Como podem os dias render tanto em Orlando? São tantas atividades disponíveis para seus visitantes que sinceramente não vejo motivos para ficar deitado no quarto do hotel enquanto o dia passa lá fora. Não perdi tempo em momento algum, pelo contrário: nosso tempo foi otimizado ao extremo, a ponto de andar de balão, conhecer dois parques temáticos (Magic Kingdom e Epcot), e de quebra visitar um espetáculo épico com direito a um jantar medieval, tudo isso no mesmo dia hein!

E com o amanhecer todas as forças se renovam! Partímos do belíssimo Reunion Resort para nossa próxima solução de hospedagem: o Meliã Orlando em Celebration, e não sobrou muito tempo para conhecer o hotel, desde que o tempo urgia e nossa próxima atração estava agendada para o finalzinho da manhã deste terceiro dia de viagem: uma visita mega-especial, aliás mega-espacial: o Kennedy Space Center (KSC).

Welcome to NASA! Kennedy Space Center!
Welcome to NASA! Kennedy Space Center!

Este é o tipo de lugar que me provoca arrepios ao blogar – justamente por compreender que foi aqui em Cabo Canaveral, que foram superados boa parte dos limites físicos impostos a nossa raça humana. É um lugar que impressiona logo que o visitante cruza seus portões de acesso e dá de cara com um jardim no mínimo diferente, o Rocket Garden, ou em claro português, o Jardim dos Foguetes, lugarzinho onde estão expostos alguns modelos que levam nomes de batismo tais como Mercury-Redstone, ou ainda Altas e Titan, os primeiros a colocar astronautas da NASA no espaço!

O KSC é o centro de lançamento de cada uma das missões da NASA que enviaram seres humanos ao espaço, isso desde 1968. Esta é uma das principais atrações turísticas da Flórida Central e está localizada em Merrit Island, a apenas uma hora de carro do centro de Orlando. Desde junho de 2013 os turistas possuem um forte motivo a mais para visitarem o Cabo Canaveral – conhecer a aeronave mais robusta que já foi construída pela mão de nós seres humanos – a Atlantis, e sua apresentação no ato da chegada ao KSC é um espetáculo a parte!

Apresentação impressionante da Atlantis no Kennedy Space Center
Apresentação impressionante da Atlantis no Kennedy Space Center

Um filme é projetado em uma gigatesca parede/telão e narra partes da história da criação da Atlantis, os objetivos, as experiências e o aprendizado que levaram os engenheiros da NASA a construirem este veículo espacial projetado para funcionar como um space shuttle, uma espécie de ônibus espacial, capaz de voltar intacto à atmosfera terrestre e pousar como um avião comercial, podendo assim ser utilizado novamente em outras missões. Com vocês, Atlantis!

Atlantis - a aeronave mais resistente do planeta
Atlantis – a aeronave mais resistente do planeta

Esta aeronave colocou 156 astronautas em órbita ao longo de suas 33 missões e foi sem sombra de dúvidas um dos veículos espaciais mais avançados que a humanidade já conseguiu projetar, desde que esta aeronave possuía a capacidade de sugar energia da Estação Espacial Internacional e recarregar suas células de baterias, transformando-se assim no recurso espacial reutilizável que mais auxiliou a NASA em sua trajetória de exploração espacial.

Detalhes da Atlantis, sua gigantesca turbina propulsora
Detalhes da Atlantis, e os gigantes funís de escape do motor

Existe uma penumbra de respeito no ar, sensível ao adentrar o recinto deste veículo que chegou a lugares que você dificilmente conseguirá visitar em vida. Ao chegar tão próximo da Atlantis é possível reparar nos detalhes do revestimento de sílica em sua estrutura, peça fundamental que proporcionou com que esta aeronave retornasse a nosso planeta sem explodir ao adentrar a atmosfera. São visíveis as marcas de queimado, riscos e desgastes em sua superfície. Logo depois de alguns minutos de verdadeira contemplação, fomos caminhar pelas dependências do KSC e conferir outros artefatos, veículos e detalhes interessantes expostos para todos os visitantes que optam por conhecer esta sede da NASA na Flórida.

Astrovan, pedra lunar e algumas roupas de astronautas
Astrovan, pedra lunar e algumas roupas de astronautas

Nesta parte do tour é possível conhecer a Astrovan, veículo utilizado no transporte dos tripulantes mais importantes do planeta – os astronautas prestes a partir para missões espaciais. É possível também se aventurar em vários dos simuladores de aterrisagem disponíveis ou ainda investir vários minutos analisando cada detalhe de vários modelos diferentes de roupas de astronautas expostos em uma grande vitrine.

O ponto alto da visita ficou por conta do almoço que realizamos juntamente com o astronauta da NASA Rick Searfoss, que nos recepcionou com bastante alegria e foi muito atencioso, respondendo a perguntas que foram desde como se faz para usar um banheiro no espaço até o meu convite exclusivo para que ele visite o Brasil nos próximos anos para desfrutar dos eventos que virão por aí!

Com o astronauta da Nasa Rick Searfoss, plataforma de lançamento e maior edíficio em volume do planeta
Astronauta Rick Searfoss, plataforma de lançamento e o Vehicle Assembly Building

Depois da descontraída refeição, partímos em um ônibus para conhecer o Vehicle Assembly Building (VAB), o maior edifício do planeta em volume, onde são construídos os foguetes de lançamento de naves espaciais e satélites nos Estados Unidos. Visitar este lugar foi outra grande experiência realizada em Orlando, afinal de contas não é todo dia que você encontrar tantas preciosidades para a história espacial do homem moderno, tal como a cápsula da Apollo 13, ou ainda caminhar sob um dos maiores foguetes já construídos até a presente data!

Cápsula da Apollo 13, detalhe de roupa de astronauta
Cápsula da Apollo 13, detalhe de roupa de astronauta

Se você está planejando uma visita ao complexo principal do KSC, então espere investir cerca de U$ 43 para adultos e U$ 33 para crianças (3 a 11 anos/acrescidos de taxas). Com esse passe é possível conhecer as principais atrações, caminhar tranquilamente pelo Rocket Garden, conhecer a Atlantis, visitar o prédio da Early Space Exploration, parar para tomar uma águinha refrescante no Orbit Cafe, assistir aos filmes do ciname 3D IMAX (que duram em média 45 minutos cada), sentir-se no espaço com o Space Shuttle Experience e ainda pegar o transporte coletivo para o edíficio do VAB (Que partem de 15 em 15 minutos). Caso esteja em Orlando com mais tempo e pretenda voltar ao KSC, os passes permitem duas visitas no decorrer de 7 dias.

Caminhando abaixo do maior foguete já construído pelo homem
Caminhando abaixo do maior foguete já construído pelo homem

É o tipo de lugar que você visita e fica se perguntando sobre quão brilhante e genial pode ser a mente humana quando empenhada em resolver determinada situação. O que mais me impressionou nisso tudo, depois é claro da Atlantis? Sente só a montagem a seguir e se impressione também!

As turbinas propulsoras dos jatos de lançamento
O maior escapamento de um veículo que já vi em toda vida

Serviço

Kennedy Space Center
Website: http://www.kennedyspacecenter.com
Endereço: SR 405, Kennedy Space Center, FL, 32899
Telefone: (866) 737-5235 | Funcionamento: 9 as 18 horas.

Luiz Jr. Fernandes viajou para Kissimme a convite da Experience Kissimme, visitou parques temáticos e conheceu as principais atrações da região. Todas os relatos e opiniões são extremamente pessoais e descrevem com máxima fidelidade os acontecimentos que ocorreram durante esta viagem de 6 dias por Orlando, Kissimmee e Celebration.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *