Se planeja viajar algum dia em sua vida até o Sudeste Asiático, seja para qual país for, eu lhe faço um apelo antes de começar a tecer os parágrafos desta matéria: visite HO CHI MINH CITY! Definitivamente sua experiência na indochina não será completa sem antes navegar no Delta do Rio Mekong e conhecer um pouco mais sobre o modo de vida vietnamita neste que é o “Amazonas” da Ásia Oriental.

Depois de sair de Hanói, visitei mercados, caminhei por ruas e praças e visitei um dos museus mais impressionantes deste continente, mas NADA até então me convidou a entrar em contato com os costumes e a tradição do povo vietnamita tanto quanto o passeio que fiz de um dia pelo Delta do Rio Mekong.

Embarcações próximo a Ho Chi Minh City
Embarcações no Rio Mekong, próximo a Ho Chi Minh City

Navegar pelo Mekong era uma experiência que eu fiz questão de frisar como essencial enquanto planejava esta viagem ao Sudeste da Ásia. Este é simplesmente um dos maiores e mais importantes rios do planeta. Sua nascente está localizada a quase 1.400 km de distância deste lugar no qual visitei próximo a Ho Chi Minh City, no Vietnã. Nessa altura o rio se ramifica transformando-se em várias canais que cortam mais de 13 províncias vietnamitas. Nós navegamos até algumas delas para compreender um pouco mais sobre os costumes do povo que vive nessa região.

http://www.youtube.com/v/umEs0tSjnYs
Navegando no Rio Mekong

Durante o caminho, cerca de uma hora em uma embarcação cruzando o Rio Mekong em busca do primeiro ponto de parada, já em um dos braços do grande delta. O visual do rio de águas escuras com as palafitas, a vegetação densa das encostas e grandes templos surgindo do nada reforçavam o sentimento de distância de casa (se é que para referencia de casa o viajante utilize o Brasil!)

Templo no Vietnã
Templo no Vietnã próximo ao Rio Mekong

Não demorou muito e chegamos a um vilarejo de vietnamitas que trabalhavam com produção de balas de côco. Os habitantes dessa região são de êtnia vietnamita com certa minoria cambojana e sempre com a presença de um chinês ou outro! A produção de balas é basicamente utilizada para a subsistência das famílias que vivem nessa primeira região. Várias outras famílias vivem por ali e trabalham com comércio dos mais variados ítens, desde souvenirs passando por frutas chegando a produtos de origem animal e vegetal.

Produção de balas de banana no Delta do Rio Mekong
Produção de balas de banana no Delta do Rio Mekong

Uma vez desembarcado em My Tho foi hora de assistir a explicação do guia (em inglês) sobre a produção de diversos tipos de itens para a própria subsistência, não somente na larga produção das balinhas (que por sinal são muito saborosas), como também de flores, sim! Um caminho cheio de flores está para aqueles que decidem visitar esses vilarejos no Delta do Mekong. Mas se você prefere mesmo os vendedores de rua, vai acabar encontrando de tudo a venda! Até mesmo intestinos! 😀

Passeando em um dos vilarejos no delta do rio Mekong
Passeando em um dos vilarejos no delta do rio Mekong

Este é o tipo de passeio que vale a pena ser feito com calma para observar os detalhes. O caminhar de uma formiga cabeçuda asiática no meio de um galho pode dar uma foto macro incrível! São tantos elementos saltando a vista a todo momento que chega ser preciso um certo planejamento para não se perder em tantas oportunidades de composições fotográficas!

Detalhes interessantíssimos que encontrei no Delta do Mekong
Detalhes interessantíssimos que encontrei no Delta do Mekong

E quando a fotografar começar a ficar um pouco chato demais, você pode simplesmente encontrar um nativo carregando uma cobra de mais de 30 kg nas costas e perguntando se você não gostaria de fazer um carinho no bicho de estimação do vietnamita nativo do Delta do Mekong!

Animal de estimação dos nativos no Delta do Rio Mekong
Animal de estimação dos nativos no Delta do Rio Mekong

Adrenalina a parte, não demora muito até que o guia convoque a equipe para a parte mais esperada da viagem, um passeio em botes vietnamitas pelas veias do rio Mekong, viajando assim como os vietnamitas na época da guerra faziam, e como até hoje o fazem para deslocar-se entre os vilarejos. O mais legal é a paz que invade a embarcação assim que todos são convidados a relaxar e usar o típico chapéu cônico vietnamita.

Delta do Rio Mekong: De canoa assim como os vietcongs no delta do Mekong
De canoa assim como os vietcongs no delta do Mekong

Este foi um ponto altíssimo da viagem até o Vietnã. O vídeo a seguir é capaz de demonstrar melhor do que as minhas próprias palavras um pouco dos sentimentos que podem ser adquiridos navegando pelas veias do Rio Mekong, em território vietnamita!

http://www.youtube.com/v/E8srUYycM-A
Navegando pelo delta do Rio Mekong no Vietnã

Não duraram mais do que 30 minutos os breves instantes em que flutuamos pelo rio, chegando até outro vilarejo que seria ponto de parada para degustação de chás e frutas típicas da região e poderíamos apreciar um grupo de música tradicionalmente vietnamita.

Cantores locais, frutas e um espetáculo a parte de passeio!
Cantores locais, frutas e um espetáculo a parte de passeio!

Depois disso voltamos a Ho Chi Minh ainda para aproveitar o finalzinho do dia comprando as últimas recordações pois na manhã seguinte era tempo de estar em movimento, era hora de partir de viagem rumo ao Camboja! E desde já fica o convite para seguir de pertinho nossas atualizações pois vem muito mais sobre a Ásia com um novo país por aí!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *