Uma das capitais mais simpáticas e organizadas que conheci por minhas andanças no Caribe chama-se Gustavia. O que esperar da capital de uma ilha francesa exclusivamente frequentada por algumas das mais importantes celebridades do planeta?! Não subestime o lugar por seus pouco mais de 2.000 habitantes que vivem em casinhas de telhado vermelho, ruas apertadinhas e costumes franceses tão aparentes, Saint Barthélemy (São Bartolomeu) é um dos destinos que estão no topo da lista de desejos de celebridades a exploradores independentes do mundo todo!

O que poderíamos esperar de uma ilha onde celebridades tal como o jogador Ronaldo opta por virar o ano?! Ou super estrelas norte americanas tal como Kate Moss e Beyoncé promovem festas de arromba e passeios de barco regados a Chandon Francês?! Não vamos sequer mencionar a gigantesca lista de celebridades que possuem propriedades privadas de luxo com vistas espetaculares para os multi tons azulados deste mar caribenho. St. Barth é um mix perfeito entre o alto nível francês oferecido pelas boutiques e alternativas de hospedagem com a beleza selvagem da exuberante natureza intocada em uma ilha com topografia bem acidentada com a presença marcante da sofisticação europeia.

Vila de Gustavia em São Bartolomeu
Vila de Gustavia em São Bartolomeu

Logo ao se aproximar do atracadouro de Gustavia, ainda embarcado no ferry-boat que conecta St. Martin e St. Barth, já é possível contemplar um pouco das mirabolantes paisagens caracterizadas pela mescla de cores azuis provindas do calmo e quente mar do Caribe e vermelho rosado presente nos telhados das principais construções da capital desta ilha nação. A principal vantagem do relevo com tamanhas variações de altura é um ponto a mais para a satisfação dos visitantes de Gustavia: basta sair alguns quilômetros do centrinho para conseguir perceber o quão esplêndida é a paisagem contrastante de St. Barth.

A organização arquitetônica urbana faz com que o porto desta pequenina cidade, com todas as embarcações de luxo que costumam estar ancoradas por ali, transmitam a impressão rápida de que estamos em uma marina europeia. É possível caminhar vagarosamente apreciando os iates de luxo tentando adivinhar a profissão de seus proprietários, seriam eles artistas de Hollywood, ou jogadores de futebol de times renomados pela Europa a fora?! A diferença pode ser percebida ao compararmos os barcos que ficam estacionados no porto de St. Martin, na saída para St. Barth (veja a última foto da montagem a seguir…)

Azul infinito no Mar do Caribe em St. Barth - Gustavia
Azul infinito no Mar do Caribe em St. Barth – Gustavia

Recomendo que Gustavia seja conhecida vagarosamente. É preciso dedicar um tempo entre a descoberta de tantas praias realmente paradisíacas para estacionar o seu carro alugado (nós estávamos com um carro da Avis) e apenas apreciar a vista fenomenal nos vários mirantes que podem ser encontrados ao longo da única rodovia que contorna esta ilha do Caribe. Na foto a seguir você pode ter uma perfeita impressão das paisagens adquiridas desde a placa de bem-vindo, inclusive com a centro de mergulhos La Bulle em destaque (a casinha mais próxima dos barcos….)

Vista geral do canal de entrada para o porto de Gustavia
Bela vista do Porto de Gustavia com o centro de mergulhos La Bulle em destaque

Um dos excelentes lugares que sempre procurava fazer uma parada para contemplação não era muito longe do centrinho de Gustavia. Bem próximo ao marco que marca a bienvenue Ville de Gustavia eu encontrei um dos melhores pontos para apreciação da capital de St. Barth. Era possível contemplar cada um dos principais edifícios e marcos municipais com o plano de fundo sendo preenchido pelo azul infinito do mar caribenho com o porto de Gustavia complementando brilhantemente o foco de qualquer imagem registrada neste lugar.

Vista geral do canal de entrada para o porto de Gustavia
Vista geral do canal de entrada para o porto de Gustavia

Porém fuja de Gustavia para ter vistas ainda mais espetaculares desde ângulos realmente privilegiados. Outros dois mirantes que podem render fotos impressionantes estão nas proximidades do Manapany Cottages, onde é possível contemplar toda imensidão de Anse des Cayes até o outro lado da ilha (onde está o Hotel Christopher – primeira foto da montagem a seguir).

Aeroporto de Gustavia - St. Barth - Caribe
Aeroporto de Gustavia – St. Barth – Caribe

Outro ponto imperdível está logo na cabeceira da rodovia que conecta o aeroporto à Vila de Gustavia. Como o relevo é bem montanhoso acabamos sendo brindados pela paisagem que contrasta os tons de azul neón do mar caribenho, o cinza do concreto da pista de pouso/decolagem e os pontinhos vermelhos dos telhados de cada construção em meio ao verde intenso da mata nativa. Um espetáculo de viagem do princípio ao fim. A seguir, você pode conferir as principais fotos desta matéria em alta resolução visitando a galeria de fotos.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *