8 piscinas naturais no Brasil que você deve conhecer agora mesmo!

Nada melhor do que viajar pelo Brasil e ter a oportunidade de explorar suas potencialidades turísticas. Compartilhamos hoje uma série com 8 piscinas naturais que não podem ficar de fora de sua relação de destinos a serem visitados em nosso país.

Seja em época de dólar alto ou baixo, em tempos de crise ou abundância, com ou sem milhas, algo é um fato concreto: é sempre bom viajar pelo Brasil. País continental, dono de uma tremenda exuberância ecológica e ambiental, podemos encontrar vários tipos de climas, relevos, fauna e vegetações viajando pelas 5 regiões de nosso país. Como bom viajante que sou, cara que realmente ama estar molhado em seus destinos, hoje venho até aqui para compartilhar novamente a felicidade e a esperança de podermos conhecer um pouco mais de nosso país pagando o mínimo possível para isso.

Gosto de cachoeiras e montanhas, amo estar em contato com a natureza percorrendo trilhas no meio da mata fechada, mas a minha paixão verdadeira enquanto estou viajando por onde quer que seja, são elas: as piscinas naturais! Particularmente curto muito estar dentro da água e acredito que não há nada para combinar mais com momentos de lazer do que uma piscina, seja ela natural ou não. Entretanto quando adentramos uma piscina esculpida pelas mãos do Criador no meio de um ambiente exuberante e natural, acredito que aí sim estamos imergidos no contato com a mãe natureza. Vários lugares me fizeram ter esse sentimento aqui no Brasil. Hoje venho compartilhar com vocês algumas das piscinas naturais que eu já conheci, e que se você ainda não conhece meu amigo(a), então trate de colocar esses lugares no topo da sua lista de desejos viajantes! Aí vão elas! São 7 das piscinas naturais mais lindas que já mergulhei em território nacional:

Piscina do Atalaia - Fernando de Noronha - Pernambuco

Piscina natural em Fernando de Noronha
Vida em abundância na piscina natural do Atalaia em Fernando de Noronha

Acredito que esta foi uma das piscinas naturais que visitei na vida em que mais fui surpreendido pela vida selvagem em abundância que acabei encontrando por ali sempre que tive a oportunidade de praticar flutuação com snorkel. Em menos de 10 minutos eu consegui avistar filhotes de polvos, cardumes de peixes típicos da região fazendo sua morada entre os corais e até mesmo filhotes de tubarão. A piscina do Atalaia é um ambiente muito frágil, seu acesso é controlado com rigor pelo ICMBio e para visitar o lugar é preciso inclusive agendamento. Já escrevi algumas matérias adicionais sobre esse lugar, você pode visitá-las clicando nos links a seguir: Piscina natural do Atalaia e Trilha Curta para a piscina do Atalaia

Piscina natural no fim da Trilha do Parque de Aparados da Serra - Rio Grande do Sul

Aparados da Serra e suas piscinas naturais
Aparados da Serra oferece trilhas repletas de piscinas naturais

Não pense que apenas no nordeste podemos encontrar piscinas naturais prontas para o banho, pelo contrário! Elas estão espalhadas por praticamente todos os estados brasileiros e acredite em mim: algumas das melhores delas estão na região do Parque Nacional de Aparados da Serra! Tanto a Trilha do Rio do Boi quanto a Trilha das Piscinas do Malacara podem surpreender os adeptos de trilhas com paradinhas estratégicas para mergulhar em piscinas naturais! Já visitamos este destino incrível na região de fronteira entre SC e RS e recomendamos a leitura dos seguintes posts se você se interessou pelo destino: Trilha das Piscinas do Malacara e Cânion Itaimbezinho e a Trilha do Rio do Boi

Piscinas naturais da Quarta Praia em Morro de São Paulo - Bahia

Diversão em Morro de São Paulo é encontrar a sua própria piscina natural!
Diversão em Morro de São Paulo é encontrar a sua própria piscina natural!

A região nordeste do nosso país possui alternativas turísticas bem diversas, culinária regional singular, cultura e tradicionalismo para encantar qualquer perfil de viajante. Falando em nordeste um dos primeiros estados que nos veem a mente é a Bahia! Como não lembrar dos baianos quando tocamos no nome do nordeste?! Dono de um dos maiores carnavais do planeta, terra de gente com a identidade marcante, lugar onde comi as melhores moquecas da minha vida, este estado é também o destino onde podemos encontrar algumas das melhores regiões do Brasil para explorar piscinas naturais por conta própria. Sendo mais preciso, é na Quarta Praia do Morro de São Paulo onde você conseguirá encontrar dezenas de piscinas naturais na maré baixa onde você pode, assim como eu, tirar um tempinho para pensar na vida enquanto boia despreocupadamente em uma piscina esculpida pela natureza que por alguns instantes você pode até chamar de sua! Tenho várias dicas sobre este destino que você pode encontrar visitando nossa página oficial sobre a Bahia aqui no blog!

Fontes naturais com água naturalmente quente no Rio Quente Resorts

Piscina com água termal no Rio Quente Resorts em Goiás
Piscina com água termal no Rio Quente Resorts em Goiás

E como bom goiano que sou, nunca poderia deixar de mencionar as piscinas naturais que conheci no Rio Quente Resorts. Essas com certeza são piscinas com fontes naturais que verdadeiramente merecem destaque, apesar de existirem pela intervenção da mão humana. Primeiro por serem renovadas diariamente com água naturalmente aquecida pelas termas da Serra de Caldas. Em segundo lugar pela harmonia que elas possuem com o ambiente e a natureza. E em terceiro lugar pois estão acessíveis a qualquer visitante do Hot Park, ou qualquer hóspede do Rio Quente Resorts (no Parque das Fontes). Vale a pena ou não vale tirar o tempo necessário para explorar cada uma das dezenas de piscinas que o maior complexo hidrotermal do planeta possui para oferecer?! Saiba mais sobre esse destino brasileiro: Caldas Novas e Rio Quente

Lagoa Azul na Ilha Grande, uma verdadeira piscinona natural

Lagoa Azul na Ilha Grande, Rio de Janeiro
Lagoa Azul na Ilha Grande, Rio de Janeiro

Da água quente encontrada nos arredores de Caldas Novas para a água refrescante (e até certo ponto um pouco fria) do litoral do Rio de Janeiro! Viajando para a Ilha Grande podemos encontrar diversas alternativas de ecoturismo de aventura. Boa parte delas estão relacionadas à descoberta de praias intocadas e mergulhos divertidos em verdadeiras piscinas naturais (ou melhor, lagoas naturais) esculpidas pela mãe natureza em pontos estratégicos desta que é uma das ilhas mais lindas do Brasil.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e suas gigantescas piscinas naturais

Lagoa com água doce de chuva nos lençóis maranhenses
Lagoa com água doce de chuva nos lençóis maranhenses

Do Sudeste, de volta ao Nordeste cabra da peste!

Eu poderia escrever um post enorme somente para conseguir enumerar as piscinas naturais que podem ser encontradas em cada um dos estados nordestinos, porém o bom mesmo é diversificar, não é mesmo!? Tendo a oportunidade de conhecer o Maranhão, visite o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para explorar e descobrir algumas das mais surpreendentes piscinas naturais que podem ser encontradas em território nacional. Conheci os Lençóis e naveguei pelo Rio Preguiças recentemente e contei em detalhes nos dois links a seguir: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na Rota das Emoções,Do Piauí ao Maranhão navegando pelo Rio Preguiças

Piscinas naturais formadas pelo represamento da água nas pedras da Praia de Jericoacoara

Piscina natural na praia de Jericoacoara - Ceará
Piscina natural na praia de Jericoacoara - Ceará

Outro lugarzinho paradisíaco que merece a sua visita em uma viagem em busca das piscinas naturais na região nordeste do Brasil é sem dúvidas o vilarejo de Jericoacoara, no extremo norte do Ceará, próximo ao município de Jijoca de Jericoacoara. Lugar que é respeitosamente o dono de um dos pontos mais belos para assistir ao pôr do sol (diga-se de passagem que existe até uma duna de 40 metros ao lado do vilarejo para isso), em Jeri a vida parece passar um pouco mais devagar. Piscinas naturais podem ser encontradas na maré baixa na praia principal, uma atividade especialmente prazerosa caso você tenha o interesse de encontrar a sua própria jacuzzi a céu aberto para então desfrutar dos finais de dia espetaculares que frequentemente acontecem nessa região do nosso país. Para conhecer mais sobre Jeri e os destinos do Ceará, visite o seguinte link: matérias sobre Jeri e o Ceará no Blog Boa Viagem.

Piscinas naturais em Porto de Galinhas

Mapa do Brasil em formato de piscina natural em Porto de Galinhas
Mapa do Brasil em formato de piscina natural em Porto de Galinhas

Finalizando esse post antes de agendar uma viagem para conhecer mais piscinas pelo Brasil (realmente acabei ficando inspirado!), não haveria melhor foto para traduzir a beleza dos destinos de nosso território nacional. Se você visitar Pernambuco e não conseguir viajar para Noronha não se preocupe! Localizada a poucos quilômetros de Recife está a cidade de Ipojuca, um referencial a ser seguido quando o assunto é piscina natural e exploração turística com harmonia e consciência ambiental. Lá existe um recife de corais que forma uma grande piscina com o formato do nosso país no mapa mundi. Repleta de cardumes, esta piscina pode ser visitada por todos que estão explorando os arredores de Ipojuca e merece sem dúvidas estar em sua lista de planejamentos para a próxima viagem!

Curtiu a seleção de piscinas naturais?! Tem algo a complementar para esta matéria? Conhece algum lugar que merece ser citado nesse post? Então expresse suas opiniões utilizando a caixa de comentários que vem logo a seguir ;)

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias