Depois de desfrutar do banquete servido durante o almoço no Best Western Vivá Porto de Galinhas e de ter conhecido algumas das espécies de peixes e cavalos-marinhos da região no Projeto Hippocampus, partimos para a terceira parada do dia – o atêlie do artísta plástico pernambucano Carcará, o grande responsável pela existëncia de tantas galinhas pelas praias e ruas do município de Ipojuca.

Todo turista que viaja até esse destino brasileiro volta encantado com a beleza do trabalho de Carcará. Assim que chegou a Pernambuco e se instalou em uma agradável residência próximo de Porto de Galinhas, este artísta plástico foi incubido de realizar um grande feito pela região – criar um ícone que fosse reconhecido nacional e internacionalmente e que remetesse imediatamente ao nome do destino em questão. Ele não precisou se esforçar muito para compreender que a melhor opção seria misturar uma matéria prima abundante na região com algumas pitadas de irreverência para obter o resultado brilhante da imagem dessas galinhas que estão espalhadas nos principais pontos turísticos, ruas, casas e estabelecimentos de Porto de Galinhas.

Ateliê de Carcará em Porto de Galinhas
Atêlie de Carcará em Porto de Galinhas

Com um machado bem afiado e sua paleta de tintas carregada com muitos tons bastante coloridos, Carcará esculpe suas galinhas nos caules de coqueiros da região. Com suas raízes firmes servindo de base para que o artista possa criar, os cortes precisos dão forma para as galinhas. Com boas pitadas de irreverência e várias boas doses de cores vibrantes, as galinhas vão se espalhando e se consolidando cada vez mais como verdadeiro ícone deste que é um dos destinos mais importantes para a econômia pernambucana e brasileira.

Algumas das obras de arte de Carcará em Porto de Galinhas
Algumas das obras de arte de Carcará

Depois de explicar como o sentimento expresso em forma de arte tomou conta de Ipojuca e virou sensação e parada obrigatória para fotos por praticamente todos os visitantes dessa região, posamos para uma bela foto com toda a equipe de jornalistas e personalidades que estavam presentes em nossa viagem de reconhecimento da região.


Jornalistas, Sr. Otaviano – presidente da AHPG e Artista Plástico Carcará

A seguir vocês podem conferir na TV Boa Viagem, o próprio artista plástico com a palavra:

Luiz Jr. Fernandes viajou para Porto de Galinhas – PE a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Secretarias de Turismo do Pernambuco e Ipojuca.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *