Ainda me adaptava à beleza singular de Maupiti quando recebi o convite: “Luiz, desejaria vir conosco hoje à noite apreciar a beleza de algumas danças típicas do nosso país?”. Traduzido do francês para o inglês por uma das pessoas que estavam hospedadas na Pensão Teheimana em Maupiti, logo a afirmativa do convite já estava registrada!

Tomei um banho rápido de água gelada, subi na boleia da caminhonete e lá fomos nós ver o tal espetáculo. De nada adiantou tomar banho, pois 10 minutos depois eu estava completamente ensopado de suor pelo calor extremo que faz nessas ilhas, porém logo eu me ambientei e rapidamente coloquei o obturador para trabalhar.

Platéia alinhada para a apresentação das danças típicas em Maupiti
Plateia alinhada para a apresentação das danças típicas em Maupiti

Quando chegamos a plateia já estava empolgadíssima com os batuques de atabaques e tambores seguidos de cantorias e muita dança. O palco era o chão batido e sujo do porto do cais de Maupiti. A arquibancada era feita ade cadeiras trazidas pelos próprios locais. Adornos típicos na cabeça de todo mundo, colares e coroas confeccionadas a mão com flores e folhas de plantas típicas desta parte do mundo.

Habitantes de Maupiti com roupas e adornos típicos para dança tradicional
Habitantes de Maupiti com roupas e adornos típicos para dança tradicional

As apresentações iam acontecendo em grupos de adultos (mais ao fundo) e adolescentes na frente da plateia, que acompanhava ávida com palmas e olhos atentos a todo e qualquer passo de dança que se destacasse no grupo. As crianças pareciam tensas com a responsabilidade, os adultos davam um espetáculo a parte!

Dança Típica da Polinésia Francesa
Dança Típica da Polinésia Francesa

Aos poucos, com a empolgação da plateia (e do único fotógrafo com uma câmera profissional por ali – nesse caso, euzinho mesmo), as meninas iam se soltando e davam seu show, ainda um tanto acanhadas, mas bem atentas aos momentos que eu conseguia foco no rosto de algumas delas.

O Ula Ula da Polinésia Francesa
O Ula Ula da Polinésia Francesa

Quando a primeira apresentação acabou (mais de 10 minutos de dança contínua), um grande coral se reuniu sentado no meio do “palco”. As meninas na frente, as senhoras de meia idade ao meio, os senhores e senhoras mais velhos ao fundo, como se organizando o poder entoação das cordas vocais de cada participante. As meninas amavam minha câmera. Sorriam quando eu chegava por perto, esperando o momento do meu clique para depois correr atrás e ver a foto na telinha.

Coral que cantou uma música em acapela, realmente muito bonito
Coral que cantou música em acapela, realmente muito bonito (veja no fim da matéria)

Entre uma apresentação e outra, eu me sentia um tanto quanto perdido entre a cultura tradicional e que até certo ponto me remetia a uma sociedade sem acesso às tecnologias do século XXI e eis que um simples pau de selfie conectado a um smartphone de última geração delatavam que a globalização e o capitalismo definitivamente se espalharam até mesmo por minusculas e paradisíacas ilhas como Maupiti, na Polinésia Francesa.

Tecnologia misturada ao tradicionalismo da Polinésia
Tecnologia misturada ao tradicionalismo da Polinésia

Sinceramente esta foi uma das mais belas apresentações regionais, culturais, que mescla dança e música que já consegui presenciar em um dos destinos que visitei ao redor do mundo. Engraçado perceber como atividades marcantes aparecem sem requerer agendamento em viagens que a nossa disposição de viajante está aberta para experimentar novas e diferentes oportunidades.

Meninas de Maupiti em sua dança típica
Meninas de Maupiti em sua dança típica

De fato uma ou outra personalidade se destacava em meio aos grupos que se apresentavam por ali. Os colares pareciam dançar harmoniosamente no ritmo da música ao vivo que por ali era apresentada. Fiquei por vários minutos percebendo as diferenças no semblante das pessoas mais velhas, que pareciam se entregar mais às apresentações, demonstravam com facilidade o orgulho de estar renovando os vínculos com as suas origens simplesmente por estar ali apresentando aquela dança típica.

Calor, energia, vibração e música em Maupiti
Calor, energia, vibração e música em Maupiti

Irreparável da minha parte seria se não mencionasse a amabilidade desse povo apenas por ver que eu era um viajante que estava freneticamente registrando cada momento como se fosse a última oportunidade que teria de ficar ali imerso naquela cultura, aquém da língua portuguesa e aberto para novos aprendizados. Era lindo ver o sorriso no rosto das pessoas quando a minha câmera se aproximava.

Destaque para as belas coroas e colares de flores típicas da Polinésia
Destaque para as belas coroas e colares de flores típicas da Polinésia

A seguir eu lhe convido a assistir o vídeo com alguns dos melhores momentos desta apresentação. É muito complicado tentar ilustrar a beleza e riqueza de detalhes desta experiência apenas com fotos e textos, vá adiante, clique no play e assista ao vídeo para ter a impressão desta atividade por completo.


Danças típicas da Polinésia Francesa em Maupiti

E como de costume, logo a seguir você tem acesso às melhores fotos desta matéria em alta resolução! Desfrute!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *