Só pra constar. Depois de conhecer a natureza exuberante no Jungle Land Tour e conhecer até os motores responsáveis por abastecer as eclusas de Miraflores no Canal do Panamá, tivemos um descansinho básico no Hard Rock Hotel, tomamos um banho revigorante e estávamos prontos para nossa próxima atividade oficial na Bosch World Experience: jantar no tradicional restaurante panamenho Manolo Caracol, localizado em Casco Viejo, no coração do centro histórico da Cidade do Panamá.

Esse é o tipo de post que me dá água na boca em escrever. Eu poderia facilmente voltar todas as vezes que tivesse oportunidade a esse restaurante. Primeiro pelo custo X benefício, um lugar extremamente econômico para o nível da gastronomia oferecida. Em segundo lugar pela conveniência: é difícil encontrar um lugar no Panamá para degustar um pouco de muitos pratos diferentes (como os rodízios brasileiros). Fomos muito bem recepcionados logo em nossa chegada e partimos para a mesa que nos estava reservada. Ao sentar, cada um foi servido com talheres, porém a comida foi servida meio que de forma comunitária 🙂

Manolo Caracol - Entradas
Manolo Caracol – Entradas

O primeiro prato foi uma sopa gelada (com direito a cubos de gelo para refrescar o prato) que sinceramente não me agradou muito, porém o que veio para acompanhá-la foi algo sensacional: uma espécie de tutano de boi, uma carne que mais parecia pasta, extremamente cozida ao ponto, com sabores e temperos marcantes da culinária panamenha.

Ah, tinha um pãozinho também, beeeeem macio por dentro e crocante por fora. Entenderam o que era pra fazer? Passei a massa acebolada no pão e mandei uma colherada da sopa gelada. A mistura e os sabores que ficaram na minha boca foram meio que indescritíveis.

Um pouco de muitos pratos e sabores
Um pouco de muitos pratos e sabores

Beleza, entradinha legal, eu queria ir direto ao ponto. Eles foram servindo diversas iguarias, sempre em quantidade suficiente para satisfazer o paladar de todos, eles passavam trocando os talheres e serviam o próximo prato, de modo que sempre tínhamos pratos limpos para degustar as obras de arte da culinária oferecida pelo Manolo Caracol de Panamá City. Entre um gole de cerveja panamenha e outro, lá pro meio da nossa refeição eis que trouxeram um prato que vale a pena o registro por aqui. Um peixe. Mas não era um pescado qualquer…

Peixe especial no Manolo Caracol - Panamá City
Peixe especial no Manolo Caracol – Panamá City

Quando eu abri aquela trouxinha eu me encontrei com algo bem próximo do paraíso. Acompanhado por cenouras desidratadas, pimentas e um talo de aspargo, eis que estava lá um dos mais macios, suculento e deliciosamente temperado pedacinho de peixe que já comi em toda vida. Pena não ter como salvar o cheiro daquela refeição para compartilhar por aqui. E chega desse papo. Minha boca está transbordando!

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *