Ontem publiquei uma matéria que narrou minhas primeiras impressões sobre a cidade de Ho Chi Minh City, a mais desenvolvida do Vietnã, a velha Saigon, e hoje venho aqui para complementar aquela matéria relatando um dos passeios mais interessantes que realizeis nessa metrópole. Na realidade não precisei gastar um Dong sequer para realizar essa atividade, bastou reservar um tempinho, preparar a bateria da câmera e sair caminhando pela Ho Thi Ky Street, localizada no Distrito 10, bem no coração de Ho Chi Minh e se inspirar pelo perfume das rosas, flor de lotus, orquídeas, bonsais e tantas outras…

Bonsais a venda no centro de Ho Chi Minh City
Bonsais a venda no centro de Ho Chi Minh City

As flores são no Vietnã responsáveis por uma das maiores indústrias na era moderna deste país. As flores são largamente produzidas em Dalat e Hanói e são exportadas largamente para o Japão e vários países europeus. Fato é que o Vientã é reconhecido mundialmente pela beleza de suas flores, pela vivacidade e brilho das pétalas e acredite que com apenas meros 5 dólares você poderá sair dessa rua com as mão abarrotadas de lírus, orquídeas, crisântemos e até girassóis!

Comércio de Flores na praça central de Ho Chi Minh City
Comércio de Flores na praça central de Ho Chi Minh City

É um mercado de rua bem informal – os locais montam suas tendas na parte da manhã e passam o dia todo expondo a beleza de suas mercadorias, realizando compras e vendas, repondo o estoque e zelando da aparência de cada uma das espécies. Encontrei orquídeas de várias cores, espalhadas ao longo da rua na maioria das barrcas que fazia uma paradinha para as fotos. Com não teria condições de levar a beleza delas comigo no meu voo intercontinental, fiz questão de capturar a beleza dessas cores para compartilhar com vocês por aqui – poderia eu ter melhores impressões duma cidade que me recepciona com uma feira de flores em uma de suas ruas principais? Eu já estava gostando muito de Ho Chi Minh City!

Flores e mais flores, melões e melancias
Flores e mais flores, melões e melancias

Para se ter uma idéia bem concreta de quão bons são os valores praticados por aqui, considere que um vaso com belas orquídeas estava sendo vendido em média por U$ 2 a 3 dólares, enquanto aqui no Brasil existem lugares que vendem essas flores por até 70 reais. Cheguei a acreditar que encontraria mais bancas com frutas, mas na realidade as frutas que encontrei eram sempre meio que decorativas, tal como os melões e melancias da montagem anterior, ou a bela árvore de futas do dragão da montagem a seguir…

Dragon Fruit - A Fruta do Dragão
Dragon Fruit – A Fruta do Dragão

Pena não ter conseguido capturar um pouco dos cheiro dessa feira para compartilhar aqui com vocês, foi imensamente gratificante desembarcar nessa metrópole e como primeira atividade passear pelas bancadas dos feirantes ostentando essa incrível variedade de flores, eu estava um pouco cansado do cinza de Hanói 😀 Depois disso eu parti para uma visitinha ao Museu da Guerra, tema do próximo post sobre o Vietnã, não vai perder né não?! Acompanhe sempre nossas atualizações por aqui e nas redes sociais!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *