Diário de bordo de Luiz Jr. Fernandes

Templo de Big Buddha em Koh Samui, Tailândia

Grande atrativo da Ilha de Koh Samui, o Big Buddha foi minha primeira experiência em um templo budista de grandes proporções. Com amplo espaço e uma gigantesca estátua de Buddha, este é um lugar para se sentir as vibrações transcendentais proporcionadas apenas por uma viagem até a Tailândia.

Encontre o Post!

Translate it to any language:

Últimos posts

Viagens transcendentais, aquelas que lhe fazem sair do seu mundo pessoal, sendo capazes de ampliar a sua visão a ponto de mergulhar em uma outra atmosfera, à qual você realmente não acreditava existir antes de conhecer. Essas são as expedições que mais me encantam. Romper com o tradicionalismo da nossa cultura, extrapolar as fronteiras dos horizontes impostos pelo nossa rotina, fazer com que mergulhemos em um novo ambiente, onde sons, aromas e gostos, combinados com uma bela dose de cultura são os agentes responsáveis pela obtenção de novas experiências, que vão ficar para a posteridade.

Em Koh Samui experimentei pela primeira vez uma visita a um gigantesco Templo Budista. O templo de Big Buddha é uma das principais atrações culturais da Ilha de Koh Samui, no sul da Tailândia. Do tailandês, o nome deste templo (Wat Phra Yai, Templo do Grande Buda) é uma clara referência ao que você encontrará ao visitar esse lugar: uma estátua com cerca de 15 metros de um buda dourado.

O grande Buddha de Koh Samui
O Grande Buddha de Koh Samui

Uma vez em Samui, acredito que é necessário que no seu planejamento esteja uma breve visita a este lugar. Mergulhar em um calderão turbilhante de sensações inéditas tal como foi a minha experiência ao conhecer o templo de Big Buddha chega a ser algo complexo para se expressar apenas com textos, fotos e vídeos. Mesmo pois é uma oportunidade muito pessoal e depende muito do contato com o mundo que o viajante já possui para se impressionar ou não com esse lugar. Para meu primeiro templo foi algo excepcional.

A começar pelo visual que pode ser observado pelas cercanias do templo. Os morros que simplesmente brotam no meio do oceano cobertos por árvores e mata virgem fazem questão de lhe lembrar a todo o momento: "hey, você está na Tailândia!!!"

Os morros que saem do mar cobertos por vegetação nativa
Morros que saem do mar cobertos por vegetação nativa

Este é um "prato cheio" para os viajantes observadores. Riquíssimo em detalhes, o templo de Big Buddha possui características únicas da cultura budista, alguns deles chegam a ser um tanto quanto exóticos. Observem bem o detalhe do corrimão da escadaria que leva até os pés do Grande Buda - é o corpo de um dragão!


Escadarias que levam até o Big Buddha - detalhe para o corrimão

As texturas utilizadas em cada uma das esculturas, em cada parede dos templos, tudo uma verdadeira obra de arte thai. Poderia passar horas e horas apenas clicando os detalhes, as cores, as formas esculpidas nos adornos de cada elemento dessa grande atmosfera budista em Koh Samui.

Alguns detalhes do Templo de Big Buddha
Alguns detalhes do Templo de Big Buddha

E como não sentir-s totalmente submerso na cultura asiática com tantos detalhes exigindo a atenção do viajante durante todo o período da visita a este templo? Sem dúvidas esta poderia ser considerada uma das principais atrações da Ilha Samui. O Grande Buda pode ser visto de kilômetros de distância e frequentemente é a primeira paisagem avistada nesta ilha por aqueles que chegam atravez das vias aéreas.

Além das estátuas, existem lojas de artesanatos e roupas, vendedores ambulantes com comidas típicas e vários jardins nos arredores onde belíssimas flores de lótus podem ser fotografadas com tranquilidade.

Abelha em uma flor de lótus
Abelha em uma flor de lótus

O Grande Buda está sentado na posição de Mara, com sua mão esquerda levantada, com a palma apontando para cima, e a mão direita com sua face para baixo. Budistas devotos visitam este templo diariamente para fazer oferendas de frutas e flores. Incensos são acesos aos pés da estátuta enquanto os turistas curiosos tentam compreender os rituais religiosos realizados pelos locais.

Em praticamente todo o território tailandês, os "Wats", são templos com a principal função de funcionar como ponto de encontro para a realização de festividades culturais. Em Samui, o Big Buddha não é diferente.

Templo de Big Buddha em Samui - Sul da Tailândia
Templo de Big Buddha em Samui - Sul da Tailândia

Algumas das festividades que são realizadas aqui são Loy Kratong ou Songkran, onde o templo fica completamente tomado por fiéis budistas. Este lugar é tão famoso que uma praia próxima que se chamava originalmente Bang Rak, atualmente é conhecida apenas como Big Buddha Beach.

Para conseguir transparecer um pouco mais sobre os sentimentos de um viajante que conhece esse lugar, a TV Boa Viagem fez questão de realizar umas tomadas para compartilhar com vocês um pouco da atmosfera desse ambiente.


TV Boa Viagem no Big Buddha de Koh Samui - Tailândia

Se você gosta de fotografar lugares exôticos, então prepare-se para visitar o templo de Big Buddha caso viaje até o sul da Tailândia. Aproveite para fazer várias visitas em diferentes horas do dia, assim você conseguirá registrar os melhores momentos em que os locais levam as oferendas e os monges dão a suas bençãos e fazem suas orações.

Fantásticas estátuas no templo do Big Buddha
Fantásticas estátuas no templo do Big Buddha

Sobre o Templo de Big Buddha

Como Chegar
Para chegar no templo de Big Buddha, você deve seguir pela rota 4169 até a região nordeste de Samui, então entre na rota 4171. O templo é muito próximo do Aeroporto Internacional de Samui, apenas 3 km de distância.
Quando ir
O templo é aberto para visitas gratuitamente todos os dias da semana. Agora para aqueles que desejam capturar os melhores momentos, então é legal chegar lá cedinho, nas primeiras horas da manhã, no momento em que os locais levam comidas e oferendas.

Luiz Jr. Fernandes

Analista de TI, empresário, fotógrafo e viajante.
Perfil do autor no , facebook e twitter.

Veja seu destino aqui Saiba como anunciar

  Se gostou, então é provável que goste também...

-