Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Koh Phi Phi e meu batismo no mergulho com cilindro

Meu primeiro mergulho com cilindro aconteceu apenas com 30 anos de idade. Eu não poderia perder a oportunidade de ser batizado no scuba-dive em um lugar tão propício quanto Koh Phi Phi, uma das ilhas mais paradisíacas da Tailândia.

Encontre o Post!

Koh Phi Phi, uma ilha localizada no sul da Tailândia, ficou marcada para sempre na minha alma viajante como o lugar em que fui batizado na prática de mergulho com cilindro. Sempre fui um apaixonado por esportes aquáticos, desde criança meus pais foram felizes ao me matricular em uma escolinha de natação, e esse foi um ponto determinante para que hoje eu viesse a viver determinadas experiências. Este é um dos lugares mais fantásticos para a prática deste tipo de esporte! Mergulhadores de todo planeta almejam visitar a Tailândia ao menos uma vez na vida para conhecer as maravilhas que o mar verde turquesa de Phi Phi esconde em seus pontos mais profundos.

Nunca consegui ter tempo suficiente para conseguir fazer um curso oficial de mergulho, e sinceramente vim a ser bastizado somente com essa idade por conta da falta de interesse - eu não acreditava que mesmo possuíndo miopía e astigmatismo, que poderia encontrar uma máscara de mergulho com graus, que me proporcionassem visão full-hd abaixo d'água. Essa falta de interesse me contaminou de tal forma, a ponto de sacrificar tantos destinos propícios para o mergulho, única e exclusivamente por conta de uma dificuldade pessoal. Eu superei essa dificuldade com uma agência de mergulho que encontrei no vilarejo de Phi Phi, e que com muito custo conseguiu emprestar-me alguns óculos de mergulho com grau - era o princípio da consolidação de uma nova e verdadeira paixão.

Além de ser um excelente destino para quem quer aproveitar ótimas baladas e uma vida noturna borbulhante, Koh Phi Phi é uma região na Tailândia com ótima visibilidade para a prática de mergulho, com uma diversidade impressionante de vida marinha, com inúmeros pontos de mergulho livre e com cilindro e que possui estrutura para atender aos turistas com sucesso absoluto. O grande problema encontrado chama-se cartel - os preços dos passeios e mergulhos são sempre tabelados na ilha (falaremos mais sobre isso em um novo post).

Mergulhos, Tailândia, Koh Phi Phi
Lugares paradisíacos, propícios ao mergulho na Tailândia

O primeiro mergulho da minha vida foi em uma manhã com céu azul e de muito calor. Saímos do vilarejo por volta das 9 da manhã, em uma embarcação com ótima estrutura: éramos dois grupos que iriam mergulhar. Tínhamos 3 dive masters a bordo que acompanhariam o grupo - todos eles de diferentes nacionalidades (e nenhum era tailandês). Logo ao sair do cais de Phi Phi, rumamos até a praia dos macacos, passamos próximos a várias montanhas gigantescas que simplesmente brotavam deste mar verde turquesa, todas inabitadas, intocadas e com muita vegetação nativa. Vários pontos de mergulho eram perto de grandes rochedos. Eram várias bóias de mergulhadores na superfície e a minha empolgação de primeira viagem era evidente.

Mergulho em Maya Bay, Koh Phi Phi, Tailândia
Mergulho em Maya Bay, Koh Phi Phi, Tailândia

Ainda navegando com bastante calma, e sempre muito atento ás explicações dos instrutores, fomos nos aproximando da entrada para Maya Bay, famosa A Praia de Leonardo DiCaprio. Quanto mais nos aproximávamos mais era impossível controlar a minha ânsia em pular logo dentro dessa água. Chegamos ao ponto de navegar sob águas com profundidade de até 20 metros e ainda assim conseguia facilmente ver o fundo do oceano de cima do barco em que estava.

E assim que nos aproximávamos do nosso ponto de mergulho oficial, a água do oceano passava a ter uma coloração infinitamente esverdeada. Seriam dois tanques de oxigênio que durariam em média cerca de 50 minutos. Antes de me jogar na água eu apreciava os paredões praticamente hipnotizado pela beleza dessa região da Tailândia.

Mergulho em Maya Bay, Koh Phi Phi, Tailândia
Ponto de mergulho incrível, em frente a Maya Bay

E eram muitos barcos! Dezenas deles! Sempre com lotados de turistas, que estavam ali para praticar scuba dive, outros praticando snorkel e mergulho livre e muitos apenas como eu: fantasiados pela riquíssima beleza natural dessa região de Phi Phi.

Grandes montanhas que brotam de um oceano verde turquesa
Grandes montanhas que brotam de um oceano verde turquesa

Foi quando chegamos a um lugar com várias embarcações ancoradas e muita gente praticando snorkel. Até então não acreditava que realmente estava prestes a pular nesse oceano e conseguir enchergar tudo como se estivesse usando óculos de grau. Nessa pausa, o oceano me chamou e eu não recusei o convite...

Mergulhando em Koh Phi Phi na Tailândia
Mergulhando em Koh Phi Phi na Tailândia

Antes mesmo de fazer o primeiro mergulho com cilindro, aproveitei para fazer um breve reconhecimento. Pulei na água e fiquei impressionado com a visibilidade e principalmente com a quantidade de vida marinha que eu estava muito próximo a explorar um pouco mais de perto, eu não podia esperar mais! Voltei para a embarcação, vesti o colete com o cilindro, aguardei as instruções do dive-master e então pulamos! Quer saber como foi? Fique de olho e não perca as próximas postagens ;)

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Michel
22/10/2012 20:24

Ave Maria...

Bixo, um primeiro mergulho assim não é pra qualquer um não viu? Curti Koh Phi Phi como turista e já foi alucinante, imagina mergulhando! Irado demais, vou abri uma gelada aqui pra brindar essas coisas boas da vida! Abração maluco!

Grande abraço companheiro e obrigado por visitar-nos! É mais ou menos isso aí! Phi Phi é um dos vários lugares que merecem ser explorados abaixo do nível do oceano. Saiu o novo post também com as fotos aquáticas desta experiência! Vale a pena dar uma conferida! Abração! 

-