Em uma série de três publicações vamos explorar um pouco mais uma das Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, na Fronteira entre Brasil e Argentina. Vamos falar inicialmente sobre a Trilha do Poço Preto, um passeio alternativo que pode ser feito por qualquer turista que deseje ir além da experiência tradicional de visitação nas Cataratas. Enganam-se os turistas que acreditam que as Cataratas são compostas apenas pelo passeio tradicional, panorâmico, de observação – ela vai além! Em nosso terceiro dia no 2º #BlogTurFoz, visitamos este Parque Nacional Brasileiro e realizamos um passeio muito legal – a trilha do Poço Preto. Logo depois embarcamos em uma aventura incrível – um passeio de lancha no Iguaçu, onde tivemos a oportunidade de descer o rio remando em ducks (botes infláveis). Posteriormente a esta publicação, vamos falar um pouco mais sobre o Restaurante Porto Canoas e explorar a gradiosidade das dependências deste lugar.

A duração deste passeio levou cerca de 4 horas. Saímos da recepção do Parque Nacional do Iguaçu, acompanhados por um biólogo e um guia que explicavam todos os detalhes – fauna, flora, preservação da natureza e algumas instruções sobre a trilha e o passeio de lancha que estávamos prestes a realizar. Caminhamos por uma trilha de uns 300 metros, construída em meio a mata, totalmente suspensa e de madeira, que nos levaria ao segundo ponto de parada. Neste ponto o visitante pode optar pela melhor opção para continuar até o leito do rio – a pé, de bicicleta ou no veículo elétrico. São 9 km de caminhada, sendo assim para os que gostam de trilhas, vale o planejamento, já que o percurso é um pouco longo. Como nossos objetivos eram percorrer boa parte das dependências das Cataratas do Iguaçu, e estávamos em um grupo grande, fomos todos juntos no veículo.

Trilha do Poço Preto - Cataratas do Iguaçu
Trilha do Poço Preto – Cataratas do Iguaçu

No decorrer do caminho, além de sermos expostos a uma verdadeira aula prática de biologia, aproveitamos o tempo para desfrutar desse contato com a natureza! Sempre existia uma parada para explicações sobre a flora e fauna desta região. Em uma dessas pausas encontramos uma amiguinha muito camarada!

Dona Aranha nossa companheira de viagem :D
Dona Aranha nossa companheira de viagem 😀

O legal de realizar essa experiência foi a intimidade proporcionada pela pequena caminhada e pelo percurso que percorremos na trilha em meio a mata virgem. Pudemos contemplar os barulhos da natureza, avistamos alguns bichos e conhecemos várias espécies de plantas nativas da região.

Mata nativa preservada no Parque Nacional das Cataratas
Mata nativa preservada no Parque Nacional das Cataratas

Logo ao chegar no leito do Rio Iguaçu, embarcamos em uma lancha motorizada para fazer um passeio no Poço Preto. Aqui teríamos a oportunidade de fazer algo inédito em minha vida – canoagem no Rio Iguaçu! Exatamente pessoal – depois dos 9 km percorridos no carro elétrico, os visitantes do Parque Nacional que desejam realizar esse passeio tem a oportunidade opcional de embarcar em um bote inflável.

Blogueiros na lancha, saindo para o passeio no Poço Preto
Blogueiros na lancha, saindo para o passeio no Poço Preto

O passeio na lancha é muito tranquilo! Em alguns minutos estávamos atracando no Arquipélago das Taquaras, onde existem os ducks, uma espécie de caiaque inflável.

Aqui consegui compreender os motivos pelo qual esse lugar leva o nome de Poço Preto – existe uma falha geológica no meio do Rio que dá uma profundidade muito elevada para esta região do rio. Além de passear nos caiaques, os visitantes também poderão ter a sorte de avistar vários animais da região (vimos alguns filhotes de jacarés) e muitas espécies de aves! E venha preparado para se molhar se está nos seus planos fazer o poço preto na canoagem! Foi refrescante e muito divertido!

E nos botes infláveis foi só alegria e diversão!
E a canoagem foi só alegria e diversão!

Detalhes fazem a diferença em uma viagem. Nesta viagem tive a oportunidade de expandir meu nível de intimidade e experiência com o Parque Nacional do Iguaçu. Depois de nos divertirmos merecidamente descendo pelo Iguaçu, retornamos ao cais para continuarmos a exploração do Parque Nacional do Iguaçu, dessa vez, fazendo o percurso turístico das Cataratas, que é assunto do próximo post sobre esse BlogTurFoz.

Serviço

Macuco Ecoaventura – Trilha do Poço Preto
Atendimento: diariamente (inclusive Domingos e Feriados)
Horários: 9h30min, 12h00 e 14h00.
Telefone: (45) 3529-9626
E-mail: [email protected]
Valor: R$130,00 por pessoa – procure a Loumar Turismo e faça uma cotação!

BlogTurFoz

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros – Alexandra Aranovich ( Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem)

Realização: Trilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu Patrocínio: Hotel Bella Italia e Itaipu Binacional Apoio: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros – Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

Apoiadores – MolecoPulp EdiçõesZupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.

Autor
Luiz Jr. Fernandes
Luiz Jr. Fernandes
Sou um analista de sistemas, fotógrafo, autor deste blog e viajante profissional. Já conheci mais de 70 países em todos os continentes do mundo. As minhas matérias são 100% exclusivas, inspiradas em experiências reais adquiridas nos destinos que visito. Obrigado por ler e acompanhar o meu trabalho.
Comentários do Facebook
1 comentário publicado
  1. Foz tem lindos atrativos , Macuco Safari é um passeio belissimo , agora em foz temos mais um atratativo , iguassu by Bike , uma forma de conhecer as Cataratas do Iguaçu mais proxima da natureza , de bike , passeios diarios , podendo ter paradas no macuco safari , ate as passarelas , passeios para encher o pulmao de ar e aproveitar as belezas naturais .Participe !!!

    045-352323-28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *