Outro passeio excelente que realizei em uma manhã na cidade de Caldas Novas – GO foi justamente quando conheci um pouco mais sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas. Quem se aproxima da região das águas quentes logo pode contemplar o explêndor dos 123 quilômetros de reserva nativa do cerrado brasileiro, com suas árvores baixas de troncos retorcidos e vegetação bem amarelada, exclusivamente nessa época do ano devido ao clima seco que assola a região. Esta é uma ótima alternativa para aqueles que desejam fazer uma trilha e quebrar a complicada rotina nas piscinas termais dos hotéis de Caldas.

Logo ao chegar no posto de controle deste Parque Estadual os visitantes tem condições de mergulhar de cabeça no ecossistema do cerrado e contemplar a beleza da fauna e flora local.

Visitando o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Visitando o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Este é um Parque que foi estruturado para receber visitantes desde o ano de 1999, mas até então sofre com a falta de estrutura consolidada para atrair mais turistas. A reserva oferece duas trilhas – Cascatinha e Paredão, de níveis leve e intermediário, devidamente demarcadas. Para realizar as caminhadas é necessário agendamento prévio e presença de guias credenciados. Nesta oportunidade realizamos a trilha da Cascatinha, na expectativa de encontrar um belo poço para um mergulho, mas infelizmente a seca fez a cascata quase desaparecer.

Cachoeirinha seca por conta da época do ano
Cachoeirinha seca por conta da época do ano

A caminhada levou cerca de 1 hora e não exigiu muito esforço físico. É possível contemplar várias espécies de árvores típicas do cerrado brasileiro (tal como o pequizeiro). Ficamos na expectativa de encontrar alguns animais típicos do cerrado brasileiro em nosso caminho, mas justamente por saber o quanto é difícil que o parque mantém um pequeno museu com alguns animais empalhados.

Museu com animais empalhados predominantes na região
Museu com animais empalhados predominantes na região

Luiz Jr. Fernandes viajou para Caldas Novas – GO a convite do Grupo Privé e ficou hospedado no novíssimo Hotel Privé Riviera Caldas Novas, um dos maiores hotéis do Brasil.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *