Aí um belo dia aparece na sua mão uma provável viagem pra Cuba pagando absurdamente barato, quase nada mesmo (visto que foi emitido com umas milhas quase vencendo…), o que você faz?!

Bom, eu fui além de emitir. Eu combinei a viagem com outras promoções e acabei emitindo algo que não é normal na vida de viajantes comuns. Até a moça do checkin inicial da Gol ficou se perguntando como é que eu consegui fazer isso. Pois bem, vamos lá, vou explicar um pouco sobre o que me trouxe a escrever esse texto em uma casa familiar aqui em Vedado, uma vizinhança bem amigável em Havana.

Vedado, vizinhança pacata na capital cubana
Vedado, vizinhança pacata na capital cubana

Tempos atrás o Smiles lançou uma promoção interessante que cruzou com outras promoções que estavam vigentes no momento. Era possível por exemplo, combinar voos da Copa Arlines com a Aeroméxico, ambas ofertando voos com valores absurdamente baratos (pra não dizer que alguns trechos realmente foram de graça). Eu explico: com 20.000 milhas consegui efetivar uma emissão de voos entre Brasília e Havana (combinando trechos que passaram por Manaus e Panamá). Uma vez em Havana, eu poderia emitir voos com a Aeroméxico a preços realmente muito atrativos, desde que estão na mesma zona de valores de emissão, contando com a vantagem de aproveitar de uma promoção que bonificava com 10.000 milhas o trecho emitido na cia mexicana. Foi aí que eu fiz “besteira” hehehe

Uma vez em Havana, paguei 15.000 milhas para ir até Las Vegas (com escala na Cidade do México). Como a promoção dava 10k pra cada emissão, esse trecho saiu por 5.000 milhas então, ressalvando que o trecho entre MEX e LAS seria na executiva. Nada mau concorda?! Uma vez nos US, a coisa fica mais dinâmica, então compartilhei 8 dias entre LAS e São Francisco, marcando meu retorno novamente à Cidade do México com a Aeroméxico por outras 15K (menos 10K = 5K), novamente em business class. Então até agora com 30K eu fui em Cuba, nos Eua e no México. Já era hora de voltar né?! Com mais 10K (que voltaram pra minha conta), eu emiti Cidade do México a Mérida, na Península de Yucatan, algo que me custou somente as taxas mesmo, e deixei uma semana de tempo para conhecer outros lugares por ali antes de viajar a Cancun, de onde parte a perna de volta ao BR (por 20K).

Condomínios residenciais na vizinhança de Vedado, Havana
Condomínios residenciais na vizinhança de Vedado, Havana

Passa a régua e fecha a conta Luiz!

Bom, gastei 50K e estou aqui na cama da casa de família cubana trancado por conta da chuva torrencial que caí lá fora sem parar desde o momento que pisei nesse novo país. Meus planos eram outros e acabei improvisando a viagem do início ao fim. Eu iria para Trinidad, passaria uns dias por lá para me aquecer nas praias da Península de Ancón, mas agora como que faz?! O mar está revolto ao redor de toda Cuba e tenho ainda 4 dias por aqui. Hoje saio do Vedado, a vizinhança que me abrigou e que me introduziu a uma nova dimensão cultural completamente distinta das que até então eu já havia conhecido.

Casarões no centro de Havana
Casarões no centro de Havana

E qual o plano agora? Bom, se a chuva parar eu vou pra Varadero. Se não parar, eu me toco pelos museus e casarões de Havana Vieja, tentando fazer o máximo possível para absorver a energia desse povo que me parece tão aquém da pulsante realidade capitalista do mundo que está do lado de fora das fronteiras dessa ilha.

Realidade ou não, disparidade ou não, de Havana meu destino é Las Vegas. E viva a diversidade do mundo e a capacidade incrível que os aviões têm de nos levar de uma ilha chuvosa para os áridos desertos de Nevada. Nos próximos posts eu vou contar um pouco mais sobre o desenrolar desta aventura que já começa molhada, mas que promete me levar a marcos urbanos renomados (e se Deus quiser até a praias escaldantes e paradisíacas) 🙂

Ruas e carros nas ruas de Habana Vieja
Ruas e carros nas ruas de Habana Vieja

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *