Blog Boa Viagem
23/10/2012

Mergulho em Maya Bay, Koh Phi Phi, Tailândia

A prática do mergulho de cilindro pode ser definida por este blogueiro como um mix de sensações meio que inexplicáveis. Além de encontrar a paz e silêncio do oceano, você se transforma em um explorador de novos territórios - confiram na prática um pouco daquilo que encontrei mergulhando nas proximidades de Maya Bay, na Tailândia

Encontre o Post!

Últimos posts

RBBV

Não é fácil para este blogueiro descrever as sensações do primeiro mergulho com cilindro. Tudo aconteceu em Koh Phi Phi, uma fantástica ilha paradisíaca localizada no sul da Tailândia. O meu batismo no mergulho não poderia ter acontecido em um destino mais especial - as cor verde esmeralda daquele oceano que banha Maya Bay nunca mais será esquecido pelas minhas memórias. Lembro-me com muita clareza daquela manhã, a empolgação era generalizada na embarcação! Todos estavam ávidos por explorar e conhecer um pouco mais das belezas que este arquipélago reserva para quem deseja ir além daquilo que pode ser encontrado na superfície.

Seriam dois tanques que durariam cerca de 50 minutos cada. No primeiro mergulho a minha câmera a prova d'água estava em péssimas condições. A lente estava toda embaçada, e não registrei nenhuma foto do primeiro mergulho. Fotografia submarina é um grande problema - ou você tem um ótimo gear ou não tem nada! Comprar uma câmera waterproof e acreditar que ela por si só estará sempre a disposição quando você vai submergir é praticamente um grande engano. Eu havia feito alguns mergulhos com snorkel no dia anterior, e um ou outro pulo na água neste dia do mergulho e foi o suficiente para não ter boas fotos no primeiro cilindro. Sempre respeitei o limite de 10 metros de profundidade, mas a questão é que as câmeras são muito frágeis com relação a temperatura local. Se ela sofrer algum choque térmico pode condensar particulas de água na lente (na parte interna da câmera) e aí a melhor alternativa é esquecê-la dentro de um saco de arroz.

Eu deixei a câmera na embarcação para o primeiro tanque e me fui ao encontro do batismo. Não senti dificuldade nenhuma para respirar e a flutuação era algo que eu já tinha desde o berço, então foi muito divertido logo na primeira experiência. Ao me ambientar consegui mergulhar com tanta naturalidade que o próprio instrutor ficou impressionado, pois para um mergulhador de primeira viagem eu realmente estava me saíndo muito bem, realmente acima do esperado.

Primeiro mergulho com cilindro da minha vida: Koh Phi Phi
Primeiro mergulho com cilindro da minha vida: Koh Phi Phi, Tailândia

Foi simplesmente sensacional. A beleza dos corais e animais marinhos é realmente indescritível. Logo nessa primeira oportunidade conseguimos avistar tanta vida e até um tubarão. Caros amigos leitores, vocês teriam condições de descrever os sentimentos de estar em um oceano, mergulhando com tubarões livremente? Eu diria que foi mais ou menos como estar em um gigantesco quintal, com alguns pit-bulls soltos, correndo livremente, e tentando muitas vezes brincar com você, foi mais ou menos assim que me senti. A adrenalina supitava nas minhas veias e tentando manter maior calma do planeta, me mantive sempre junto ao grupo e logo logo, como em um piscar de olhos, já estávamos voltando para a superfície.

Uma pausa para repôr as energias - na embarcação existiam frutas e água por conta, além de cada um ganhar uma mini-refeição (no meu caso era fried rice). Não demorou muito até todos trocarem os cilindros, vestirem os coletes e mais uma vez estávamos prontos para submergir. Desta vez a minha câmera conseguiu voltar ao normal e então eu fui ao fundo com ela para registrar um pouco daquilo que fosse encontrando. Logo nos primeiros minutos e encontramos um lindíssimo coral rocho, e dentro dele uma lindíssima surpresa.

Alguns peixes incríveis em Koh Phi Phi
Alguns peixes incríveis em Koh Phi Phi

Uma caixa estanque para a LUMIX TS2 velha deveria existir nessa época! Por falta de estrutura deixei de registrar cenas fantásticas! Tantas moréias, cardumes de peixes, e animais que sequer consigo descrever. O custo do investimento em um bom material fotográfico de mergulho é irrisório para quem vai tão longe apenas para sentir os prazeres proporcionados por um esporte tão sensacional quanto é o mergulho.

Quando acreditava que ainda não faltavam mais supresas, depois de ver tubarões, peixes que mais pareciam pré-históricos e formações de corais que me recordavam a todo momento que estava mergulhando na Tailândia, eis que encontrei uma tartaruga marinha!

Tartaruga Koh Phi Phi, Tailândia
Surpresa em meu primeiro mergulho: tartarugas marinhas

As fotos ficaram muito boas, para quem não tinha expectativa alguma de conseguir registrar os bons momentos submerso. Felizmente a câmera resolveu funcionar aos 45 do segundo tempo e esta matéria só está sendo escrita devida a minha grande sorte, afinal de contas não é todo dia que você faz o batismo no cilindro em Koh Phi Phi e encontra no mesmo mergulho tubarões e tartarugas! Foi fantástico!

Mergulhadores em Koh Phi Phi
Eu, meus amigos, e instrutores de mergulho na Tailândia

Depois dessa experiência não consegui mais parar! Nesta mesma viagem da Ásia fiz questão de realizar mais dois tanques em Tulamben, na ilha de Bali, na Indonésia e só não mergulhei no Camboja por conta de uma sinusite que me atacou no dia em que cheguei ao balneário praieiro de Sihanoukville. Muito em breve vocês vão conferir mais detalhes sobre Maya Bay e Koh Phi Phi e muito em breve entraremos nos relatos sobre a Ilha de Bali! Never Stop Exploring!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Gravatar Image Comment
Diogo Avila
07/05/2013 10:05

Operador

Luiz,


Estou com viagem marcada para lá e estou terminando meu curso / treinamento aqui no Brasil.


Que operadora você contratou lá?


Abraço.

Olá, obrigado por visitar e comentar no Blog Boa Viagem. Eu contratei uma agência Moskito Diving! A galera é bom legalzinha, conhecem muito bem a região e não tive problema algum com eles. Como os preços em Phi Phi são todos tabelados, vale a pena investir em quem te transparecer mais profissionalismo e confiabilidade! 

Gravatar Image Comment 07/05/2013 10:44

Luiz, Obrigado! Estou procurando uma empresa que possa oferecer um autonomo para mim e snorkel para a minha esposa. Acho que eles podem combinar isto.

-