Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Viajando desde Bangkok a Koh Samui combinando ônibus e ferry

Ao decidir conhecer as Ilhas do sul da Tailândia, você tem duas opções, partindo de Bangkok: avião ou a combinação entre ônibus e ferry. Eu escolhi a segunda e aqui documento as dicas, impressões e todos os detalhes de uma viagem que não é mole!

Encontre o Post!

Ao viajar a outro continente, considerado tão excêntrico por alguns, tão exótico por milhares, você se depara com a seguinte situação: O que fazer, visitar, comer e viver intensamente no decorrer da sua trajetória?! Com certeza afirmo o seguinte: se você está em um grupo, é bem provável das suas decisões serem diferentes se comparadas a uma viagem solitária.

Nossos objetivos eram os seguintes: chegar a Bangkok no dia 29 de dezembro de 2011, viajar desde esta cidade até a cidade de Surat Thani, de onde partem os barcos para as três ilhas localizadas no Golfo da Tailândia, chamadas tradicionalmente de "Ilhas Samui". São elas: Koh Tao, Koh Samui e Koh Phangan. Agora raciocinem vocês, prezados leitores, a seguinte situação: teríamos 3 dias para nos habituar ao novo estilo de vida temporário, e conseguir chegar a um dos lugares mais disputados de toda a Tailândia para o reveillon, no dia 31, conseguir aproveitar de alguma forma, em alguma dessas ilhas, de uma virada de ano fenomenal, com o pé na areia, de preferência. E assim nos fomos, na noite do dia 29, em uma viagem que duraria cerca de 12 horas, até conseguir pegar o ferry que nos levaria às Ilhas.

E definitivamente não foi uma viagem fácil!

Parada para a comida, rumo a Surat Thani
Parada para a comida, rumo a Surat Thani

Como nosso grupo era um tanto quanto grande, para uma viagem como essa, decidimos que seria mais conveniente comprar a passagem de ônibus em Bangkok e partir na noite do dia que chegamos. Como nosso desembarque na Tailândia havia ocorrido às 06 da manhã, tívemos tempo suficiente para barganhar os tickets que nos levariam até Surat, e ainda tive um tempinho para dar uma revirada na Khao San Road. Mas agora a parada era outra. Dentro de um buzão tailandês, rompendo para o sul do país. E dá uma sacada só na estrutura do ônibus! Se essa moda pega aqui no Brasil, não sei não hein!

Motor dos ônibus todo iluminado com neôn
Motor dos ônibus todo iluminado com neôn

A grande, gigantesca, imperdível dica para não entrar em uma roubada: sente no PRIMEIRO asento do ônibus. No PRIMEIRO. Não se esqueça jamais dessa dica se quiser embarcar em uma empreitada como essa. Aliás, eu iria além! Se vai pra Koh Samui, então pesquise com alguns dias de antecedência por um voo barato com a Air Asia, ou ainda com a Thai Airways para conseguir chegar lá com uma hora de viagem! Garanto que esta é a melhor alternativa sem sombra de dúvidas, mas em caso de você resolver ir de ônibus, então chegue primeiro que todo mundo e escolha a primeira poltrona. E essa é uma dica válida para todas, eu digo TODAS as suas viagens de ônibus no Sudeste da Ásia.

E essa advertência é justamente pelo seguinte motivo: os bancos dos ônibus são reclináveis a cerca de 89 graus. Isso mesmo, ele vira quase uma cama! E se você tem mais de um metro e meio, então vai sofrer por cerca de 10 horas, sentado sem se mover, terá cãimbras e não conseguirá dormir, chegando como um verdadeiro caco ao seu destino final.

Caso você optar por ir na combinação buzão + ferry, então eu dou uma colher de chá para você e compartilho uma foto interessante abaixo: a tabela de horários de ferrys para você já deixar calculada a hora de retorno das ilhas.

Tabelas de horários do Ferry em Surat Thani
Tabelas de horários do Ferry em Surat Thani

E não bastasse passar a noite em claro, o ônibus chega na central de venda de tickets para o ferry por volta das 4 da manhã, ainda de noite. A partir daí, você adquire seu ingresso, para seja lá qual ilha for, e aguarda com bastante paciência, por mais algumas horas, até que um motorista que só fala tailandês (e muito louco por sinal), aos berros chama a todos para embarcar. Mas ainda não é no ferry! Tem mais alguns kilômetros dentro de outro ônibus que faz o frete até o pier principal de Surat Thani.

Amanhecendo o dia antes de pegar o ferry
Amanhecendo o dia antes de pegar o ferry

Já ao chegar no pier, o clima começa a dar uma animada e o visual muda de figura. Sabe aquela Tailândia que você vê nos filmes e na internet, com mar cor verde esmeralda e montanhas cobertas de árvores que surgem do nada no meio do oceano?! Aqui começa a primeira experiência com elas! O visual é fantástico!

Em Surat Thani visual do pier
Em Surat Thani visual do pier

E quando eu ainda estava me entretendo com o visual, primeiras impressões da Tailândia que eu fui buscar, o movimento da galera começou a se intensificar, gente indo em todas as direções e sem entender muito qual barco iria para onde, aparece do nada outro tailandês gritando o nome das ilhas e apontando para os barcos que iria para cada qual. Foi dada a largada!

Turistas caminhando rumo ao ferry para as Ilhas Samui
Turistas caminhando rumo ao ferry para as Ilhas Samui

Não gosto muito de citar os preços que foram gastos nos deslocamentos pois com o passar do tempo as informações podem se depreciar bastante. Sem dúvidas vale muito a pena investir um pouco de tempo antes de embarcar para a Tailândia e tentar efetuar uma compra de um ticket aéreo para o sul do país. A distância entre Bangkok e Surat não parece ser pequena no mapa, mas na realidade é gigantesca, lembre-se: são 12 horas de viagem.


TV Boa Viagem rumando para Samui

E ainda antes de sair do pier, consegui fazer uma foto fantástica, nas primeiras horas da manhã de um templo que pode ser visto em meio a mata, no alto de uma gigantesca montanha. Esse é o tipo de visual que espera-se encontrar quando visita-se a Tailândia!

Templos por todos os lados - assim é a Tailândia
Templos por todos os lados - assim é a Tailândia

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Cris Tomasi
18/05/2012 17:49

Oi Luiz... a Tailândia é fascinante né?!


Eu preferi ir de avião e é tão tranquilo e tão rápido chegar até as ilhas que eu também acho que vale a pena (até fiz um post sobre isso). Além da Thai e da Air Asia, vale a pena olhar na Bangkok Airways. Muito bom de voar e os preços em alguns trechos são até melhores...


Adorei o post... 


Cris

Olá Cris! Mto obrigado por seu comentário!


Então! Foi uma péssima decisão ter viajado de ônibus! Perde-se muito tempo! E foi muitíssimo desconfortável por conta do quanto as poltronas deitam. Mas não há outra opção para quem vai em um grupo mto grande e sem tantos planejamentos adicionais quanto nós fomos.


Na minha próxima oportunidade, vou comprar os voos todos antes com toda a certeza!

-