Te convido a conhecer nesta matéria a experiência de mergulho em naufrágio no Mar Vermelho. Eu queria começar a escrever sobra a Jordânia contando como foi atravessar a fronteira que conecta Eilat a Aqaba, porém quando vi as fotos do que eu fiz nessa cidade banhada pelas águas cristalinas do Mar Vermelho, eu sinceramente decidi pular essa experiência e ir direto ao assunto.

Mergulho em naufrágio no Mar Vermelho

Atravessar a fronteira entre esses dois países nesse exato lugar pode ser bem complicado, mas pra nós não existiu problema algum. Fomos de taxi até a fronteira, pagamos pra sair de Israel e caminhamos através da terra de ninguém com a mochila nas costas, na humildade 😉

Chegando ao lado jordaniano da fronteira, trocamos o que tinhamos do dinheiro israelita, ganhamos o carimbo do país árabe e rompemos direto para o balneário dos mergulhadores, uma pequena vila próxima dos melhores sítios, onde existem vários hotéis misturados com lojas de mergulho. E o que a gente foi fazer lá? Mergulhar, hora bolas! Então bora pra água vai!

Navio Naufragado na Jordânia
Mergulho em naufrágio no Mar Vermelho

Mar Vermelho só no nome, pois tudo que eu vi lá era azul, beeeeeem azul por sinal! Nosso primeiro dive foi num lugar chamado Ship Wreck! Isso ae e nada mais: navio naufragado para o primeiro tanque do dia! Bem intenso o lugar! Tanto que eu não tenho palavras que conseguem descrever o vídeo a seguir, quando chegamos próximos da gigantesca embarcação no fundo do oceano.

http://www.youtube.com/v/ip8Gdhddaas
Ship Wreck – Aqaba – Red Sea – Jordan

O Cedar Pride Shipwreck foi o primeiro point que exploramos em 3 dias mergulhando no Mar Vermelho. Enquanto estávamos em Israel queríamos muito encontrar um lugar bom pra mergulhar, ou alguma operadora de mergulho que cobrasse um preço justo, mas sinceramente decidímos salvar a grana e investir tudo no lado jordaniano da fronteira. Foi a decisão mais certa de toda viagem. Repare na foto a seguir que vibrante as cores desse paredão que encontrei em meu caminho lotado de peixes vermelhos de corais!

Mergulho com cilindro no Mar Vermelho - Jordânia
Mergulho com cilindro no Mar Vermelho – Jordânia

Visibilidade fantástica mesmo com mais de 20 metros de profundidade. O grande Cedar Pride está localizado em uma área próxima da praia, dispensando a necessidade de embarcações para chegar até ao ponto de mergulho, o que consequentemente acaba barateando a brincadeira. As fotos dessa matéria foram registradas com uma câmera GoPro Hero 3+ Silver edition com um filtro vermelho que corrigiu o azul (“tinta”) provocado pela profundidade do oceano.

Rainbow Reef em Aqaba - Mar Vermelho
Rainbow Reef em Aqaba – Mar Vermelho

Nós fizemos 5 tanques com a galera do Nemo Dive Center em Aqaba, porém este é um destino no qual poderíamos passar uns 15 dias mergulhando em diferentes lugares e não esgotaríamos todos os sítios oferecidos. Há mais de trinta locais de mergulho em Aqaba, a maioria deles adequados para todos os níveis de experiência. O fundo do mar nos arredores desta que é a cidade mais ao sul da Jordânia é praticamente todo coberto por recifes que se estendem por uma distância com mais de 25kms direto até a fronteira da Arábia Saudita. O recife começa literalmente à beira da praia e se estende como os dedos de uma mão, dividindo-se em canyons com pináculos e declives. Na maioria dos points, quando você encontra-se a apenas 100m da praia, já é possível encontrar profundidades com 50m ou mais.

Navio naufragado em Aqaba
Navio naufragado em Aqaba

O Cedar Pride é um cargueiro libanês que afundou em 1983, e agora é residência de uma grande variedade de fauna e flora marinha. Os mergulhadores podem nadar sob a carcaça do navio, chegando até uma profundidade de 27m.

No nosso caso mudamos o itinerário e entramos em uma área onde é possível encontrar um vácuo, uma espécie de bolha de ar presa na carcaça do navio a aproximadamente 20 metros de profundidade.

Chegamos a dar uns bons gritos quando colocamos a cabeça nessa bolha de ar, parecendo que estávamos na superfície, mesmo no fundo do oceano – foi uma experiência incrível, e até por sinal arriscada, porém fomos muito bem instruídos a não respirar aquele ar por possuir gases tóxicos (como gás carbônico em excesso). Foi um mergulho rápido, cerca de uns 40 minutos, porém realmente muito intenso!

Depois disso voltamos pra praia, onde nos hidratamos e nos preparamos para um segundo tanque, dessa vez em um sítio bem tranquilo, de corais realmente coloridos, sem corrente, sem uma partícula suspensa no fundo do mar, o nome do lugar é Rainbow Reef, o recife do arco-íris.

Reef do arco-íris na Jordânia
Recife do arco-íris (Rainbow Reef) na Jordânia

Um verdadeiro jardim de corais coloridíssimos! Na montagem anterior é possível perceber pela primeira foto a variedade de cores que esses corais possuem.

Todos os lugares ilustrados nessa matéria são referências como ótimos pontos de mergulho onde é muito alta a probabilidade de ver peixe-leão, tartaruga, moréias e até cavalos-marinhos, entretanto nada é melhor do que um vídeo para ilustrar a grande variedade de vida e cores que encontramos nessa oportunidade de mergulho na Jordânia.

http://www.youtube.com/v/GF06lTVAOLI
Rainbow Reef – Aqaba – Jordan

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
5 comentários publicados
  1. Luiz, simplesmente fantástico! Posso só te pedir um favor? Você pode me dizer onde comprou este filtro para a GoPro? Adorei a qualidade das imagens! Belas fotos. Abraço.

    1. Olá Diogo, obrigado pelo comentário e pelos elogios, realmente as fotos ficaram perfeitas! Eu comprei o filtro no ebay mesmo, basta buscar por red filter goPro e você encontrará várias opções. Eu acabei ficando com o mais barato, que na realidade é apenas uma espécie de plástico vermelho que coloco na frente da lente dentro da case, fica realmente muito top! Abração chefia!

  2. Olá Luís! Adorei a sua postagem!! Devemos mergulhar em Aqaba em alguns dias. Eu não sabia que existiam tantos e tantos pontos para mergulho por lá!! Diversamente, teremos apenas um dia. Se tivesse que optar, quais pontos priorizaria? Suponho que o rainbow reef esteja entre eles. Quais outros!? Lá as pessoas podem escolher onde descer ou é como em Noronha!? Também foi muito útil pra mim a menção à lente para a GoPro. Só mergulhamos com a Hero uma vez e a coloração das imagens ficou péssima. Já as fotos profissionais.. Incríveis! Jurava que tinha sido o flash e até adquiri um no fds mas talvez fosse interessante procurar por uma lente vermelha agora aos 45 do segundo tempo.. Kkkkk

    1. Oi Ana Carolina, tudo joia?! Muito obrigado por seu comentário e sua visita aqui no blog! Eu ainda lembro com um sorriso no rosto de cada um dos mergulhos que eu realizei na Jordânia! Poxa vida esse lugar merece uma semana de viagem e você vai ficar lá só um diazinho?! Bom tem vários lugares que não podem faltar. O rainbow reef é sensacional, uma visibilidade impressionante, mas tem um mergulho nos destroços de um tanque de guerra que eu acho que é must-have, afinal de contas não é em todo lugar que você encontra um tanque naufragado para ser explorado. Esse lugar é inclusive possível ser alcançado em snorkel, é bem raso, algo em torno dos 10 metros de profundidade. Vale a pena que você entre em contato com o pessoal da sua agência de mergulhos lá em Aqabab e questione sobre esse lugar mesmo se não puder ir lá com cilindro. Vale muito a pena fazer snorkel por aí. Mas se tem apenas um dia vai conseguir fazer apenas dois ou três tanques. Eles costumam ir onde o visitante pede, basta dizer que quer ver o tanque naufragado e eles vão fazer o mergulho contigo até lá. Qualquer nova dúvida não hesite em deixar um novo comentário! Abraço e boa viagem!

  3. Oi Luiz! Um espetáculo de relato! Estou programando de ir para a Jordania em setembro deste ano e Aqaba me deixou com muita vontade de conhecer os destrozos do navio, tanque, aviao afundados. O problema é que eu nunca mergulhei, e entao nao tenho ideia se eu podería ou nao fazer esse passeio la. Vc tem ideia si é possivel ou nao? vc tem instagram tb? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *