Olá meus amigos e amigas que sempre nos acompanham aqui no blog, como vocês estão hoje?! Vamos conversar um pouco sobre Toledo Espanha?! É sempre muito bom investir um tempinho por aqui pra registrar as nossas memórias e compartilhar com vocês boas dicas de viagem.

Nós visitamos a belíssima cidade de Toledo por dois dias na última viagem até a Espanha, realizada com a Royal Air Maroc, onde conseguimos inclusive viver uma experiência singular em uma conexão em Casablanca. Que viagem incrível, poder combinar Toledo na Espanha, com Casablanca no Marrocos, foi algo de fato sensacional.

Toledo Espanha, o que fazer?!

Na matéria de hoje eu vou compartilhar algumas dicas e fotos sobre os lugares que visitamos essa cidade medieval na Espanha, quanto tempo dedicamos a cada lugar e principalmente, o que vale a pena ver com um ou dois dias em Toledo.

Se você procura uma cidade diferente pra visitar em uma viagem até Madri, então pode investir uns dias em Toledo sem medo de ser feliz. Nós ficamos por dois dias completos nessa cidadezinha que fica localizada a uns 50 minutos em uma viagem de ônibus da capital espanhola (apenas 30 minutos no trem bala). Foi super conveniente, inclusive a primeira dica é essa – como chegar em Toledo da forma mais barata: simples, vá de ônibus 😀

Toledo Espanha cidade medieval
Toledo Espanha cidade medieval

Pegamos o metrô da estação no centro de Madri mais próxima da nossa alternativa de hospedagem rumo à estação Plaza Elíptica, de onde partem os ônibus para Toledo. Foi mais em conta e conseguimos viajar tranquilos entre um check-out e o check-in na cidadezinha medieval. Tudo correu super tranquilo, a viagem foi agradável e realmente mais em conta do que no trem, em épocas de euros nas alturas meus amigos(as), cada centavinho vale muito!

Chegando em Toledo, primeiras impressões

Ficamos surpresos quando chegamos na rodoviária principal de Toledo, pegamos um taxi que nos deixou na porta da nossa solução de hospedagem e ficamos por ali mesmo em uma pracinha apreciando a paisagem medieval imersiva daquela cidade enquanto aguardávamos a hora do checkin.

Turistas caminham pelas ruas de Toledo
Turistas caminham pelas ruas de Toledo

Uma vez instalados, aproveitamos para fazer a primeira caminhada de reconhecimento, é preciso ter sebo nas canelas e força no peito, afinal de contas o relevo da cidade não é muito propício para cardíacos ou quem está fora de forma, tem subida inclinada, descida acentuada, e dá pra transitar de um lado pro outro suando bastante durante os meses mais quentes do ano.

Ruas principais de Toledo - Espanha
Ruas principais de Toledo – Espanha

Que lugar estimado(a) leitor(a), que lugar! Uma viagem no tempo situada a apenas 30 minutos de Madri. Por uma ocasião do momento em que estávamos viajando a cidade estava totalmente adornada para as comemorações de Corpus Christi, então tudo parecia mais lindo, festivo e animado.

Começamos nosso passeio reconhecendo as imediações de nossa alternativa de hospedagem e fomos aos poucos descobrindo cada um dos principais monumentos e igrejas na região central de Toledo.

A Catedral de Toledo

Como nossa hospedagem estava muito bem localizada, não demorou muito caminhando e conseguimos chegar na belíssima Catedral de Toledo, uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, considerada uma das obras mais importantes desse estilo na Espanha.

Ficamos perplexos com a riqueza de detalhes nos adornos externos, essa catedral foi inaugurada ainda em 1493, então pensem no tanto de história que não tinha bem ali à nossa frente, era de ficar impressionado com cada detalhe!

Catedral de Toledo
Catedral de Toledo

Eu deveria até escrever um post completo dedicado à Catedral de Toledo, e até vou fazer isso em uma oportunidade futura, pois tenho tantas fotos incríveis que gostaria de compartilhar com vocês que acabaria por estender demais essa matéria. Esse é pra ser um geralzão sobre o que fizemos em Toledo, então com certeza futuramente vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um dos temas abordados nesta matéria introdutória sobre Toledo Espanha.

Alguns detalhes na fachada da Catedral
Alguns detalhes na fachada da Catedral de Toledo

Nós até tivemos a oportunidade de adentrar a Catedral, registramos algumas fotos mas vamos compartilhar só no próximo post 😉 Agora vamos falar mais da cidade, o que fazer além da Catedral de Toledo, onde nós mais gostamos de passear e tudo que de fato valeu a pena. Ficamos de bobeira, caminhando de um lugar pro outro, a gente não tinha um roteiro definido entende?! Nos demos ao prazer de ir descobrindo Toledo por conta própria e ficamos surpresos com tudo que vimos 😀

Descobrindo belas paisagens por conta própria em Toledo
Descobrindo belas paisagens por conta própria em Toledo

Era cada paisagem de tirar o fôlego! E o melhor de tudo: sem pagar absolutamente nada :D, não é demais! Ficamos por horas perambulando pela cidade, tirando fotos, registrando o belo momento de conhecer Toledo por conta própria a custo zero, foram momentos que ficarão marcados na memória para sempre.

A melhor vista da cidade de Toledo

Em nossa caminhada tínhamos um objetivo meio que básico né: a gente queria obter algumas vistas espetaculares da cidade sem pagar nada (ou pagando muito pouco) por isso.

Descobrimos que para ter a vista clássica da cidade era preciso pegar um tremzinho que dava a volta completa em Toledo e parava para tirar fotos no melhor ponto, eu particularmente achei isso um programa muito do tipo pega-turista, ainda mais depois que descobri que o passeio poderia ir até os 20 euros…, pois bem, trilhamos o nosso caminho por toda Toledo até encontrar um ponto de vantagem para conseguir ver a cidade de um lugar legal.

Lugares legais para tirar foto em Toledo
Lugares legais para tirar foto em Toledo

Por acaso passando em frente à Iglesia de San Ildefonso Jesuitas avistamos um banner que dizia claramente que ali tinha uma das melhores vistas da cidade: era possível subir até as torres do sino da igreja e contemplar uma vista fenomenal da cidade.

Eu não sou muito o tipo de viajante que gosta de ficar se metendo dentro de igrejas em todo lugar, contudo essa cidade é bem diferente, não poderia ignorar tantos anos de história, então fomos adiante com o objetivo de contemplar a vista do topo, mas um dos grandes destaques ficou mesmo pela beleza e pela paz soberana que encontramos dentro daquele lugar.

Interior da Igreja dos Jesuítas em Toledo
Interior da Igreja dos Jesuítas em Toledo

Depois de perambular pelos corredores da igreja, fomos diretamente para o topo, quando chegamos lá em cima, aquele WOOOWWWW! Que lugar lindo!

Vista obtida no topo da Igreja dos Jesuítas
Vista obtida no topo da Igreja dos Jesuítas em Toledo Espanha

Bom eu tenho altas fotos lindas desse lugar, vamos deixar para criar um post posteriormente que vai contar especificamente como foi essa experiência e que vai compartilhar também algumas das melhores fotos que conseguimos registrar nessa oportunidade.

A expectativa era sempre maior quando encontrávamos lugares como os das fotos anteriores, a gente fica sempre querendo mais né. Além de visitar templos, igrejas, praças e pontes, nós também aproveitamos o movimento relaxado da cidade depois que a turistada ia embora para curtir tudo no nosso tempo, sem pressa, sem empurra-empurra, levando a vida como locais.

Pelas Ruas de Toledo
Passeando pelas ruas de Toledo

Ponte de San Martín

Ainda antes de ir embora da cidade, tiramos um tempinho pra caminhar, tirar fotos e respirar o ar puro nos arredores da Ponte de San Martin, uma ponte com arquitetura medieval que atravessa o rio Tejo. A Puente de San Martín tem esses 5 arcos, com o maior no meio atingindo o comprimento de 40 metros. Se pensar que foi inaugurada no ano de 1380, então podemos considerar que essa ponte foi de fato um marco arquitetônico que pode até hoje ser contemplado por nós ao visitar Toledo.

Ponte de San Martín
Registro na ponte de San Martín

Concluindo…

Gostou dessas dicas de Toledo, na Espanha?! Pra uma pequena introdução sobre o que fazer ficou bem legal né!? Pois se você gostou mesmo então deixe um comentário na caixa que vem logo a seguir e não deixe de acompanhar as próximas matérias, sem dúvidas vamos aprofundar ainda mais nesse tema e deixar por aqui registradas as melhores dicas que conseguimos colher em nossa experiência verídica na cidade medieval de Toledo Espanha.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
3 comentários publicados
  1. amei suas postagens. E qual hotel em conta na cidade? barato mesmoooo pois somos duas loucas indo praticamente com os euros contados.

  2. Oii, legal seu roteiro, adorei, desculpa se não, mas percebi que estavam usando roupas mais leves, Qual foi o período do mês a viagem a toledo?

    1. Olá Munike, obrigado por seu comentário. Nós viajamos para Toledo no verão, mais especificamente no mês de agosto. Foi bem legal a época do ano escolhida, o clima estava ameno e agradável. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *