Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Comidas na Tailândia - alimentação em Koh Samui

Caminhar pelas ruas de Bangkok, Samui ou Phi Phi pode ser uma verdadeira experiência gastronômica transcendental - comida de rua é arte na Tailândia e agora convidamos vocês a experimentarem um pouco de tudo aquilo que encaramos em nossa viagem por esse país.

Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Esta seria uma publicação de dar água na boca! Seria, no pretérito, pois se o assunto estivesse relacionado a outro país até que seu apetite abriria instantâneamente, mas como vamos falar um pouco sobre alimentação na Tailândia em geral e mais especificamente na Ilha de Koh Samui, então o assunto muda um pouco, de delicioso, para um tanto quanto bizarro.

E não estou aqui para comentar sobre insetos, grilos, gafanhotos e baratas, isso é uma grande lenda urbana. Hoje vamos discutir um pouco daquilo que encontrei de gostoso, de comestível, que me faz lembrar da Tailândia com muita vontade de voltar. Comer pelas ruas deste país é algo que pode passar de uma simples atitude turística e chegar ao ponto de uma verdadeira aventura para aqueles que possuem um estômago menos robusto.

Comida pra viagem na Ilha Samui
Comida pra viagem na Ilha Samui

E você até pode escolher um belo bistrô para fazer suas refeições, ou ainda conseguir encontrar um belo restaurantezinho chique que vai te oferecer um menu requintado com delícias da culinária tailandesa, com produtos tipo exportação, mas a missão deste post é a de compartilhar a realidade do que os locais comem, e principalmente - o que você vai acabar consumindo se decidir visitar esse país e principalmente as Ilhas do sul da Tailândia.

Contando sempre com muito pouco tempo, acabava fazendo como todos por aqui: comida de rua! E se parecia bom, se tinha bom cheiro e principalmente se os locais se aglomeravam ao redor da barraca, então eu comia mesmo, e repetia! Mas em certos lugares eu confesso que não me aventurava muito não, pois o medo de pegar uma desinteria ou algumas amebas me fazim optar por não me aventurar demais na culinária de rua.

Churrasco de peixes e frutos do mar
Churrasco de peixes e frutos do mar

Sou um apreciador de carnes brancas ( e vermelhas também haha ), ainda vou além e digo que sou fanático por um bom churrasco. Então a foto anterior seria a representação do melhor de dois mundos. Certo?! Errado! Ainda comi muito peixe assado na brasa, mas os da foto a seguir não me pareceram muito legais. Nos mercados eu sempre optava pelas comidas mais frescas, de preferência as que eu pudesse cozinhar eu mesmo no hotel. Mas há muito além disso na Tailândia.

Comida de rua, em espetinhos são uma febre em todo território tailandês. Você encontrará praticamente de tudo, de peixe a salsichas, passando por frutos do mar e bolinhos dos mais diversificados ingredientes, muitas vezes com algum tipo de recheio.

Espetinhos são comuns em todas as cidades tailandesas
Espetinhos são comuns em todas as cidades tailandesas

Também gostei bastante do espetinho de frutos do mar com pimentas. Sim, na foto anterior o churrasquinho leva um pedaço de abacaxi na ponta, peixes de diversas espécies, cebolas e pimentas.

E pra acompanhar, beber o quê mesmo?! Sempre optava por líquidos enlatados e devidamente industrializados. Você não vai querer tomar aquele suquinho amanhecido com água da torneira não é mesmo, as bacterias podem se multiplicar no seu estômago antes mesmo de conseguir sair do restaurante, afinal não queria ter mau estar algum para poder aproveitar do destino!


E pra beber vai uma Chang, ou ainda red bull original

Sabe como é! Viajar dá uma fome de leão! Você tem que carregar suas coisas para todos os lados, caminha absurdamente, nada, mergulha, se movimenta e isso vai ter que ser reposto. Na Tailândia toda a sua fome pode ser saciada nos vendedores de rua. Olha que legal essa batata frita que comi de snack em uma noite na Ilha de Koh Phi Phi! A senhora fritou ela na hora, e ainda deixou eu escolher o tempero que iria recobri-la depois de pronta! Não escolha o picante! Todos já tem pimenta o suficiente para fazer os mais fracos entrarem em pânico facilmente :)

Snack - uma batata frita inteirinha com o tempero ao gosto do freguês
Snack - uma batata frita inteirinha com o tempero ao gosto do freguês

E frutas, verduras e legumes são vendidos muito frescos em todos os mercados e até mesmo por ambulantes na grande maioria das ruas turísticas de Bangkok, Samui e Phi Phi. Até a forma na qual picam as frutas faz com que o gosto seja mais apurado!

Uma fruta deliciosa que encontrei muito na Tailândia, mas que não existe tanto aqui onde moro, no centro-oeste brasileiro é a Pitaia, também conhecida como Fruta do Dragão, devido a sua coloração e a forma na qual as folhas saem do corpo da fruta. É deliciosa!

Frutas picadas para venda, a fruta do dragão são comuns em todos os mercados
Frutas picadas para venda, a fruta do dragão são comuns em todos os mercados

Pimentas também são comercializadas em larga escala! Para um país onde esta é a base da culinária, não é difícil estranhar que eles gostem de tudo muito picante, inclusive as frutas! Assim como gostamos de comer algumas frutas com sal, os tailandeses amam comer com pimenta moída, haja paladar não é mesmo?!

Outro snack muitíssimo apreciado pelos locais é a lula. Eles comem este molusco da mesma forma que nós comemos carne de sol: seco, duro e cru! Existem centenas de vendedores ambulantes que saem com suas lulas estendidas em verdadeiros varais construídos na barraca em que comercializam suas delícias :)

Lula seca é snack na Tailândia
Lula seca é snack na Tailândia

E não é somente de bizarrice que vive a culinária de rua tailandesa. Existem pratos fantásticos a custos irrisórios! Encontrei vários lugares que serviam alta gastronomia tanto em Samui quanto em Phi Phi. Esqueça também aquela velha lenda urbana de que o povo por aqui se alimenta somente de insetos! Assim como já mencionei anteriormente por aqui, a tradição de comer insetos é algo construído para os turistas! Com certeza em países mais pobres do Sudeste Asiático, tais como Camboja e Laos as pessoas possam até comer insetos, mas nas Ilhas do sul da Tailândia e até mesmo em Bangkok, se você encontrar uma tenda na rua vendendo insetos, ela está ali única e exclusivamente para ganhar a grana dos turistas empolgados. Ainda assim, acredito ainda que na região norte da Tailândia, mais próxima da fronteira com a China, essa prática possa ser um pouco mais comum.

Em Samui encontrei dezenas de lugares que serviam peixes e frutos do mar super frescos, pescados no mesmo dia, em gigantescas barcas cobertas com gelo. Você escolhe a combinação que te satisfaz e eles assam na churrasqueira na mesma hora! Lagostas, camarões, peixes de várias espécies e crustáceos podiam ser encontrados com facilidade em ambas as Ilhas que visitei.

lagosta, peixes, frutos do mar em Koh Samui, Tailandia
Peixe e mais frutos do mar

Como amo peixes e frutos do mar, estive sempre muito bem servido! Não vá com expectativas de encontrar arroz com feijão ou ainda carne vermelha, aqui é praticamente impossível achar alguém fazendo uma picanha na brasa! Agora se o seu assunto é carne branca, relaxe e desfrute da gastronomia de rua tailândesa.

Outras figurinhas que fizeram sucesso em todos os lugares que parava era a deliciosa combinação entre o Pad Thai e o Fried Rice: o primeiro é um macarrão com noodles, legumes, temperos, condimentos e especiarias tailandesas, tal como o famoso fish sauce - molho feito com o estômago de peixes. Já o Fried Rice é o arroz frito, ao estilo de risoto mas bem sequinho. Combinam uma série de legumes, você pode escolher um tipo de carne ou fruto do mar (o da foto a seguir foi feito com camarões) e no final você tem uma intensa coleção de sabores em um delicioso prato famosíssimo em todo o território tailandês.

Fried Rice e Pad Thai, Tailandia
Fried Rice e Pad Thai

Mas de tudo que mencionei nesta matéria, o que mais me impressionou foi a forma na qual tratam a comida para a viagem - fast-food aqui serve comida japonesa higiênica e devidamente embalada, pronta para você pegar e levar quantos quiser junto com o seu sachêzinho de shoyo. E um grande viva para a flexibilidade dos asiáticos!

Sushi expresso
Sushi expresso

Post que deu água na boca não é mesmo?! E você gosta da culinária tailandesa?! Já experimentou algumas das delícias que selecionamos neste apanhado sobre comida na Tailândia?! Então é hora de compartilhar conosco das suas experiências nos comentários logo a seguir!

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

Lista de Comentários

Dani Bispo
07/08/2012 22:54

Uau

Magnifico seu post! Não sei se teria toda sua coragem em encarar essas comidas de rua, mas q são mega interessantes, isso são! O post me ajudou muito! Estou começando minhas pesquisas gastronômicas para a Tailândia. Pretendo ir no fim do ano.


Abraços 


Dani Bispo


Www.comerecocaresocomecar.com.br

-