Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Blog Boa Viagem Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Agora CUZCO! Minhas primeiras impressões!

Falar sobre Cuzco é algo definitivamente muito complicado. Veja bem, é impossível ter uma publicação com as primeiras impressões sobre esta cidade peruana sem ressaltar as maravilhas que um viajante vai encontrar por aqui. Sendo assim, que sejam dois posts, um para as belezas encontradas nas pessoas, nos mercados, nas ruas, e um outro posteriormente para as maravilhas arqueológicas encontradas ao redor desta cidade que foi simplesmente a capital do império Inca no planeta.



Encontre o Post!

Últimos posts

Cusco, Cuzco ou até mesmo Qosqo. A segunda maior cidade peruana mescla traços de arcáico com o modernismo de uma grande metrópole desenhada com o formato de um puma. Eu reconheço a minha humildade para transcrever esta cidade, e reconheço que não sou capaz de transcrever os sentimentos que tive enquanto estive em Cuzco. A verdade é que Cuzco é uma cidade desenvolvida, mesclada ao passado campesino que não evoluiu. Cuzco burbulha o desejo de se despontar, a 3.750 metros do nível do mar, como a potência latino americana que influencia todos os aspectos de vida dos peruanos. Cuzco é definitivamente o umbigo do mundo. E falar desta cidade é falar das pessoas que a compõem. É falar de seu ritmo de vida, sobre suas ruas de pedra, sobre seus inigualáveis sítios arqueológicos. É claro que eu poderia ficar o dia todo escrevendo sobre as minhas primeiras impressões sobre Cuzco, mais definitivamente necessitamos ser sucintos neste assunto e desmembrá-lo em várias outras publicações que estarão por vir por aqui nos próximos dias. Vamos lá, apresento-lhes, a cidade de Cusco, a capital do império Inca no Peru.

Viva El Peru - Cuzco!
Viva El Peru - Cuzco!

E muito além de principal portão de acesso à cidade sagrada dos Incas, Machu Picchu, Cuzco é uma cidade extremamente turística, com milhares de atrativos diferentes do citado anteriormente. Conheci em Cuzco várias pessoas que já a visitaram por mais de uma vez e que nunca sequer visitaram a estrela turística peruana de Machu Picchu. Sim, acreditem-me, Cusco está muito além do Machu Picchu. Aqui você pode encontrar desde sítios arqueológicos interessantíssimos, museus, baladas, mercados com as roupas mais baratas que já vi em minha vida (e de uma ótima qualidade também), e muito mais. Quem vem a Cuzco com o intuito único de visitar a Machu Picchu está perdendo culturalmente, financeiramente e espiritualmente.

E sim, falar de Cuzco é falar das pessoas que por ali vivem. Em quantos lugares da América Latina podemos encontrar um povo que expressa sua cultura tão discaradamente na forma de se vestir e se comunicar? Os cuzquenhos fazem questão de preservar a língua nativa, o quíchua (qhichwa simi ou runa simi), também chamado de quechua ou quéchua, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes. Conheça através das fotos abaixo algumas das figuras encontradas facilmente ao caminhar pelas ruas de Cuzco.

Pessoas da cidade de Cuzco
Pessoas da cidade de Cuzco

São pessoas humildes, que expressam a cultura latina em suas faces. Que mesclam a sua cultura ao trabalho de rua em uma rotina diária interminável. Mesclam o moderno com o antigo. Visitar a Cuzco é ter a oportunidade de vivenciar culturas arcaicas da humanidade que permanecem intocadas em pleno século XXI.

Mais pessoas típicas da cidade de Cuzco
Mais pessoas típicas da cidade de Cuzco

E quão rica e fundamental é a agricultura dos camponeses aos redores de Cusco. Nota-se pelas ruas a influência Inca presente até hoje nos costumes, na forma de se comercializar o produto vindo do campo. Cuzco tem o poder de mesclar o novo com o arcaico com tal facilidade que impressionou a mim, mero brasileiro, solitário, vagando pelo Peru a fora.

Comida! Frutas, Verduras, Carnes em Cuzco no Peru
Comida! Frutas, Verduras, Carnes em Cuzco no Peru

A maior quantidade de qualidades de batatas e milho que já vi em toda minha vida. Uma abóbora gigante que eu creio que não conseguiria carregar sozinho, grãos, carnes e condimentos que talvés vários brasileiros nunca terão o prazer de experimentar. Os maiores grãos de milho que já vi em minha vida estão aqui.

Detalhes do mercado central de Cuzco
Detalhes do mercado central de Cuzco

A qualidade do trabalho Inca com certeza não foi exterminada com a chegada dos Espanhóis no Peru na época dos descobrimentos. A cultura é notada na vasta qualidade de batatas, de mandiocas, temperos. A cultura Inca é notada na face dessas pessoas humildes que estão a construir passo a passo a América Latina que vivemos em nosso dia a dia :D

Sabores peruanos na cidade de Cuzco - Peru
Sabores peruanos na cidade de Cuzco - Peru

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-