Praia na Guatemala: veja a minha experiência em Monterrico

praia na Guatemala

Depois de conhecer a antiga capital guatemalteca, a belíssima cidade de Antígua, planejamos visitar um destino praieiro neste país, mas qual?! Conversando com os locais chegamos a conclusão de que com o curto tempo que teríamos até sair da Guatemala, a melhor decisão seria acordar bem cedinho e pegar o chicken-bus rumo ao que eles consideram a melhor praia no Oceano Pacífico que banha as praias da Gutemala – Monterrico.

Praia na Guatemala

Confesso que nesta viagem maluca em que cortei 7 países, saindo da Colômbia e encerrando em El Salvador, não tive muito tempo para planejar o destino Guatemala – sinceramente mal chego a acreditar hoje que conseguímos realizar tal fato, com tantas adversidades, insegurança, falta de informações e dificuldades em se locomover pelos países da América Central, mas enfim havíamos chegado até este país, que com certeza pouquíssimos brasileiros já visitaram (e quase nenhum escreveu sobre…). Nessas horas o improviso sempre vem bem a calhar.

Saindo pela manhãzinha de Antigua rumo a praia de Monterrico

E pensa em perrengue pra chegar a Monterrico – pensou?! Agora pode esquecer, pois aqui a gente deixou tudo por conta dos locais! Ainda no terminal de Antígua fomos informados que o ônibus nos deixaria exatamente na cidadezinha de Monterrico, mas fiquei meio sem entender, pois no ticket constava o nome do destino final. Eu entenderia um pouco mais tarde!

E não demorou muito para entender não! O ônibus lotadíssimo chegou a um rio! Nesse momento pensei que havia sido passado para trás! Que iria acabar descendo do ônibus e tendo que pagar pelo ferry por conta própria – eu estava redondamente enganado!

Chicken Bus rio acima!

Repentinamente apareceu um canoeiro com uma espécie de ferry improvisado, mas que era a melhor opção, utilizada há anos pelos locais desta região! Até pintou um medinho na hora, mas quando o coletivo terminou de ser embarcado fiquei mais tranquilo e vi que realmente, mesmo com um ônibus lotado, aquela embarcação funcionava, e lá fomos nós, no ônibus rio acima!

Embarcações utilizadas para o tranporte dos turistas e locais

Ainda acreditei estar indo para um fim de mundo! Sinceramente cheguei a acreditar que era perda de tempo e que não haveria nada de tão especial em um destino tão complicado para ser visitado. Depois de alguns minutos navegando no rio, começamos a avistar o cais de Monterrico, nós estávamos chegando ao que o povo deste país considera como a melhor praia da Guatemala.

Desembarcando em Monterrico – Praia na Guatemala

Related Post

Um lugar muito humilde, tal como todos os lugares que conheci na Guatemala, com um certo toque de tropicalismo e pouquíssimos turistas estrangeiros! Boa parte do pessoal que investe alguns dias nessa região costeira da Guatemala vem com objetivos bem definidos – fugir da turistagem e encontrar paz em uma praia tranquila. Tudo aqui foi muito diferente do visitado até então!

A cidadela consiste em apenas uma rua principal. Nela existem diversos restaurantes populares, alguns hotéis baratos e apenas UM ATM, localizado em uma pequena lojinha de conveniências. Tudo muito simples, rústico e exatamente o que estávamos buscando para encerrar o roteiro guatemalteco.

Primeiras impressões de Monterrico

Encontramos um hotelzinho muito legal, com os quartos com banheiros, e até piscina tinha! Algo em torno dos 10 dólares a diária, mas nosso foco aqui não era ficar em hotel ou perder tempo na piscina – queríamos ver a praia de Monterrico e nos divertir ao menos por alguns breves momentos antes de seguir viagem rumo a El Salvador.

E foi bom ter me informado sobre esse destino com o pessoal de Antígua, eu não queria ter a péssima surpresa de viajar por tanto tempo, flutuar em um barco rio acima dentro de um ônibus para descobrir só no destino que a cor da praia é preta – isso mesmo! A praia é completamente tomada pela cor negra das areias de origem vulcânica desta região da Guatemala!

Nas areias negras de Monterrico

E isso não é tão mal assim! Afinal de contas eu apreciei o pôr do sol mais bonito deste país justamente sentado nas areias dessa praia negra! Foi incrível ver o sol morrendo como uma verdadeira bola de fogo antes de beijar o Oceano Pacífico.

Pôr do Sol em Monterrico – Guatemala

E com esta matéria, encerro os testemunhos de mais um país – passamos pela Guatemala aglutinando o máximo de conhecimento que poderíamos agregar em menos de uma semana neste país da América Central. Visitamos Tikal, a capital do Império Maia, conhecemos a antiga capital da Guatemala, a cidade de Antígua e encerramos o tour em Monterrico. Depois de apreciar esse belo dia, partímos pela manhã seguinte rumo a fronteira com El Salvador, para os últimos 5 dias desta viagem incrível. Em breve vamos compilar um post resumo exclusivamente sobre San Salvador, La Libertad e a praia de El Tunco e assim encerrar com chave de ouro os relatos dessa belíssima viagem mochileira pela Colômbia e América Central.

Post atualizado em 21/12/2020

Categorias: América CentralGuatemala

Veja os comentários (5)

• Sou brasileiro e morei por um tempo na Guatemala.O que mais queria era conhecer as praias do Pacífico.Conheci Monterrico e sempra que dava, aos finais de semana estávamos prontos para aproveitar esse belo lugar com belas pessoas para nos recepcionar.

• Obrigado pela visita e por deixar um comentário por aqui Amarildo! Realmente a Guatemala é um dos países mais impressionantes da América Central e merece nova visita :)

• Adorei seu relato! estou montando meu roteiro, e começo pela Guatemala e finalizo no panamá. Monterrico será minha última cidade na Guatemala e sigo pra El Salvador. Minha dúvida é, temcomo ir direto ou preciso voltar pra Guate?

• Gostei do comentário, estava meio perdido, mais agora vou incluir no meu roteiro, Monte Rico, Si Deus quiser, em janeiro... Me vouuu ¡Gracias por tu relato!

• VAleu meu amigo, obrigado pelo comentário, vai gostar muito do lugar! Abraço!