Os visitantes das Ilhas de San Andrés e Providência, territórios insulares colombianos em pleno mar do Caribe, podem contar com atividades e lugares para visitar que preencherão completamente 10 dias de viagem. Quem opta por alugar uma scooter e dar uma volta na ilha terá opções de sobra para consumir boa parte do tempo, uma delas é uma breve paradinha nos arredores de San Luís, uma região populacional na periférica de San Andrés, mas que possuí cenários paradisíacos e a possibilidade de exploração de alguns Cays, tal como é o Rocky Cay.
A paisagem é espetacular: areia fina clarinha, mar em multi-tons azulados, muitos coqueiros e vegetação litorânea nos arredores – San Luís é a forma mais fácil para se explorar uma San Andrés semi-deserta, porém repleta de praias e lugares paradisíacos que merecem uma visitinha por parte de todos os viajantes que conhecem essas duas pérolas colombianas no Caribe.
Belas paisagens próximas a San Luís – San Andrés
Nas várias voltas que realizei nesta ilha, praticamente sempre era possível contemplar a beleza das cores típicas que os turistas buscam no mar caribenho: o azul turquesa-esverdeado, combinando com tons mais escuros devido à vegetação abundante do fundo do mar nessa região. Ainda explorando a Costa Leste de San Andrés, é possível investir parcelas generosas do seu tempo fora do Brasil apenas sentando em uma dessas praias, tomando banho no mar tranquilo que costuma existir por aqui quando a maré está baixa, ou simplesmente investindo tempo para conhecer melhor os locais 🙂
Praia parecida com Morro Alto em San Andrés
Em alguns pontos o mar fica “represado” de tal forma que dá a impressão de que estamos em território pernambucano, prestes a adentrar uma das mais belas praias brasileiras, a famosa Muro Alto, só que talvés uma mini-versão daquela preciosidade nordestina. Fato é que exitem contenções próximas à praia, algumas construídas pela própria natureza, outras pela ação humana, todas com algo em comum: proporcionar segurança aos banhistas, e reforço da costa contra a ação da natureza em dias de mar revolto. Entretanto nos dias de sol brilhante e muito calor estas piscininhas naturais se mostram bem convidativas, especialmente para quem está viajando com crianças e também quer curtir o melhor de San Andrés.
Outro lugarzinho bem procurado pelos visitantes destas ilhas é o Beach Park Rocky Cay que fica bem no centro de San Luís. Com estrutura para atender bem aos praieiros, este parque de praia encontra-se aberto para visitação das 10 da manhã até as 5 da tarde. O visitante contará com um espaço exclusivo para estacionar sua scooter ou carrinho de golf alugados, espreguiçadeiras, serviço de bar e afins – como sempre encontrará também o assédio de vendedores de tours, visto que os passeios para Acuário e Haynes Cay partem todos desta região.
Beach Park Rocky Cay em San Andrés
Há aqueles que preferem apenas ficar por ali e aproveitar o sol. Alguns até trazem barracas para passar o dia, outros apenas roupa de banho, equipamento para mergulho livre e disposição de sobra para cruzar a nado a faixa de oceano que separa San Luís de Rocky Cay e seu navio naufragado (ou melhor, encalhado!)
Areia branca, mar calmo de temperatura agradável em San Andrés, no Caribe
Este é outro ótimo lugar para quem quer praticar snorkel em San Andrés. A água não possui a visibilidade da Costa Oeste (principalmente tal como é em La Piscinita e West View), mas apesar disso há vida em abundância para ser apreciada por quem está disposto a se lançar ao mar. Há passeios de barco que levam os visitantes até o Rocky Cay também, mas como vocês podem perceber pela foto a seguir, a distância é bem curta e pode ser divertido fazer o passeio por conta própria.
Rocky Cay e o navio naufragado
O passeio tradicional ofertado aos turistas que visitam San Luís é um combo que parte pela manhã e passa pelo Rocky Cay e Acuário, onde é possível interagir com arraias, mergulhar com snorkel para observar cardumes e espécies típicas das águas cálidas do mar caribenho. O Acuário nada mais é do que um banco de areia no meio do mar com pequena estrutura onde é possível alugar equipamentos para mergulho, banheiros, lockers e um pequeno bar. Nos finais de semana esta pequena ilhota fica completamente abarrotada de turistas, vendedores e pode ser mais interessante visitá-la em dias pacatos durante a semana (e de preferência na baixa temporada!)
Rocky Cay, próximo a San Luís – San Andrés
San Andrés possui tantas atrações que para ser sincero acabei deixando várias para trás – não fiz o tour até Acuário e tampouco fui a nado até Rocky Cay. Uma vez com meus pés nessas areias finas e com um mar tão límpido e convidativo à minha frente, eu só fiz questão de encontrar um belo lugar ao sol para conseguir relaxar 🙂 Ainda havia muito o que explorar pela frente e eu merecia um belo descanso!
Praia em San Andrés: San Luís
San Luís em San Andrés = sossego! 🙂