Ao chegar do belíssimo passeio de barco pelos arredores do Parque Nacional Lake Malawi em Cape Maclear, decidimos fazer uma breve caminhada pelo vilarejo antes do sol se pôr. Saímos do Guecko Lodge apenas com o necessário para registrar nossa imersão cultural. Caminhamos pela única rua de terra que existe ao lado da margem do Lago Malawi, conversando com as pessoas, brincando com as crianças e fotografando a rotina diária dos habitantes deste vilarejo africano.

Como já disse antes, em Cape Maclear não existe qualquer tipo de serviço público básico, tal como iluminação pública, rede de esgoto, sequer grandes restaurantes ou cadeias de hotéis e grandes resorts ocidentais. Os serviços básicos estão disponíveis em lodges para os visitantes estrangeiros que se aventuram pelas ruas de terra de Cape Maclear. As pessoas costumam sobreviver com menos de um dólar por dia e posso afirmar sem sombra de dúvidas que um passeio pelas ruas desse vilarejo pode ser encarada definitivamente com outra perspectiva. Eu acredito que passear por Cape Maclear seria equivalente a voltar uns 30 anos no tempo e caminhar por um vilarejo de uma cidade de praia latino americana, porém com um grande diferencial: aqui estamos no continente mãe. Mama África.

Caminhando pelas ruas de areia de Cape Maclear - Malawi
Caminhando pelas ruas de areia de Cape Maclear – Malawi

De fato entre todos os destinos visitados neste ano de 2014, acredito que o Malawi está encabeçando a lista de países mais pobres e com menor estrutura para abrigar a turistas internacionaisf que visitei nos últimos tempos. Porém é aí que está a grande diferença em viajar pelo sudeste da África: existem desafios completamente novos a ser superados para conseguir de fato desfrutar do melhor que cada lugar pode oferecer.

Este foi um lugar de tamanha imersão cultural ficando registrado fielmente em minha memória os momentos em que caminhamos sem rumo pelas ruas de Cape Maclear sendo os únicos com a pele branca em meio a centenas de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos de cor da pele negra. Coicidentemente a nossa caminhada, estava acontecendo enquanto havia um funeral/velório de uma senhora muito conhecida na região e fomos brindados com a presença de diversas pessoas caminhando pelas ruas deste vilarejo africano.

Vida pacata em Cape Maclear
Vida pacata em Cape Maclear

Arrepio-me facilmente a reparar cada expressão dos rostos dessas fotos. Elas definitivamente ficaram marcadas em minhas memórias! Cada sorriso, cada gesto de boas vindas, a recordação dos relacionamentos que as pessoas faziam questão de tecer conosco. Era praticamente impossível dar mais do que alguns passos sem que as pessoas nos parassem para conversar. E para cada canto que eu conseguia olhar, uma perfeita composição fotográfica era definida pela rotina da vida real da nação que reside às margens do Lago Malawi.

Foi praticamente impossível não ter como fazer algo por todas aquelas crianças. Elas estavam às dezenas ao nosso lado caminhando conosco, perguntando nossos nomes e tão aptas a tirar uma foto, a se verem no LCD da câmera, ou até a se surpreenderem ao ver meus dedos deslizarem pela tela do smartphone a fotografá-las da forma mais natural e surpreendente possível. No meio do caminho estava lá uma vendinha tão humilde e com todas aquelas crianças ao meu redor, muito melhor do que dar dinheiro, o que eu poderia fazer era apenas adoçar um pouco da vida daquela molecada. Fomos até o dono da venda e compramos o estoque de pirulitos, balinhas e chicletes e fizemos a festa 🙂

Socializando com as crinças de Cape Maclear
Socializando com as crinças de Cape Maclear

Nunca me senti tão famoso em toda vida. Grupos com 10, 15 crianças se aglomeravam ao meu redor, com aqueles olhares tão penetrantes, querendo saber como funcionava minha câmera, ou pedindo para manejar o bastão que utilizo para tirar fotos com a GoPro. Eles estavam surpresos com a nossa abertura para os relacionamentos. De nada adiantaria visitar destinos incríveis e exôticos ao redor do mundo sem desfrutar do melhor que esses lugares podem oferecer, as pessoas são o melhor de cada destino do planeta

Crianças africanas - Cape Maclear - Malawi
Crianças africanas – Cape Maclear – Malawi

Eles se reuniam aos montes, alguns choravam querendo mais balinhas. Pais e mães vinham correndo pedindo para fotografarmos seus filhos, para que eles mesmos se vissem no visor das nossas câmeras. Um momento fenomenal nesta nossa viagem pelo Sudeste Africano, acredito que foi com certeza a etapa de maior mix cultural, de maior aprendizagem, em que vivenciamos tão fortemente as diferenças existentes entre nossa vida real e a rotina diária das pessoas que habitam Cape Maclear.

O principal sentimento que ficou no meu coração, foi o desejo intenso de poder fazer algo a mais por esse povo. Que fosse dar as minhas próprias roupas, ou quem sabe comprar mantimentos para as famílias que habitam esse lugar. Saí do Malawi com a minha consciência pesada por ver que no mundo em que vivemos existem tamanhas diferenças, porém me sentindo um cara realmente especial, agradecendo porquê Deus hoje me faz capaz de conhecer extremos das realidades vividas em nosso planeta.

Caminhando com as crianças de Cape Maclear
Caminhando com as crianças de Cape Maclear

Em um mundo em que consumimos sagazmente tamanha quantidade de informação, seja no smartphone, no computador, ipad, tv digital via satélite, de fato a nós viajantes internacionais que se atrevem a desbravar a África Oriental nos é proporcionada uma única experiência, equivalente a viajar no tempo; a um tempo em que não podíamos comprar a nossa própria TV, e que precisávamos nos reunir em ocas de bambu às dezenas de pessoas, sem ar condicionado ou saquinho de pipoca, para assistir na TV de tubo em preto e branco, alguns dos principais blockbusters que faziam sucesso justamente a 30 ou 40 anos atrás.

Cinema em Cape Maclear - Malawi - África
Cinema em Cape Maclear – Malawi – África

A África deixou marcas profundas na minha personalidade, no meu caráter e principalmente na forma pela qual busco consumir informação, alimento, água, todo e qualquer suprimento que aqui nessa Terra se faz necessário para viver.

Confira alguns vídeos sobre essa matéria


Cape Maclear – Malawi – África


Crianças do Malawi em Cape Maclear


Caminhando pelas ruas de Cape Maclear

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *