No dia em que chegamos a Mendoza, aproveitamos que estavamos no terminal de ônibus e compramos nossa ida para a cidade de Viña del Mar. A viagem dura cerca de 7 horas, dependendo é claro do tráfego na fronteira, e é uma viagem surreal. Subir a Cordilheira dos Andes, sair da Argentina, cruzar Los Libertadores rumo ao Chile, descer pelos caracóis sempre com uma tremenda vista.
A fronteira fica a uma altitude de cerca de 3.900 metros. O frio da Cordilheira e os ventos são realmente gelados. É interessante sair de Mendoza com roupas para o calor e quando você sai do ônibus é inevitavel não sentir a pressão da altitude e o frio das montanhas.
Entrando no Chile
Quando chegamos próximos a fronteira havia uma fila de cerca de 10 kilômetros entre carros de passeio e motos. Formou-se uma outra fila para os ônibus e o tratamento é claro foi mais rápido, mas mesmo assim os tramites na fronteira duraram cerca de 4 horas.
Fronteira Argentina-Chile Los Libertadores
O Chile não aceita de forma alguma que você entre em seu território com alimentos, tais como frutas, ou alimentos de origem animal. As multas são altas e já estão sendo aplicadas há mais de 2 anos. A revista na fronteira é forte e estruturada. Mala por mala passa por um scanner e existem cachorros que farejam os visitantes e suas bagagens em busca de drogas, frutas e todo e qualquer alimento de origem animal. As medidas foram tomadas pelo Ministério da Agricultura chilena que pretende com isso inibir a entrada de doenças ou qualquer tipo de praga não nativa. Para maiores informações sobre a aduana chilena você deve visitar a página do serviço nacional de Aduanas Chilenas.
As paisagens mais belas em uma viagem
A viagem que liga Mendoza a Santiago é realmente surreal. Vê-se a Puente del Inca, o monte Aconcágua(6.952m de altura), as lagunas, a rodovia que sobe e desce os Andes, com os famosos caracóis e túneis escavados na Cordilheira. Se visita o Chile, lembre-se sempre de trazer documento de identidade válido com foto, carteira de vacinação com todas as vacinas básicas para viagens em dia, a declaração de aduana que lhe é fornecida dentro do meio de transporte (não a perca de forma alguma) e é claro nada de origem animal ou vegetal (frutas, verduras, legumes), drogas ou ítens não declarados pois você com certeza terá dores de cabeça.
Los Caracoles – Estradas na Cordilheira dos Andes
Minha aventura chilena/argentina foi no Paso de los Libertadores…
Los Caracoles é lindo, né?
Olá!
Sabe se podemos trazer vinhos de Mendoza para Santiago?
Obrigada!
Adorei o site. Minhas viagens estão aqui http://www.viagensdenosdois.blogspot.com
Vanessa
Olá! Estou adorando seu blog e me identificando com vários roteiros seus.
Fiz esse mesmo roteiro (inverso) no final de 2011 e começo de 2012. Fui de Santiago à Mendoza e concordo que essa rota tem o mais belo visual que já conheci. É simplismente sensacional cruzar as cordilheiras e estar na divisa entre esses dois países.
Parabéns pelo seu diário de bordo! Inspirador!
Gostaria de saber se é muito complicado atravesar de carro alugado de santiago para mendonza e voltar? Gostaria de ir de carro pois posso parar quantas vezes quizer para admirar a paissagem.
Olá André Luiz! Obrigado pela sua visita e seu comentário!
Pois bem, acho que a sua resposta vai depender do seus dias e do momento em que fará o cruzamento. Isso pois na época que visitei Viña del Mar, era fim de ano! Estava lotado, a fila para os carros era gigantesca, e a fiscalização lá é muito rigorosa, então avalie o seu tempo e caso seja não seja interessante considere fazer a viagem de ônibus! O visual da cordilheira é fantástico!
AAH!! Volte aqui depois pra contar como foi ok?!
obrigado pela ajuda. Vou agora em outubro e vou ficar 4 dias mendoza, vc foi em que ano?
Virei o ano de 2009 para 2010 em Viña del Mar, foi incrível, mas minha travessia foi no sentido Mendoza – Santiago, vc fará o contrário, mas ambas as direções são incríveis.
realmente as cordilheiras sao realmente belas …viajei pra la um ano e meiopois meu marido e camioneiro
É mesmo incrível chegar no Chile e se deparar com aquelas belas cordilheiras todas cobertas de branco, ahhh, dá vontade de largar tudo e voltar correndo 😉