Cenote Caracol e Arco Íris, los 7 cenotes em Mérida

Continuando nossa série de matérias sobre os cenotes de Yucatán, hoje lhe convido a conhecer os cenotes Caracol e Arco Íris.

Logo depois de conhecer e me maravilhar com o primeiro cenote - que leva o nome de La Mariposa Azul (ou Las Mariposas) - nós enfrentamos mais alguns minutos em um agradável deslocamento de bicicleta até o lugar onde conheceríamos o segundo cenote do dia, chamado de Cenote Los Caracoles (ou Cenote Truck).

Essa questão de nomenclatura dos cenotes é algo bem interessante. Não são necessariamente os nomes que descrevemos aqui nas matérias os verdadeiros e originais nomes maias que esses cenotes um dia receberam. Os nomes atuais são escolhidos a dedo pelos proprietários da SN. Gerônimo e acredito verdadeiramente que eles fizeram muito bem, afinal de contas o cenote da matéria anterior tem tudo a ver com o nome escolhido por eles não é?! Os nomes maias são muito complexos e não daria para as pessoas recordarem e associarem o nome do lugar à experiência. Se você ainda não leu o post anterior, então clique no link a seguir para ler o primeiro registro desta série de matérias.

Nosso pedal não durou mais do que 10 minutos. Estacionamos as bicicletas e seguimos caminhando por uma trilha perdida no meio da densa floresta nativa desta propriedade. Quando chegamos não parecia que existia qualquer tipo de piscina natural no lugar...

Primeiras impressões do segundo cenote do dia
Primeiras impressões do segundo cenote do dia

E realmente isso se deve ao fato de estarmos visitando nesta oportunidade um cenote semiaberto. Fomos descobrindo o ambiente, acabamos descobrindo umas escadas onde poderíamos ter acesso ao tão desejado mergulho nas águas da piscina natural.

Los 7 Cenotes - Xperiencia Maya
Los 7 Cenotes - Xperiencia Maya

É claro que originalmente não havia nenhum tipo de escadaria por aqui, o acesso original acontecia com o auxílio de cordas e uma outra escada mais rústica. Os gestores da "Los 7 Cenotes" construíram uma escada rústica ao estilo maia, harmonizando bem com o ambiente, sem influenciar na natureza exuberante nos arredores do Cenote Truck.

Quando encarei o fundo do "poço" ainda não consegui ver a cor da água, coloquei-me a descer por aquelas escadarias na expectativa de encontrar uma piscina mega convidativa lá no fundo da caverna que parecia um tanto escura a princípio, mas que depois se mostrou realmente muito majestosa.

Escadarias para descer até as águas do cenote
Escadarias para descer até as águas do cenote

Não me decepcionei quando alcancei o final das escadas e pude contemplar a grandiosidade do interior daquele recinto. Que lugar fantástico. Bem contemplativo, mais para contemplar na minha opinião do que propriamente para mergulhar. Várias estalactites pareciam escorrer do topo da caverna que possuía uma piscina menor, menos funda e com a água mais gelada do que a do cenote anterior.

Cenote Caracol

Cenote Truck, semi aberto, menos profundo porém com estalactites espetaculares
Cenote Truck ou Caracol, semi aberto, menos profundo porém com estalactites espetaculares

Mais uma vez Alícia adentrou às águas daquele cenote, convidando a todos, chamando por seus próprios nomes para flutuarem nas águas refrescantes da caverna. Ela queria falar um pouco mais sobre a história dos cenotes, nos mostrou os detalhes das formações rochosas, proporcionando momentos agradáveis de instrução sobre esses lugares fantásticos. Sem dúvida alguma o respeito pelo qual eles tratam os cenotes nos mostra o quão única é a propriedade.

desbravando novos cenotes em Yucatán
Alegre por estar desbravando novos cenotes em Yucatán

Quando cheguei à última das escadarias, olhei ao meu redor e percebi o quão especial era aquele lugar. Existia um deck que facilitou o acesso às águas do cenote. Desta vez todos nós usamos os flutuadores, que por via de fato foram essenciais em certos momentos do dia, visto que proporcionava mais conforto ao passeio. Sentei no flutuador e pronto, foi só contemplar o visual da caverna desfrutando de suas águas.

Contemplação de estalactites no cenote Truck - Yucatán - México
Contemplação de estalactites no cenote Caracol - Yucatán - México

Um lugar impossível de descrever apenas com essas palavras, fotos e vídeos. É preciso entrar na água e ver por si mesmo, é preciso acima de tudo muito respeito por ambientes assim. Eu ficava constantemente pensando na quantidade de tempo que a natureza precisou para tecer cada uma daquelas estalactites. A adrenalina transborda a todo momento pois veja bem, quem garantiria que uma daquelas verdadeiras lanças de pedra não poderiam se soltar a qualquer momento?! É desse respeito que eu estou falando entende!? Eu me sentia como um verdadeiro cara abençoado por Deus por estar nadando naquelas águas milenares, mas não deixava o receio em momento algum, pois vai que uma pedra resolve cair néeee?! :D

Flutuação nas águas do cenote Truck/Caracol
Flutuação nas águas do cenote Truck/Caracol

Fiquei por ali contemplando por vários minutos o mergulho dos amigos do meu grupo, apreciando a forma na qual Alicia agrupou a todos para contar um pouco mais sobre as histórias relacionadas ao desenvolvimento do trabalho de preservação deles junto a esses lugares espetaculares. São tão antigos que em alguns não duvidaria que ainda existam resquícios arqueológicos desconhecidos, ou rotas de mergulhos espetaculares que ainda não foram mapeadas.

Cenote Arco-Íris

Mergulhamos nas águas frias do Cenote Caracol por alguns minutos e nos aprontamos com as bicicletas para seguir até o terceiro cenote do dia, um lugar que Alícia chamava de "Arco-Íris". Esse foi o ponto alto do passeio, onde mais ficamos boquiabertos, sabe?!

Terceiro cenote do dia - Arco Íris
Terceiro cenote do dia - Arco Íris

A grande diferença deste, para todos os outros cenotes que eu visitei em Yucatán e Quintana Roo, é que o Cenote Arco Íris está completamente aberto ao exterior. Tem umas escadinhas pra facilitar o acesso, mas o bom mesmo é pular de qualquer parte que tiver coragem. Dá pra pular de várias alturas, é bom pra se divertir bem mesmo, eu garanto ;)

Um dos mais belos cenotes de Yucatán
Um dos mais belos cenotes de Yucatán

Nesse cenote foi realmente só diversão! Ficamos por vários minutos nadando, mergulhando, desbravando aquela piscinona natural gigantesca, de fato também bastante profunda, a mais funda de todos os cenotes que visitamos. Nosso grupo, que era composto pela guia Alícia, por 3 casais e o viajante que lhe escreve, parecia às vezes até que não existia diante ao esplendor do cenote. Cada um nadou pra um canto, fazendo com que às vezes eu me sentisse sozinho no lugar. Isso foi realmente um fator decisivo para que a experiência fosse legal pra todo mundo. Afinal de contas você não quer nadar em um lugar desses junto com outras trezentas e cinquenta pessoas, concorda?!

Diversão nos 7 Cenotes da Península de Yucatán
Diversão nos 7 Cenotes da Península de Yucatán

Eu mergulhava sem rumo, fechava meus olhos e sentia a minha respiração ir acabando aos poucos enquanto permitia que as águas densas do cenote me puxassem para as profundezas. Quando alcançava a profundidade que julgava ser segura para meus limites de apneia, eu abria meus olhos, voltava meu corpo para cima e obtinha aquele visual que parecia não ser deste planeta. Sempre acreditei que estes cenotes possuem a tremenda capacidade de nos levar a outras dimensões visuais, e as fotos podem comprovar isso...

Espetáculo de luzes novamente enquanto mergulhava neste terceiro cenote
Espetáculo de luzes novamente enquanto mergulhava neste terceiro cenote

Vez ou outra conseguia avistar alguns peixinhos, contudo nesse cenote eles estavam lá em cardumes! Haviam vários peixes concentrados em uma certa região do cenote, uma espécie de bagres negros que eram servidos antigamente aos reis maias como verdadeira iguaria :D, veja na foto a seguir o cardume concentrado, essa névoa branca é uma resina que boia na superfície do cenote liberada pelas árvores que populam as margens do cenote.

Cardumes de carpinhas negras residentes no cenote arco-íris
Cardumes de carpinhas negras residentes no cenote arco-íris

Com muito cuidado é possível encontrar algumas pedras nas margens do cenote, onde é possível sentar e contemplar o visual. Nesses lugares os raios do sol adentravam nas águas proporcionando um verdadeiro espetáculo realmente que fazia a diferença. A iluminação das rochas nas margens dava a impressão às vezes que as tonalidades de cores se trasnformavam, dando a impressão de que estamos em um arco-íris.

Cenote arco-íris, los 7 cenotes
Cenote arco-íris, los 7 cenotes

Acredito que o tempo maior que investimos nadando e mergulhando foi realmente neste cenote, que seria o último cenote aberto/semiaberto que visitaríamos neste tour que durou um dia completo. Acontece realmente que existem não somente 7, porém vários outros cenotes nesta propriedade, contudo neste tour de um dia visitamos os 4 melhores. Além de ficar muito cansativo, já no quarto cenote começa a ficar realmente muito tarde, visto que é investido mais tempo no lugar onde o grupo está se divertindo mais. Quando demos por conta já eram quase 4 da tarde!

Águas cristalinas na temperatura ideal junto com o pessoal dos 7 cenotes
Águas cristalinas na temperatura ideal junto com o pessoal dos 7 cenotes

Nós mergulhamos até literalmente enrugar todos os dedos dos pés e das mãos, e como eu amo isso :D Ficamos mergulhando por várias horas e sempre que saímos do cenote para pular ou pra tomar um solzinho, o Jaime perguntava se queria tomar alguma coisa ou comer alguma fruta, o que complementou grandiosamente a experiência, visto que não precisava preocupar nem com a água que eu iria beber ao longo do dia.

Nadando e me divertindo em um cenote mexicano
Nadando e me divertindo em um cenote mexicano

E depois de tanto mergulhar, eu acho que até consegui encontrar o tal do "arco-íris"! Fala pra mim se essa faixa onde estou de pé na próxima foto não dá pra ter a vaga impressão de que está iluminada, remetendo à ideia de um "arco-íris"?! E se eu te falar que ela muda de cor conforme o tanto de luz de sol que adentra o cenote?! Este foi sem dúvidas um dos pontos altos deste espetacular dia de descobertas com a galera de "Los 7 cenotes", nos arredores de Mérida/Yucatán/México.

Cenote arco-íris em Yucatán
No meio do "arco-íris" - cenote em Yucatán

No próximo post vamos continuar com o relato, nós conhecemos o mais misterioso cenote desta propriedade, o Cenote Virgem, um cenote completamente coberto, nas profundezas de uma caverna, que me fez obter uma das experiências mais memoráveis de toda minha vida (e que sem dúvidas levarei comigo para todo o sempre). Quer saber como foi o arremate desse tour no México?! Então não deixe de acompanhar as nossas próximas atualizações ;)


Los 7 Cenotes

Serviço

Los 7 Cenotes
Site: xperiencia7cenotes.com / E-mail:7cenotes@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/los7cenotes
Endereço: Calle 22 #98 por 15 y 17, Itzimna, 97100 Mérida, YUC, México
Whatsapp: (+52) 9996 455722 / Loja Física: (+52) 926 2949
Luiz Jr. Fernandes realizou esta experiência em uma parceria celebrada entre ambas as partes sem custos agregados, entretanto isso não influencia na transparência sobre este relato.

Veja nossas últimas matérias
Clique para ver mais matérias