Mais do que poder visitar praias paradisíacas e mergulhar em lugares exóticos, gosto mesmo de conhecer cidades históricas que se transformaram por um motivo ou outro em alguns dos mais sensacionais sítios arqueológicos na América Latina.

Caminhar por ruas desertas de pedra batida, contemplar pirâmides e também edificações majestosas, respirar ar puro que vem da mata nativa que se transformou em um centro de preservação ambiental, tudo isso me fascina bastante. É por isso que hoje venho até aqui para compartilhar com vocês, algumas sugestões de lugares que visitei nos últimos anos e que possuem a capacidade de levar o visitante aos tempos pré colombianos em pleno século XXI.

Sítios arqueológicos na América Latina: México, Peru, Honduras e Guatemala

Sabe o que é o mais legal em conhecer cidades históricas que atualmente são sítios arqueológicos? Simples! Os lugares mais fantásticos estão localizados em alguns dos países mais baratos para viajantes que desejam explorar destinos turísticos nas Américas. Confira a seguir alguns dos templos e edificações históricas que conheci e recomendo bastante que você reserve um tempo na sua vida para conhecer também.

1 – Ruínas Maias em Chichén Itzá

Cidade pré-colombiana de Chichén Itzá
Cidade pré-colombiana de Chichén Itzá

Uma das cidades históricas pertencentes ao período pré-colombiano que visitei mais recentemente foi Chichén Itzá, localizada na Península de Yucatán, México. Esta foi uma grande cidade pré-colombiana edificada pela civilização Maia no final do período clássico. Você pode visitar esse lugar caso faça uma viagem para Cancun ou Mérida, ambas funcionam perfeitamente como base para as explorações de Chichén.

É bom estar preparado para uma viagem até Tinum, o município mais próximo deste importante polo urbano dos maias. Eles habitaram esta região entre os anos 600 e 1200, sendo que este foi um dos maiores centros urbanos desse povo antigo, provavelmente uma das maiores e mais místicas cidades pré-colombianas, completamente disponível para nossa visitação atualmente.

2 – Capital do Império Inca em Machu Picchu

A cidade perdida dos Incas, Machu Picchu
A cidade perdida dos Incas, Machu Picchu

Agora sim estamos falando de uma atração vastamente divulgada aqui no Brasil, concorda? Quem é que nunca ouviu falar na legendária “Cidade Perdida dos Incas“?! Localizada nas imediações de Cusco, mais precisamente construída no topo de uma gigantesca montanha nas imediações da Cordilheira dos Andes, Machu Picchu é a principal atração do Peru, atraindo milhares de visitantes diariamente.

Esta é uma das cidades pré colombianas mais bem conservadas, acredito que isso ocorreu por conta de sua localização complicada, a mais de 2400 metros de altitude no vale do rio Urubamba, próxima atualmente da cidadela de Águas Calientes. Se ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. Este foi o destino da minha primeira viagem internacional sozinho e confesso que me derreto de amores apenas ao contemplar essas fotos que registrei na oportunidade que tive de conhecer esse lugar. Super recomendo hein! Bora pro Peru!?

3 – Uxmal na Península de Yucatán

Agora se você não gosta de multidões, vendedores e burocracia para conhecer lugares históricos então Uxmal pode ser uma pedida interessante para sua viagem de férias por cidades históricas pré-colombianas. Conheci Uxmal em minha mais recente viagem ao México e confesso que gostei tanto que poderia voltar até lá apenas para descansar entre a correria proporcionada pela infinidade de atividades que podemos realizar em Yucatán.

Uxmal é uma cidade histórica construída pelos maias na península de Yucatán, muito próxima de Mérida, capital deste estado mexicano. Em seu apogeu, Uxmal contava com uma população estimada de cerca de 25.000 pessoas, foi também uma das maiores cidades de Yucatán. Hoje você pode caminhar praticamente sozinho em vários lugares do complexo arqueológico, um convite à contemplação de edifícios históricos e obtenção de vasto conhecimento sobre essas maravilhosas edificações maias.

4 – Teotihuacán nas proximidades da Cidade do México

Sem dúvidas este é um dos maiores e mais impressionantes complexos arqueológicos pré-colombianos disponíveis atualmente para nossa contemplação in loco. Adentrar a cidade de Teotihuacán faz com que qualquer visitante fique realmente impressionado por sua grandiosidade, pelo tamanho de suas pirâmides e principalmente pela possibilidade de subir até o topo de cada uma delas, para assim poder admirar a vista panorâmica das principais praças deste centro urbano.

O que é mais notório em Teotihuacán são as evoluções antropológicas que podem ser facilmente reconhecidas quando percebemos que existem ruínas de complexos residenciais familiares ao longo da Avenida dos Mortos. O visual obtido do topo da Pirâmide do Sol é de tirar o fôlego. Esta é uma cidade que foi povoada em um primeiro momento pelos povos teotihuacanos, que vieram posteriormente a ser considerados Aztecas.

5 – Copán Ruínas em Honduras

Sítios arqueológicos na América Latina: Ruínas de Copán em Honduras
Sítios arqueológicos na América Latina: Ruínas de Copán em Honduras

As ruínas de Copán são outro exemplo interessante de ruínas bem preservadas com a possibilidade de visitação atualmente. Para conhecer esse lugar você precisará visitar a cidade de Tegucigalpa, a capital de Honduras. É preciso fazer uma viagem de ônibus até a cidade de Santa Rosa de Copán, já próxima da fronteira com a Guatemala.

Esta é sem dúvidas uma das pérolas deixadas pelos maias para a nossa civilização atual, é a única grande ruína que pode ser visitada em Honduras, você pode ler mais sobre esse lugar visitando um post exclusivo que publicamos alguns anos atrás: Ruínas de Copán no Blog Boa Viagem.

6 – Tikal, capital do Império Maia na Guatemala

Sítios arqueológicos na América Latina: Tikal na Guatemala
Sítios arqueológicos na América Latina: Tikal na Guatemala

Caso visite a cidade de Copán, pode também ter o interesse de ir além na exploração de ruínas pré-colombianas e deseje visitar Tikal, a maior das cidades maias, situada na região de Petén, Guatemala. Este foi um dos maiores centros urbanos maias entre o século IV e IV AC. Alguns historiadores estimam que no seu auge essa cidade abrigou uma população entre 100.000 e 200.000 habitantes. Já pensou em caminhar nos resquícios de uma cidade que abrigou tanta gente!?

7 – Ruínas de Tulum no mar do Caribe

Sítios arqueológicos na América Latina: Praias do Caribe e Ruínas Pré Colombianas em Tulum, no México
Praias do Caribe e Ruínas Pré Colombianas em Tulum, no México

Este é o lugar ideal para quem tem o desejo de mergulhar no Mar do Caribe e também explorar ruínas antigas de povos pré-colombianos. Já pensou você visitando essas pirâmides e depois podendo dar um mergulhinho no mar?! E se tiver tacos e uma tequila é bem melhor, concorda?! Se esse é o seu desejo de viagens, então estimado(a) leitor(a), toca pra Cancun que é sucesso na certa! Já conhece algumas dessas ruínas? Já visitou outras que poderiam estar aqui listadas?, então você é um convidado especial a deixar um comentário na caixa que vem logo a seguir! Abração e até a próxima.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *