Logo depois de conhecer Ulwatu, a praia dos surfistas em Bali, na Indonésia, eu já começava a prepara o meu espírito para uma nova procissão – exatamente isso prezado leitor – eu viajaria desde Denpasar até Hanói, a capital da República Socialista do Vietnã, fazendo duas breves conexões – uma em Jakarta, a capital da Indonésia e outra no melhor aeroporto do planeta, o Changi, na cidade de Cingapura. Este seria o preço a pagar por uma viagem internacional de baixo custo? Não sei! Mas como adoro aviões, aeroportos, fronteiras e afins, eu estava pronto para seguir adiante, ainda mais por conta do valor do voo, nada mais do que U$ 50.00, isso pois comprei com uma semana de antecedência – voar na Ásia, se a ti te gusta, a mi me encanta!

Enfim era a hora de partir de um novo país. Estava satisfeito com tamanhas experiências incríveis! Conheci Ubud, o centro cultural de Bali, lugarzinho fantástico no qual ainda tive a oportunidade de conhecer a Floresta dos Macacos, ainda viajei para Tulamben onde fiz alguns mergulhos com cilindro! Me enfiei em lugares exôticos viajando de carro desde Tulamben até Kuta, fiz MUITO people watching, conheci a bela Uluwatu, badalei nas noitadas de Kuta e já estava ávido por conhecer uma nova nação. Era hora de fazer checkin…., mas qual é o nome da cia aérea mesmo?

Sriwijaya Air - Low Cost atuante em Bali
Sriwijaya Air – Low Cost atuante em Bali

Praticamente impronunciável em língua portuguesa! No ato do checkin, quando a atendente ainda preenchia meu cartão de embarque (exatamente, preenchia a caneta!) fui questionado sobre a minha permissão para adentrar o território vietnamita! Isso foi uma novela na viagem (com direito a post exclusivo mais pra frente aí!) mas enfim eu havia o famigerado papel que me permitiria embarcar rumo a Hanói. Depois de apresentada toda papelada, passaporte e certificado de compra da passagem (exato, ela queria impresso, mas como não tinha, serviu uma imagem que tinha salvo no telefone) – parti então para a sala de embarque do aeroporto de Bali (que estava completamente lotada!)

Sala de embarque do aeroporto de Bali na Indonésia
Sala de embarque do aeroporto de Bali na Indonésia

Embarque realizado, aeronave decolou macio rumo a capital da Indonésia – a cidade de Jakarta, onde faria uma breve conexão para pegar voo com outra cia aérea low cost que atua no Sudeste Asiático, a ValueAir. Aí você leitor atento vira e questiona lá nos comentários: “Mas o título da matéria não era voando com a JetStar?!”, well done!, as passagens foram emitidas pela JetStar, mas os voos são realizados em cias aéreas que trabalham em code-share, criando uma mega-rede de cias aéreas servindo com folga as principais capitais asiáticas. smart decision fella 😉

Duty Free Jakarta
Duty Free Jakarta, Indonésia

Duty Free de Jakarta até havia excelentes alternativas pra quem não estivesse preocupado em salvar o dinheiro para conseguir chegar tranquilamente até o final da viagem. Fato é que nesse momento o que eu menos queria fazer era carregar peso adicional, então ignorei-o e fui direto para a outra ponta do aeroporto (é preciso um shuttle), de onde partem as voos internacionais. Uma vez lá embarquei em poucos minutos e como num piscar de olhos estava desembarcando no Changi, um dos melhores aeroportos do planeta!

Duty Free Changi, Cingapura
Duty Free Changi, Cingapura

Tão conceituado quanto o aeroporto é o Duty Free do Changi! Fiquei uma noite inteira perambulando de um lado para o outro, conferindo as lojas, os preços e todos os detalhes desse impressionante aerorporto. Sendo bem sincero uma noite completa foi pouco, e quem é amante de aeroportos assim como eu sabe bem sobre o que estou escrevendo! Várias lojas alternativas com artigos para decoração ao estilo asiático, bebidas que até então nunca havia visto em duty free nenhum (tal como a vodka da montagem anterior) e praças de alimentação dentro das áreas de embarque para colocar qualquer aeroporto da América Latina na sola do pé. Mais uma perninha e estaria chegando na capital do Vietnã, Hanói, o assunto da próxima matéria dessa série sobre o Sudeste Asiático, que teve início em Bangkok, na Tailândia! Não vai perder né!?

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Olá Luiz, tudo bem? Farei uma viagem para o Vietnã e acredito que será como você fez, sairei da Indonesia e voarei até Hanoi. O problema é que pretendo sair do Vietnã pela fronteira com o Camboja por terra. Pelo site da embaixada, para conseguir o visto teria que comprovar a entrada e saída através dos bilhetes de avião. Como você fez? Não achei aqui no blog onde você explica a questão do visto. Obrigada!!

    1. Oi Eduarda, tudo joia?! Eu tinha o comprovante da minha viagem de volta ao Brasil, comprovando que estaria em trânsito pelo Camboja. Foi fácil e não enfrentei nenhum problema adicional, mas foi preciso mostrar os tickets de avião partindo da Tailândia. Espero ter ajudado. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *