar com cada uma destas pérolas da culinária italiana, produzidas manualmente na cozinha de Rana. Logo depois de me apresentar o prato, o garçom me perguntou se eu gostava de queijo :D Eu amo! Então ele fez nevar parmesão naquela pasta negra que exalava odores extremamente apetitosos.

massa com queijo ralado
E melhor ainda se tiver um queijo parmesão ralado por cima :)

Como poderia expressar fidedignamente os sentimentos obtidos ao levar a primeira garfada à boca, apenas usando fotos e palavras aqui escritas?! Certamente podemos afirmar que é um tanto quanto complicado descrever o paladar obtido nesta porção de massa fresca, harmoniosamente confeccionada com os sabores marcantes da tinta de lula?! Poderia voltar a Nova York hoje mesmo para experimentar novamente essa delícia!

O segundo prato chegou em um piscar de olhos, logo enquanto ainda sentia os prazeres do mix de mar com Itália que residiam em minhas papilas gustativas. No próximo prato, fui surpreendido com cogumelos e trufas negras, um dos pratos vegetarianos deste restaurante italiano em Rana de Nova York.

Cogumelo com trufas negras
Cogumelo com trufas negras

Fantástica combinação entre sabores e texturas. Recebia as instruções sobre o prato, desfrutava com grande satisfação de cada um dos elementos e em alguns instantes o garçom retornava para perguntar como estava o prato, se tudo estava do meu agrado, tratamento diferenciado, individual e altamente personalizado.

Mais uma vez, alguns minutos após terminar o prato anterior, fui introduzido ao terceiro prato de massas frescas da noite. Tudo muito bem preparado e com exímia excelência, a grande maioria das massas possuía tempo de cozimento deixando-as "ao dente". A terceira e última opção chegou à mesa e imediatamente consegui perceber os toques de café que constituíam a decoração do prato. Todos os ítens deste menu degustação são miniaturas perto das porções oferecidas quando optamos por consumir apenas uma das qualidades de massa ofertadas.

Reginette com um espetacular picadinho de costela assada com toques de café espresso
Reginette com um espetacular picadinho de costela assada com toques de café expresso

Ainda tentando decifrar os prazeres que me foram proporcionados pela descoberta dos paladares anteriores, eis que surgiu a terceira iguaria da noite: um reginette com picadinho de costela, como uma carne desfiada, com leves toques de café expresso, massa essa que lembra muito as folhas de uma lasagna. Me peguei perplexo tentando compreender o quanto de sabor havia naquele prato, que combinava tão harmoniosamente entre os ingredientes ali presentes. Encerramos a noite com este prato que estava muito aromático e extremamente delicioso.

Fui convidado a experimentar as sobremesas que estavam sendo servidas naquela noite. Nada menos do que uma das receitas italianas mais tradicionais para sobremesa, o bombolone, uma espécie de massa frita que era acompanhada por calda de nutella. A seguir você confere a foto das sobremesas:

Sobremesas no Rana de Nova York
Sobremesas no Rana de Nova York: Bomboloni de Baunilha com chocolate de nutella

Ainda com os sabores italianos fresquíssimos de Giovanni Rana ecoando nos cafundós do meu paladar, me coloquei a processar um pouco as informações obtidas naqueles momentos agradáveis neste restaurante localizado no Mercado do Chelsea. Fiz algumas fotos adicionais do ambiente e fui convidado a conhecer o gerente geral do restaurante que me contou um pouco mais sobre a história da marca, sobre os produtos que ali são servidos, e falou mais sobre as pastas e recheios confeccionados por eles manualmente.

Giovanni Rana em Nova York
Um dos melhores restaurantes italianos de Nova York

Para complementar a experiência, recebi mais informações referentes à marca de Giovanni para massas que são vendidas ainda frescas nas principais redes de supermercados dos Estados Unidos. Inclusive ganhei uma bolsa cheia de massa fresquíssima que poderia ser preparada no meu próprio hotel. Foram momentos agradabilíssimos desfrutando da alta gastronomia ofertada por Rana em um dos bairros mais emblemáticos para foodies explorando Manhattan.

melhor restaurante italiano de Nova York
Massas frescas pra levar embora em um dos melhores italianos de Nova York

Adentrar este restaurante é ter a possibilidade de conhecer a cozinha italiana caseira e ainda manual que é produzida por Rana e sua família no coração da Big Apple. A decoração rústica que combina utensílios de cozinha antigos com as paredes em tijolo colonial exposto faz com que seus clientes sintam-se como se estivessem definitivamente dentro da cozinha de Giovanni. É um lugar que proporciona excelentes oportunidades para quem deseja desfrutar de massa fresca italiana em plena Nova York.

Serviço

Restaurante Giovanni Rana Pastificio & Cucina em Nova York
Endereço: Chelsea Market, 75 9th Ave, New York, NY 10011, EUA
Site: rananyc.com / E-Mail:info@ranaNYC.com / Telefone: +1 212-370-0975
Facebook: facebook.com/GiovanniRanaPastificioCucina / Twitter: @RanaNYC / Instagram: @giovannirananyc Realizamos esta experiência em uma parceria celebrada com o Restaurante Giovanni Rana sem fins lucrativos, o que não influencia na transparência deste relato.


Giovanni Rana, restaurante italiano no Chelsea Market

Luiz Jr. Fernandes
Autor

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias