Me maravilhei durante meus dias em Maupiti, uma ilhota perdida na imensidão do Oceano Pacífico. Próxima à mundialmente famosa Bora Bora, este pedacinho de terra foi palco de inúmeras aventuras: rodei a ilha de bicicleta, explorei jardins de corais, subi até o ponto mais alto da ilha, assisti uma apresentação de danças típicas, fiquei de bobeira na praia mais top da ilha e me vi imerso na realidade de uma típica pensão da Polinésia.

Foram dias espetaculares, realmente memoráveis, aquele snorkel com os peixinhos coloridos na lagoa de Maupiti não vai sair da minha cabeça jamais! Porém é hora de seguir adiante em nosso périplo pela Polinésia e suas ilhas, nosso próximo destino era a ilha considerada mais linda do mundo, Bora pra Bora Bora!?

O embarque

Ainda suando do esforço físico realizado apenas em um período do dia (eu subi e desci a montanha em umas 5 horas), eu sentia cada músculo do meu corpo quando cheguei à ilha-motu que funciona como aeroporto em Maupiti. Pra sair da ilha principal é preciso pegar um barco que não é incluso no valor dos voos, é preciso pagar uns 5U$ pelo transfer da ilha principal pra ilha/aeroporto. Uma vez realizado o checkin eu só precisava aguardar na sala de embarque:

embarque pro meu voo de Maupiti a Bora Bora
Aguardando o embarque pro meu voo de Maupiti a Bora Bora

Que a propósito estava bem tranquila naquela tarde…

Sala de embarque no aeroporto de Maupiti
Sala de embarque no aeroporto de Maupiti

Os voos que partem de Maupiti costumam pingar em outras ilhas do Arquipélago da Sociedade, tal como Raiatea, porém antes disso eles sempre acabam pingando em Bora Bora tendo como destino final Papeete, a principal ilha/capital do Tahiti. E não há muito o que fazer enquanto o avião que vai fazer o voo chega e com frequência tive que esperar pelos aviões chegarem às ilhas, quase nunca saí na hora agendada. Contudo isso era benéfico, já que dava pra ficar viajando nas pessoas 🙂

Crianças brincando enquanto aguardam a hora do embarque
Crianças brincando enquanto aguardam a hora do embarque

Olha ae se não dá vontade de ir lá e apertar as bochechas dese menino taitiano, devidamente protegido pelas forças de seus adornos para a viagem que estaria prestes a realizar…

Menininho com cocar típico da Polinésia Francesa
Menininho com cocar típico da Polinésia Francesa

O bom mesmo é ficar sacando os costumes, estilos, tatuagens, ah sim, como não falar das tatoos taitianas, elas estavam por todos os lados nos corpos dos homens. Se por um lado os homens costumavam exibir orgulhosos suas tatuagens monocromáticas tribais, por outro quase sempre as mulheres ostentavam a beleza de seus colares e adornos floridos.

aeroporto de Maupiti
People Watching – observação de pessoas no aeroporto de Maupiti

Nesses voos inter ilhas a segurança é bem frouxa. Não há detector de metais, não existe sequer uma revista. Em Maupiti eles pesaram a minha bagagem (inclusive a de mão) e observei que várias pessoas (inclusive locais) foram taxadas pelo excesso de bagagem, já que os aviões são de pequeno porte a preocupação com o peso extra é uma constante e rigorosamente observada. Há também uma certa “cortesia” por parte da equipe que embarca os aviões, dando preferência aos primeiros lugares para famílias taitianas, pessoas com crianças e mulheres, para depois embarcar as pessoas que se encontram já enfileiradas aguardando o avião chegar.

Uma senhora do Tahiti aguardando o voo partir
Uma senhora do Tahiti aguardando o voo partir

Afinal de contas você não quer sentar do lado em errado em um voo ÚNICO na sua vida, afinal de contas eu estava prestes a viajar de Maupiti pra Bora Bora, uma das ilhas mais lindas do planeta e fiz questão de encontrar o meu lugar na janelinha bem longe da asa do avião.

Cabine do avião da Air Tahiti Nui
Cabine do avião da Air Tahiti Nui

Importantíssimo sentar do lado esquerdo, eu acabei ficando com uma poltrona do lado direito =/

Todas as janelas do lado esquerdo já estavam ocupadas, eu queria estrangular a tripulação. Sentei meio emburrado do lado que iria ficar com vista apenas pro oceano, porém bem próximo a uma fileira de poltronas que estava bloqueada pela tripulação.

Os 15 minutos de voo entre Maupiti e Bora Bora

Fiquei no meu lugar até ver que já tínhamos decolado, afinal de contas ainda daria pra ver um pedacinho de Maupiti no lado que eu estava sentado. Mesmo assim ainda sedento pelas poltronas bloqueadas! Eu as queria mais do que tudo naquele momento. Quando vi que passaram alguns minutos eu pedi a permissão de uma aeromoça para sentar no lado bloqueado. Ela viu a minha agonia e deixou 🙂 pensa a felicidade do viajante aqui =D E olha o visual que eu ia perder!

Primeiras impressões de Bora Bora
Primeiras impressões de Bora Bora

Eu fiquei pasmo com aqueles azuis. Mesmo com o tempo levemente encoberto e com um certo mormaço no ar, as cores dessa lagoa me fizeram repensar quais lugares eram os mais bonitos que já havia visto com meus próprios olhos até então.

Visual paradisíaco da ilha de Bora Bora
Visual paradisíaco da ilha de Bora Bora

Sem dúvidas Bora Bora entrou pra lista e agora disputa o topo. Olha o contraste dos azuis. Repare nos detalhes dessa foto aérea, consegue contar os 9 barquinhos!? O azul dessa lagoa é realmente diferenciado. Veja que topografia interessante: Bora Bora possui uma ilha principal onde está localizada a principal cidade, chamada de Vaitape. Esta grande ilha está protegida por um grande atol de corais que possui “passes” conectando a lagoa ao mar aberto.

A ilha principal de Bora Bora
A ilha principal de Bora Bora, onde localiza-se a capital Vaitape

Os grandes resorts, os principais e mais caros resorts da Polinésia Francesa estão localizados em algumas ilhas-motu ao longo do grande atol, bem conhecidos por sua característica arquitetura em forma de palafita sobre as águas. Tradicionalmente falando, estas alternativas de hospedagem são construídas exclusivamente focando o visitante de alto nível, aqueles que podem pagar alguns milhares de euros por cada diária, pois francamente não condizem com a realidade do povo da Polinésia e com as necessidades/requerimentos de qualquer construção a ser estruturada nesta parte do planeta.

Azuis espetaculares da lagoa de Bora Bora
Azuis espetaculares da lagoa de Bora Bora

De uma forma ou de outra são excelentes alternativas em uma das ilhas que encabeçam os desejos de viagens de milhares de pessoas ao redor do mundo. Vindo de Maupiti, uma ilha tão intocada eu estava um pouco ansioso e com medo de ficar desapontado com a realidade que encontraria em Bora Bora. Mas fala a verdade, independente do que tinha ali embaixo, deveria ser algo muito lindo né não?! Olha a cor dessa lagoa!

Paisagem sensacional em Bora Bora na Polinésia Francesa
Paisagem sensacional em Bora Bora na Polinésia Francesa

E quanto mais o avião se aproximava do aeroporto, mais eu ficava boquiaberto, dividindo a oportunidade de VER essa coisa linda com meus próprios olhos ou através do view finder da minha câmera. Em um certo ponto eu desliguei meu equipamento e passei a registrar tudo apenas com os meus próprios olhos. Essas paisagens ficarão eternizadas em minha memória.

Infinidade de tons azuis na lagoa de Bora Bora
Infinidade de tons azuis na lagoa de Bora Bora

Prestes a chegar no aeroporto, que também fica em uma área do atol, afastada da ilha principal, ainda contei mais uns outros 6 ou 7 resorts com palafitas adentrando os azuis da lagoa, uma edificação um tanto quanto intrusiva para o meio ambiente em minha opinião, mas que de fato faz com que Bora Bora seja diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Paisagem minutos antes do avião pousar em Bora Bora
Paisagem minutos antes do avião pousar em Bora Bora

Depois do espetáculo anterior, o piloto pediu pra que desligássemos os equipamentos eletrônicos para o pouso e mergulhamos na minúscula pista de pouso e decolagens. Eu estava oficialmente na ilha de Bora Bora a mais famosa da Polinésia Francesa.

O desembarque

Tudo muito rápido, pratico e eficiente. Uma colaboradora gritava com seu tubinho cor de rosa florido algumas expressões em francês que aparentemente conectavam as pessoas com outros voos. Eu segui meu caminho rumo ao saguão de desembarque…

Desembarcando em Bora Bora
Desembarcando em Bora Bora

O céu ainda estava nubladíssimo, porém parecia querer dar uma melhorada. Desci do avião pensando nas atividades que gostaria de realizar e ainda com certo receio de me frustar com o destino considerado por muito como o “mais lindo do mundo”, depois de ter experimentado Maupiti e todas as experiências de imersão na cultura taitiana que vivenciei por ali. Sozinho e com a cabeça erguida adentrei o aeroporto de Bora Bora.

Bora conhecer Bora Bora comigo!?
Bora conhecer Bora Bora comigo!?

Pra saber tudo que aconteceu nessa ilha, conhecer as dicas que fizeram possível essa viagem sem que eu arrebentasse com a minha conta corrente, lhe convido para acompanhar de perto as próximas postagens e atualizações nas redes sociais, vem história irada pela frente 😉 Gostou do relato?! Fico aguardando seu comentário hein!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
2 comentários publicados
  1. Bah, Luiz! Que sonho!! Viajei nestas fotos. Esse lugar existe mesmo, então? kkkk Esperando o resto da viagem.

  2. Bah, Luiz! Que sonho!! Viajei nestas fotos. Esse lugar existe mesmo, então? kkkk Esperando o resto da viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *